terça-feira, 14 de setembro de 2021

Análise de concorrência: Como elaborar?

Seja em uma empresa em pleno funcionamento ou dentro de um negócio que ainda vai começar a atender seu público, a análise de concorrência faz parte do processo organizacional, principalmente de ações estratégicas, e deve sempre ser considerada.

De modo geral, podemos entender essa análise como uma maneira de conhecimento da marca, que pode ser vista seja em um documento ou em uma apresentação.

 

Ainda que o foco não seja os pontos internos da empresa, em meio a essa concepção, um dos principais pontos de destaque diz respeito às diferenciações, podendo ser positivas ou negativas em relação ao negócio de um mesmo segmento.

 

Pode parecer não obrigatório, mas é a partir da concepção e análise desse material que grandes empresas estão apresentando ideias e produtos inovadores no mercado.

 

Pensando nisso, no artigo de hoje, entenda mais a respeito da análise de concorrência, ressaltando algumas das principais formas de elaborar esse documento, e quais as vantagens de sua utilização dentro de empresas de aluguel de impressoras. Acompanhe!

Afinal, o que é a análise de concorrência?

A análise da concorrência pode ser compreendida como uma verificação de empresas que atuam dentro de um mesmo ramo, mais especificamente em meio a um nicho em comum. Podemos observar os resultados a partir de um documento ou em uma apresentação.

 

Para iniciar o entendimento desse relatório, é necessário observar as principais mudanças dentro do cenário empreendedor, especialmente com a internet.

 

Hoje em dia, são muitas as formas de venda e de atuação das marcas, bem como as especificações de setores onde elas atuam. Por essas e outras motivações, tem sido cada vez mais evidente a concorrência e a dificuldade de vendas por parte de alguns negócios.

 

É por essa razão que entender bem o seu concorrente, sabendo o mercado onde ambos estão, o que o cliente deseja e aquilo que você pode entregar se faz essencial.

 

Isso porque é possível enxergar pontos positivos ou negativos que os tornam diferentes e, a partir disso, trabalhar erros e melhorar os acertos, tentando sempre encontrar um aspecto de relevância, que de fato vá trazer maiores resultados para o seu negócio.

 

Por exemplo, uma escola de aula de ballet para crianças tem como prioridade ser a melhor em seu segmento de atuação, mas pode encontrar grandes dificuldades. 

 

Com a análise de um levantamento sobre a concorrência, foi possível encontrar pontos que demonstram falta de inovação, mas também lacunas no mercado que são de interesse do público e que podem ser preenchidas pelo negócio, o que se torna vantajoso.

 

Ter conhecimento de mercado e saber dados de concorrentes, no entanto, não é algo simples. São diversos os pontos de análise e é essencial ter uma equipe envolvida para a captação de resultados, de modo a enriquecer ao máximo o levantamento que será feito.

Como criar esse documento?

Viabilizar a análise da concorrência não é uma tarefa tão fácil. Isso porque ser assertivo nas informações, trazendo dados que possam realmente ser úteis e importantes para as estratégias, demanda alta precisão e captações de pontos diferentes.

 

No entanto, para te ajudar a realizar uma análise assertiva, vamos apresentar algumas das principais maneiras de identificar os pontos a serem analisados:

1. Escolha dos concorrentes

Antes de mais nada, comece a análise tendo a certeza de quais os tipos de concorrentes que você deseja encontrar mais informações. Isso porque, embora não pareça, não é todo o seu segmento que concorre com você em um mercado de chaveiro de automóvel.

 

Por exemplo, busque especificações como:

 

  • Público-alvo;
  • Nicho e subnicho;
  • Produtos e serviços;
  • Localidade.

 

Essas são algumas formas interessantes de se aproximar dos concorrentes que realmente podem trabalhar com os mesmos pontos, ter uma similaridade de clientes e também apresentar soluções inseridos em uma mesma localidade ou até mesmo um espaço.

2. Faça pesquisas e entrevistas

As pesquisas são a base para encontro de informações sobre concorrentes. Logo, o primeiro ponto é solicitar de órgãos ou ainda de empresas especializadas nesses levantamentos as informações desejadas, baseadas nos dados específicos levantados.

 

Uma outra maneira, além da pesquisa que utiliza dados e levantamentos tecnológicos, são as entrevistas, que podem conceder mais do que respostas objetivas sobre o assunto, como o interesse em serviços de marido de aluguel sp e afins.

 

Outro exemplo, em relação a um produto que é vendido por concorrentes e pela sua empresa, uma entrevista pode mostrar um consumidor trazendo pontos essenciais sobre sua satisfação que podem não ser encontrados em outros tipos de levantamento.

3. Obtenha informações de mercado

Alguns sites e até mesmo instituições especializadas ou com foco em economia e mercado concedem grandes pesquisas todos os anos, muitas vezes vitais para progressos nas áreas de educação, empreendedorismo e até mesmo comércio nas cidades.

 

É sempre importante estar atento a esses levantamentos, mas sobretudo ao que dizem profissionais do setor de digitalização de livros, que podem dar um parecer maior.

 

Por exemplo, o documento de análise de concorrência deve conter algumas informações retiradas de entrevistas de um canal específico sobre o mercado de livros, de modo a trazer tendências e também ações esperadas por esses especialistas, com maior certeza.

4. Faça análise SWOT

A análise SWOT é reconhecida principalmente no mundo do marketing, trazendo informações de uma empresa que incluem: fraquezas, forças, oportunidades e ameaças. 

 

Dessa forma, o negócio consegue ter acesso ao presente e também a aspectos futuros de seus concorrentes.

 

A principal vantagem desse levantamento é a forma como ele consegue trazer a realidade para o contexto dos negócios, mas sobretudo as oportunidades que outras empresas têm.

 

Assim, se um concorrente tem como ameaça e fraqueza, respectivamente, seus pontos futuros e presentes, algo que esteja relacionado à venda online, o ideal é que o seu negócio de entrega de documentos possa aproveitar essa oportunidade.

5. Realize testes de usabilidade

Os testes de usabilidade são usados na maioria das vezes por empresas da área de criação ou aplicação de produtos e serviços online, como o caso de aplicativos, sites e outras formas de utilização que trabalham especialmente a percepção de ações de um usuário.

 

Em meio a isso, ter contato com pessoas que possam trazer um feedback geral sobre a potência das criações da sua empresa, como um produto, tal como uma bicicleta de academia, pode ser um viés interessante para provocar mudanças e melhorias.

 

Geralmente, essas ações são acompanhadas por profissionais da área, que verificam em tempo real as principais dificuldades e usos dos clientes da empresa.

Quais os resultados que ele pode trazer?

Agora que você já conheceu melhor o que é uma análise da concorrência e de que forma viabilizar esse levantamento para uma empresa, é hora de entendermos mais sobre as vantagens de seu uso, o que explica sua ampla fama no mercado empresarial.

 

A seguir, vamos mostrar seus principais benefícios, entregando pontos que podem ser vitais tanto para uma loja de bolo caseiro de laranja quanto uma multinacional. Confira:

Inovação

O entendimento do que é ou não feito por seu concorrente pode evocar novas ideias para uma companhia. Ou seja, em questão de inovação, o seu negócio pode se sobressair, entregando algo positivo ao cliente que nenhum outro concorrente faz.

 

De modo geral, a inovação e a aceitabilidade dentro das principais ações que trazem essas respostas são as principais vantagens para negócios que trabalham essa análise.

Diferenciação

Nada melhor do que se diferenciar da concorrência, seja pelo o que seu negócio entrega ou a partir de outros aspectos de distinção, que podem ser encontrados, inclusive, em meio a uma comunicação visual ou até mesmo um foco de público.

 

A pesquisa e o levantamento de informações e resultados consegue trazer uma compreensão a mais sobre o que é ou não aproveitado pelas empresas.

 

Isso acaba trazendo uma chance a mais para você conseguir chegar em seus clientes como uma empresa única, oferecendo mais que um produto, se tornando então a exclusividade.

Escolha diante de concorrentes

O ideal é que todo esse resultado consiga trazer uma preferência muito maior entre a sua empresa e de seus concorrentes, o que acontece a partir de soluções bem trabalhadas pela sua equipe nesse sentido, como novas ideias de vendas online.

 

Dessa forma, é possível trabalhar muitos pontos de coerência dentro da companhia, seja a correção de erros ou a introdução de um novo produto ou serviço.

 

O ideal é fazer com que a sua marca seja a número um para o seu cliente, e quase sempre isso acontece a partir da concepção de algo novo e totalmente vinculado ao seu negócio.

Considerações finais 

A análise da concorrência nada mais é do que um levantamento de dados e informações, seja de público ou de atuação de empresas, focando principalmente no entendimento do que é ou não feito, podendo remeter a oportunidades para o seu negócio.

 

Adotá-la como estratégia é fundamental para ter conhecimento de como andam seus concorrentes e, assim, se sobressair e conquistar destaque no mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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