sábado, 18 de setembro de 2021

Técnicas de crescimento empresarial: Saiba a importância

O crescimento empresarial pode estar relacionado a diversos parâmetros de uma companhia, um fator comum a todas elas é o desejo de alcançá-lo. Por esse motivo, foram criadas técnicas que, quando implementadas corretamente, possibilitam um real avanço.

Tal conceito se refere ao aperfeiçoamento da gestão, assim como o aumento das vendas e, como consequência, a sobrevivência da empresa. Isso, portanto, exige a necessidade de aplicação de mais investimentos para melhoria geral. 

As técnicas mais conhecidas com esse propósito são conhecidas como growth hacking, uma vez que são responsáveis por descrever um conjunto de estratégias de marketing que aumentam o impulsionamento no crescimento da empresa. 

Por que crescer é importante?

Primeiramente, as empresas precisam crescer como uma forma de sobreviver em meio à alta concorrência e como forma de se destacar no mercado, obtendo sucesso. Afinal, na dinâmica mercadológica atual, as empresas que não evoluem são derrotadas pelas outras.

Com o desenvolvimento da internet e a expansão das formas de realizar comércio e vender produtos e serviços online a concorrência tende a aumentar, portanto, fica de fora a empresa que não consegue acompanhar esse ritmo. 

Desse modo, pense que tanto uma empresa de serviços de contratar motoboy quanto uma loja de roupas encontrará diversas outras marcas do mesmo ramo na internet, exigindo que ela trabalhe melhor como forma de conquistar o público e conseguir se desenvolver.

Além disso, o crescimento empresarial refere-se também a uma gestão empresarial de qualidade, visto que por meio da aplicação das melhores práticas, a equipe enfrentará menos problemas, fora a possibilidade de aumentar a produtividade dos colaboradores. 

Esse último sendo fator vital, uma vez que tendo funcionários mais motivados e produtivos, a taxa de erros diminui, assim, há um crescimento da qualidade das estratégias criadas, que serão feitas com maior foco e empenho.

Outro ponto de destaque é a questão de que uma boa gestão diminuirá a rotatividade (ou turnover) dos colaboradores. Ou seja, menos deles irão se demitir e não será necessária a contratação de novos com frequência.

Isso é essencial porque permite que a empresa tenha todos os seus colaboradores em harmonia, diminuindo as chances de conflito e de desaceleração por não conhecerem as formas de trabalho de seus colegas, melhorando o ambiente e o trabalho geral.

Na prática, uma empresa de encadernação de livros que possui uma gestão interna organizada terá o seu trabalho mais alinhado e bem feito, pois os seus colaboradores estão satisfeitos com o que fazem. O crescimento interno é consequência disso.

Portanto, para garantir uma melhora no desempenho exterior do negócio, é imprescindível garantir que o ambiente interno seja agradável e contribua para a realização de um serviço de qualidade, assegurando a aplicação de técnicas eficientes. 

Ademais, é válido ressaltar que ter uma empresa em crescimento e desenvolvimento exige de todos os colaboradores um trabalho organizado e um controle de todas as estratégias que estão sendo aplicadas. 

Dessa maneira, ter uma gestão de qualidade se torna vital, ou do contrário, ela pode se tornar uma barreira para todos os novos projetos criados e desviar o negócio de seu objetivo, devido a uma gestão mal feita.

Por fim, o crescimento empresarial exige que a instituição acompanhe a situação do mercado na qual está inserida, entendendo todas as mudanças e novas tendências, como modo de manter esse desenvolvimento ativo. 

Isso também necessita a implementação de uma boa gestão, que deve optar pela implementação de ferramentas de tecnologia, como ficará claro mais adiante. 

A tecnologia no processo de crescimento

Nesse processo, a tecnologia surge como uma adição essencial, uma vez que pode desempenhar diversos benefícios, desde a automatização de certas etapas ou até mesmo para impulsionar a expansão da empresa no mercado. 

Algumas ferramentas surgem como uma forma de agregar valor e demonstrar um diferencial competitivo, ajudando no crescimento empresarial pelo fato de garantir que mais pessoas a conheçam, aumentando o seu sucesso, além de otimizar o trabalho.

A partir do uso da tecnologia, o gestor do negócio tem acesso a uma visão mais ampla de toda a situação na qual ela se encontra, sendo capaz de criar planejamentos e rotinas mais inteligentes e práticas, além de acessíveis a todos os funcionários.

Logo, uma empresa de pintura residencial pode criar planilhas em um software específico, discriminando quais fases do processo já foram realizadas e quais ainda faltam, possibilitando à equipe interna o entendimento das etapas e seus cumprimentos.

Como resultado, eles realizam um trabalho mais focado em cada estágio pela qual são responsáveis, sem realizar atividades desnecessárias, tendo assim uma visão de como a marca está crescendo, o que aumenta seu engajamento na produção.

Outro benefício é que a tecnologia é capaz de proporcionar aos seus clientes a disponibilização de produtos de qualidade e dentro de um bom prazo, pois a tecnologia será capaz de ajudar na organização e na diminuição do tempo necessário para a produção. 

Além disso, ela é responsável por identificar falhas durante as etapas de criação, eliminando-as e impedindo a necessidade de retrabalho, visto que o processo será arrumado e não prejudicará os produtos já criados. 

Na prática, se uma fábrica adotar uma produção com máquinas de carimbo de madeira personalizado e faltar tinta na sua produção, caso haja um sistema de automação, o produto pode ser reposto automaticamente, não havendo brechas para atrasos. 

Portanto, de forma geral, a tecnologia é um meio extremamente eficiente de impulsionamento do crescimento empresarial devido a sua capacidade de otimizar todo o processo de trabalho e auxiliar na garantia de uma boa gestão.

Como elaborar técnicas de crescimento empresarial

Pesquisas na área apontam que o processo de crescimento das empresas está ligado a diversos fatores, podendo ter um desenvolvimento demorado, tornando a ação de encontrar um diferencial um procedimento mais complexo.

Por esse motivo, é imprescindível aplicar certas técnicas de gestão, uma vez que elas podem facilitar o processo como um todo e auxiliar consideravelmente um negócio com esse objetivo. Algumas principais são:

1 – Fazer um planejamento

Antes de tudo, é imprescindível realizar um planejamento. Afinal de contas, ele será de fato o responsável por direcionar todas as estratégias aplicadas a um negócio, sendo elas de acordo com a gestão ou com o público e as novas campanhas. 

Para a sua criação, o gestor deve analisar a empresa como um todo, o seu posicionamento no mercado e as suas características atuais, como um modo de mapear e encontrar as melhores possibilidades de desenvolvimento.

Isso porque, por exemplo, uma empresa que faz roda de polimento para esmeril e sabe dos tópicos de melhora no gerenciamento da companhia, é capaz de criar estratégias focadas na melhora delas, facilitando o desenvolvimento.

Além disso, ele deve aproveitar para definir quais serão os objetivos que uma empresa deseja alcançar. Lembre-se que essa etapa deve ser feita com cuidado, estabelecendo metas alcançáveis e específicas. 

Dessa forma, os colaboradores terão uma visão do futuro e saberão exatamente a sua localização em relação ao alcance dos objetivos, criando estratégias eficazes e focadas em obter resultados palpáveis.

Assim sendo, uma autorizada philips que deseja alcançar mais clientes deve criar estratégias específicas, como aumentar em determinado número de seguidores nas redes sociais, tendo conhecimento de que precisa investir em postagens relevantes e úteis.

2 – Realizar acompanhamentos periódicos

Outro ponto que impulsiona o crescimento de uma empresa é realizar um acompanhamento de todas as estratégias aplicadas e de todas as campanhas criadas, entendendo quais pontos foram benéficos e quais precisam mudar. 

Assim, uma empresa que vende rack crossfit que percebe que a localização da sua publicidade não fez efeito no seu público-alvo, consegue mudá-la na plataforma, melhorando os resultados para os próximos projetos e crescendo com mais qualidade.

3 – Investir em melhorias

Além dos tópicos mencionados anteriormente, existem algumas melhorias que podem ajudar no crescimento empresarial de qualquer instituição, que serão citadas a seguir:

  1. Dê valor aos colaboradores e ao trabalho deles;
  2. Invista na força de vendas e no envolvimento colaborativo;
  3. Promova diversas táticas de venda;
  4. Reduza gastos operacionais através da terceirização;
  5. Faça investimentos na tecnologia;
  6. Analise os índices de desenvolvimento;
  7. Acompanhe a concorrência;
  8. Foque na produção de conteúdos criativos;
  9. Encontre pontos de destaque em relação aos outros;
  10. Usufrua das estratégias de marketing.

Usufruir dessas dicas será um caminho mais fácil para que qualquer negócio seja capaz de garantir o seu crescimento, seja ele voltado para a venda de tecnologia ou de chaveiro de automóvel.

Considerações finais

O crescimento empresarial surge como uma necessidade de qualquer gestor de negócios que deseja obter sucesso, independentemente de seu ramo de atuação. 

No entanto, este desenvolvimento exige a adoção de técnicas que ajudam a garantir o sucesso em todo o processo.

Seguindo algumas estratégias específicas, como as mencionadas neste artigo, é possível tornar esse progresso mais fácil, além de melhorar o desempenho tanto dos colaboradores como da própria marca na visão de seus clientes e consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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