quarta-feira, 8 de setembro de 2021

O que é e por que trabalhar o branding de uma empresa?

Chamamos de branding a gestão das estratégias de uma marca, para fazer com que determinada empresa seja mais desejada e tenha uma imagem positiva na mente dos clientes e do público.

Esse conceito envolve ações relacionadas à identidade, propósito, posicionamento e valores da organização. Por estarmos inseridos em uma sociedade mais consumista, as empresas precisam pensar com cuidado em suas ações.

As estratégias de marketing precisam reverberar em todos os canais e pontos de contato disponíveis em uma cidade, estado, país e no mundo.

Com medo de dentro de cada atuação, diversas empresas concorrentes aderem ao movimento de entender os resultados e descobrir que eles não aparecem do dia para a noite.

É necessário fazer um trabalho coerente e relevante e, principalmente, uma boa gestão de marca, e é aqui que o branding entra.

Ele vem sendo trabalhado por grandes organizações há muito tempo, o que significa que todas as marcas famosas que você conhece trabalharam e ainda trabalham o branding.

Pensando na importância dessa prática, neste artigo, vamos explicar o conceito de branding, falar sobre a sua importância e mostrar de que forma ele deve ser trabalhado. Continue a leitura!

Entendendo o significado de branding

Chamamos de branding a maneira como uma empresa administra as suas estratégias de marca. Uma boa gestão depende de planejamento de longo prazo e gerenciamento de elementos dentro da identidade visual.

Isso é feito em todos os canais, como em um folder promocional, no site institucional, nas redes sociais, dentre outros.

É dessa forma que a organização potencializa a percepção da sua imagem na mente dos consumidores. Para trabalhá-lo, é necessário que a organização seja planejada, estruturada, gerida e promovida.

Com isso, todos os atores que se relacionam com a empresa de alguma forma entenderão seu posicionamento e sua relevância no mercado.

Quando potencializamos a visibilidade de uma marca, fazemos com que ela tenha uma boa reputação perante o público, assim, a companhia vai crescer de maneira sustentável.

Em linhas gerais, trabalhar o branding do seu negócio é fazer com que ele cresça de maneira inteligente, com foco na essência da marca, fazendo com que ela seja percebida conforme o planejado.

Entendendo o conceito de branding, podemos começar a avaliar sua importância, que será abordado no próximo tópico.

Por que a gestão de marca é importante?

O branding é importante porque faz com que os consumidores comprem seus produtos e serviços, independentemente do preço, sem olhar para os concorrentes, sem se importar com as condições de pagamento ou qualquer outro motivo.

Por meio dele, uma gráfica especializada em impressão cartões de visita prova que ela faria falta se deixasse de existir. Ou seja, é uma maneira de mostrar que as suas soluções são indispensáveis na vida das pessoas.

Mas, para que isso aconteça, é necessário alinhar os objetivos do negócio com as necessidades do público. Se você conhece o seu público-alvo, sabe os valores que precisa propor para essas pessoas.

Isso causa um aumento nas vendas que, consequentemente, melhora o faturamento. Esse é o resultado da identificação do público com a sua marca.

A compra deixa de acontecer por fatores racionais, pois o emocional do consumidor é impactado pela companhia de maneira positiva.

Mais do que fazer com que o cliente compre, também é o melhor caminho para fidelizá-lo. Com isso, as pessoas começam a comprar porque confiam no seu negócio, ao mesmo tempo em que o enxergam de maneira positiva e por hábito.

Logo, o branding melhora o reconhecimento da marca, e um dos principais componentes dela é seu logotipo. É só você parar para pensar nas empresas mais famosas, que logo vêm à mente seus logos.

Uma marca forte e consistente começa pelo logotipo e, quando ela trabalha bem o seu branding, rapidamente o logo será lembrado e reconhecido pelas pessoas.

Essa estratégia também ajuda a construir uma imagem profissional, que traz mais credibilidade para o negócio. Os consumidores tendem a comprar de empresas que eles confiam, e a confiança é um sentimento muito importante na relação de consumo.

Você constrói uma imagem positiva, transmite autoridade em seu segmento e faz com que as pessoas se sintam seguras para adquirir seus produtos e serviços.

Assim, o branding de um fabricante de balão metalizado personalizado vai servir como base para as ações publicitárias. Isso acontece porque o branding equilibra essas ações e faz com que elas tragam os resultados esperados.

Para fazer o negócio crescer, um dos investimentos mais comuns é negociar na bolsa de valores. Uma marca forte traz a certeza de futuros negócios, com isso, ela tem mais facilidade de crédito e passa a ser considerada valiosa.

Portanto, quanto mais você se dedica em fazer com que a sua empresa tenha uma marca de valor, mais retorno financeiro terá com seus esforços.

Além disso, uma empresa de controle de acesso catraca vai se tornar uma referência no mercado e, como consequência, deixar uma impressão positiva na mente dos consumidores.

A marca terá mais facilidade em conquistar a propaganda boca a boca, que só acontece quando ela oferece uma experiência elevada e memorável aos seus clientes.

Todas as organizações, independentemente de seu mercado ou porte, precisam competir por recursos financeiros, atrair talentos e conquistar a atenção do público.

Para conquistar mais espaço nesse sentido, é importante planejar e implementar estratégias que ajudem a alcançar os objetivos que levam à conquista de recursos indispensáveis para uma loja de computador semi novo ou qualquer negócio.

Assim, pelo fato do branding refletir o plano estratégico na marca, faz com que ela evolua e cresça exponencialmente.

Como trabalhar o branding da sua marca

Para trabalhar o branding da sua empresa, primeiro, você precisa entender que uma marca forte e viva não aparece da noite para o dia e depende de boas estratégias, como:

1 – Melhorar o ponto de venda

O ponto de venda (PDV) é um local em que os consumidores terão contato com a empresa e as soluções que ela tem a oferecer de maneira física.

Aqui, não nos referimos apenas aos estabelecimentos físicos, mas também às lojas virtuais. Assim sendo, é essencial que você cuide da aparência do seu ponto de venda para que ele estabeleça uma conexão com as pessoas.

Crie um ambiente que seja favorável a sua identidade visual, reforce seu posicionamento e esteja de acordo com os objetivos que o negócio estabeleceu.

2 – Investir em marketing de conteúdo

Para qualquer organização, como uma empresa que faz carga de extintores, o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital.

Ele favorece o branding, envolve o público e constrói uma imagem positiva para a marca. Você pode criar materiais em diferentes formatos, como:

  • Vídeos;
  • Textos;
  • Áudios;
  • Infográficos;
  • Imagens.

Todos eles podem ser usados para reforçar seus valores e devem ser veiculados em diferentes canais, como o blog, site e redes sociais.

Ele é tão importante que cerca de 91% dos profissionais utilizam esses conteúdos para promover o reconhecimento da marca.

Dessa maneira, temos aqui a principal razão para construir a sua marca e gerar percepções positivas em relação a ela.

3 – Ter perfis nas redes sociais

Toda empresa, como um chaveiro chave codificada, precisa estar presente nas redes sociais, principalmente tendo em vista que pelo menos 50% das pessoas que utilizam essas plataformas, seguem, ao menos, 4 marcas.

As redes sociais, além de serem usadas para interação, também são excelentes canais para compartilhamento de conteúdo e para se relacionar com os consumidores.

Você pode usar as publicações para reforçar sua identidade visual, seu posicionamento e enfatizar seus valores.

Ademais, são ótimas plataformas para entregar conteúdos de valor, o que nos leva para a próxima dica.

4 – Trabalhar o endomarketing

O branding envolve tanto o público externo quanto interno. O público externo de uma escola particular fundamental 1 diz respeito aos seus clientes, enquanto o público interno se refere aos colaboradores.

Tendo isso em mente, o endomarketing é uma estratégia que você precisa incluir no seu planejamento porque ele melhora a cultura organizacional.

Da mesma forma que você quer construir uma imagem positiva para os consumidores, também precisa estabelecer uma imagem positiva para os funcionários.

Se um cliente insatisfeito entra em contato com a empresa e encontra um colaborador também insatisfeito, cria-se uma situação desagradável e extremamente prejudicial para a imagem da organização.

Portanto, para ter credibilidade genuína no mercado, seu negócio precisa ser bem-visto tanto pelos colaboradores quanto pelos clientes.

Conclusão

Construir uma imagem positiva é um trabalho contínuo e muito importante para empresas de qualquer segmento.

Isso é feito por meio do branding, que engloba as estratégias que mostramos ao longo deste conteúdo. Ao se posicionar de maneira construtiva e conquistar a confiança do público, seu negócio cresce e permanece na mente das pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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