sexta-feira, 10 de setembro de 2021

O que é marketing 4.0?

O marketing 4.0, desenvolvido por Philip Kotler, surge como uma evolução dos modelos anteriores e como o estágio mais recente. 

Ele se une à tecnologia e à internet, com o objetivo de conectar as empresas e seus clientes durante a jornada de compra. 

Definindo esse conceito, ele se refere à evolução da comunicação desencadeada pelo desenvolvimento das tecnologias, misturando a mídia online e offline.

Sendo assim, uma revolução digital direcionada às empresas, avançando na transformação digital. 

Ele surgiu com o desenvolvimento das tecnologias e do mundo online, fazendo com que o comportamento dos consumidores mudassem, pois como consequência, as estratégias de marketing foram obrigadas a mudar também. 

Basicamente, ele é o responsável por unir o marketing tradicional e o marketing digital, uma vez que o ambiente da internet começou a abrir espaço para a publicidade, tendo o seu crescimento constante.

Sendo assim, uma empresa que vende adesivos recorte utiliza as redes sociais para divulgar seu produto, por meio de estratégias de marketing tradicional e com a implementação da personalização do serviço e foco no cliente.

A evolução do marketing

Como visto, o marketing 4.0 não surgiu do nada, ele foi uma evolução de outros estágios, que foram se transformando e se adaptando à sociedade. 

Portanto, serão comentadas as outras fases do marketing. 

Marketing 1.0

No estágio inicial, existiam poucas opções para os consumidores e uma competitividade entre as empresas baixa. 

Tendo um foco nos produtos próprios e na sua produção, apenas realizando uma divulgação em massa e foco nas funções do que ofereciam. 

Marketing 2.0

Com a evolução do anterior, o marketing 2.0 desencadeia um aumento da concorrência entre as marcas, uma maior preocupação com a criação de sua identidade e dos pontos de destaque de cada instituição. 

Por terem uma gama maior de opções de escolha, os clientes tornaram- se mais exigentes. 

O que obrigou as empresas a realizar uma segmentação dos seus consumidores, visando identificar o seu público-alvo, atendendo aos desejos deles. 

Marketing 3.0

Nessa fase, as empresas começaram a personalizar as suas vendas de acordo com cada cliente, deixando para trás a visão de que os clientes são apenas compradores e implementando a ideia de que cada um tem sua complexidade e é único. 

Dessa forma, as empresas adotam um propósito e se relacionam a causas de acordo com os seus valores, permitindo que as pessoas se identifiquem com elas e assumindo valores humanizados. 

Última fase

O marketing 4.0 não surge como uma substituição ao tipo 3.0, mas sim como uma adição, graças à internet. 

O foco deve se manter no ser humano como consumidor e em ter uma personalidade para a marca. Contudo, a tecnologia ganha papel central. 

Os cinco A’s do marketing 4.0

Com a chegada dessa etapa, o cliente passa a ter uma participação essencial com as atividades da empresa e novas estratégias são aplicadas. 

Assim, os 5 A’s surgem como um conceito facilitador da compreensão das demandas do mercado, sendo eles:

Assimilação

É o processo de entender a marca, tendo um primeiro contato com o serviço ou produto oferecido e a empresa, em geral. 

Isso acontece por meio da publicidade, das recomendações ou de outras estratégias de comunicação. 

Por exemplo, uma empresa de pintura residencial que faz campanhas de seus serviços nas redes sociais, quando um cliente conhece pela primeira vez essa publicação, ele entrará no processo de assimilação.

Atração

Na segunda etapa, de atração, o consumidor já tem conhecimento da marca como uma opção de fornecedor de solução para seus obstáculos. 

Assim, ela deve criar ações que a façam se diferenciar da concorrência. 

Um exemplo, uma empresa de conserto de Apple Watch que tem um blog de tecnologia demonstrando que tem propriedade na área, aumenta a sua autoridade no nicho, ganhando maior destaque na visão dos compradores. 

Arguição

Nessa etapa, o cliente se torna o maior foco de todas as estratégias, pois ele já a conhece, considera seus serviços e buscará aprovação social, seja por meio de recomendações, avaliações ou depoimentos. 

Isso porque, um cliente interessado em comprar letra caixa em ACM desejará escolher a melhor empresa.

Portanto, passará a procurar pela opinião de outras pessoas que já compraram dela, com o objetivo de se convencer ou não de tal marca. 

Ação

Esse é o momento final de compra, referente a garantir ao cliente uma boa experiência de compra, pensando na criação de um relacionamento, fornecimento de suporte e de uma equipe de vendas disponível.

Isso é essencial porque se, por exemplo, um cliente interessado em comprar uma caixa de papelão personalizada com logo precisa gostar do processo de compra e se sentir satisfeito com a aquisição para fechar o negócio e indicá-lo. 

Apologia

A última etapa se refere à aplicação das estratégias de pós-venda, uma vez que o consumidor não chegou ao fim de sua jornada. 

Aqui, o objetivo é fidelizar o cliente, tornando-o fã da marca, garantindo que a defenderão e comprarão mais. 

Dessa forma, é possível manter o número de compras alto, devido a manutenção dos clientes que existem e da atração de novos.

Assim, quando uma empresa de comunicação visual para carros tem seus clientes satisfeitos, eles continuarão adquirindo o serviço dela e indicarão por aprovação social a empresa, atraindo mais consumidores. 

Importância do Marketing 4.0

O processo todo do marketing 4.0 consegue coletar diversas informações sobre os seus consumidores e hábitos, permitindo a criação de estratégias mais eficazes e que conseguem agradá-los mais.

Esse é um ponto essencial para qualquer empresa, uma vez que permite uma diminuição dos gastos, pois o trabalho realizado é mais focado e direcionado a estratégias que conseguirão trazer resultados para elas. 

Na prática, uma empresa que vende móbile PDV e conhece todas as informações sobre seus consumidores, como necessidades, desejos e problemas, ela pode criar campanhas que consigam ajudá-los de fato, focando especificamente na experiência dele. 

Além disso, é uma forma de se inserir no ambiente em que a maioria dos clientes já está inserido, criando um relacionamento mais próximo e utilizando estratégias que conseguem fazer com que a empresa se desenvolva com maior facilidade. 

Outro ponto de importância é que as demais empresas já se inseriram nesse ambiente e nessas estratégias, mostrando que são atualizadas e gostam de inovação. 

Dessa forma, no cenário atual, as marcas que não se adaptam passam a ser esquecidas e obsoletas.

Por fim, o marketing 4.0 permite que as empresas ofereçam valor, ao invés de apenas uma mercadoria ou uma venda. 

Ela conhece como solucionar os problemas de seus consumidores, mostrando seus produtos como um auxílio. 

Com isso, ela consegue melhorar o seu relacionamento com eles, e consequentemente, crescer com maior qualidade. 

Por exemplo, uma empresa de controle de acesso catraca pode mostrar seu produto como uma maneira de garantir a segurança de determinado estabelecimento, aumentando as chances de criar uma boa imagem na visão do cliente e instigá-lo a consumir dela. 

Características da fase de marketing 4.0

O marketing 4.0 tem algumas características mais específicas para entendimento total do conceito. 

Portanto, as principais serão citadas a seguir:

  • Fortificação da imagem da marca;
  • Aumento da presença online da empresa;
  • Uso das redes sociais;
  • Aplicação do marketing de conteúdo;
  • Realização de e-mail marketing;
  • Conexão com o público;
  • Estratégias direcionadas;
  • Foco na valorização total do consumidor.

Dessa forma, é perceptível que essa etapa do marketing realizou uma grande integração com a tecnologia e a internet, permitindo a criação de um atendimento completamente personalizado e pensado no cliente, com maior praticidade e rapidez. 

Como usar esse marketing na empresa

Primeiramente, deve-se entender que o comportamento do cliente precisa ser analisado com certa frequência, encontrando formas de conseguir atingir suas emoções, o que exige uma análise constante das mudanças e novas tendências.

Além disso, ela precisa focar na experiência do cliente como consumidor, então, no seu tempo de compra, em resolver seus problemas e garantir o fornecimento de serviços cada vez mais humanizados. 

Ter uma atuação mais humanizada garante que o cliente se sinta mais próximo da marca, aumentando a possibilidade de escolhê-la como vendedora de sua solução, ponto essencial para o desenvolvimento de qualquer tipo de empresa. 

Considerações finais 

A evolução do marketing até a fase 4.0 se tornou essencial para qualquer empresa e como forma de garantir o seu desenvolvimento. 

Portanto, consegue-se compreender que é uma estratégia completamente relacionada com a tecnologia e os seus benefícios. 

É preciso ressaltar que essa etapa não elimina todas as características anteriores, mas sim evolui certos pontos, aumentando cada vez mais a valorização do consumidor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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