sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Qual a importância de um fachada para um negócio?

Cuidar da fachada de um negócio é ponto essencial para garantir o destaque de uma empresa em meio a tantas outras características visuais nas ruas, sendo a forma mais clara de chamar a atenção dos transeuntes. 

Para ficar mais claro, antes de tudo, o conceito de fachada se refere a um veículo publicitário destinado à transmissão de mensagens para qualquer indivíduo que passar em frente à loja. 

 

Ela deve mostrar a personalidade do negócio e explicitar, de uma maneira mais elegante, o tipo de produto ou serviço que o estabelecimento oferece aos seus consumidores. Elas podem ser de diversos tipos, com o uso de letra caixa em acm, em PVC ou em acrílico. 

 

A fachada é fundamental para garantir uma rápida comunicação visual com as pessoas que estão passando por perto, atraindo a sua atenção e podendo torná-lo um cliente, além de dar destaque para um negócio em relação a sua concorrência. 

 

Tendo um instrumento de qualidade como este, que consiga fazer uma boa comunicação visual, é possível aumentar o número de consumidores, fidelizar clientes, aumentar o valor da marca e, consequentemente, obter um crescimento no número de vendas. 

 

Existem diversas maneiras e layouts que podem ser utilizados para inovar na fachada de loja e adequar os seus desejos ao gosto do seu público e da região em que atua, aumentando assim o próprio destaque. 

As vantagens de uma fachada criativa

Ter uma fachada atraente, chamativa e em dia com a manutenção permite que os clientes percebam que o negócio é essencial, uma vez que cuida do seu exterior, conhecendo a sua importância, o que passa uma maior credibilidade para quem a vê.

 

Além disso, a fachada fica esteticamente mais profissional, permitindo a construção de uma reputação comercial, visto que sua aparência exterior está em boas condições, garantindo que ela sempre transmitirá a mensagem desejada. 

 

A seguir, elencamos mais alguns benefícios ao se adotar uma boa fachada para seu estabelecimento. São eles:

1 – É o primeiro contato com a marca

É por meio da fachada que um consumidor que ainda não conhece determinada empresa terá o seu primeiro contato com ela. Será através da sua visão de fora que ele decidirá se deve entrar e gastar o seu tempo e dinheiro com ela, ou se deve continuar o seu percurso. 

 

Portanto, ao ter uma fachada chamando a atenção das pessoas que estão do lado de fora e não têm a intenção de entrar, o pensamento delas pode ser mudado, instigando-as a conhecer mais a fundo o local, que tem o exterior atrativo. 

 

Por exemplo, uma gráfica que realiza impressão banner só conseguirá fazer com que as pessoas conheçam o seu negócio e se tornem potenciais clientes se elas se interessarem pelo que tem fora, uma vez que ainda não conhecem o trabalho ou os produtos. 

 

Por isso, torna-se tão vital especificar realmente os produtos que são vendidos por aquela empresa, como forma de garantir que as pessoas que se interessaram pelo serviço entrem no estabelecimento e não se decepcionem, encontrando exatamente o que desejam.

 

Em resumo, o cliente não passará a conhecer o interior da loja, caso não se interesse pelo exterior, pela “porta de entrada” dela. 

2 – Bom retorno financeiro

Esse tópico é simples: se uma empresa tem uma fachada de qualidade e que chama a atenção de cada vez mais pessoas, mais consumidores irão entrar no estabelecimento, aumentando o número de interessados e, logo, o número de vendas. 

 

Como consequência de todos esses resultados, a empresa desenvolve o seu retorno financeiro, pois o lucro aumenta, devido aos novos clientes e aos clientes que já são fiéis, pois se sentem satisfeitos nela.

 

Dessa forma, a loja consegue melhorar os seus resultados a médio e longo prazo. Médio, porque mais pessoas serão atraídas logo de início, e longo, porque elas se sentirão mais realizadas com o serviço, continuando a consumir e propagando essa satisfação.

 

Assim, se uma empresa vende medalhas de acrílico e instala uma fachada chamativa, mais pessoas que transitam pela área serão atraídas e surpreendidas com a nova mudança, o que muito provavelmente vai alavancar as visitas à loja. 

 

Saindo satisfeitas de lá, elas irão indicar o produto e a empresa aos seus conhecidos na famosa propaganda boca a boca, transformando estes mesmos consumidores em promotores da marca.

 

Dessa forma, mais pessoas que passarem pelo local irão se interessar, os indicados poderão comprar e os próprios clientes podem voltar a consumir os produtos oferecidos, uma vez que gostaram da experiência.

 

Portanto, uma única fachada é capaz de desencadear diversas ações que serão notoriamente importantes para a garantia de desenvolvimento geral de uma companhia. 

3 – É uma forma de publicidade

Essa estrutura, querendo ou não, é um modo de fazer publicidade e se torna essencial principalmente para as pequenas e médias empresas, uma vez que ela possibilita a exploração do marketing ao máximo no próprio ponto de venda. 

 

Por exemplo, uma gráfica que fabrica adesivo para carreta e tem a fachada de sua loja chamativa e de qualidade, não precisa investir na realização de diversas promoções para chamar a atenção de seu público ou diversas publicidades offline pela região. 

 

Isso acontece porque o próprio cliente já se interessa pelo visual da marca, sem que ela precise encontrar outras formas de estratégias que correm o risco de nem funcionarem. 

 

Contudo, lembre-se que é uma estrutura fixa, necessitando um planejamento prévio de qualidade, visando criar um design, formato e materiais que sejam eficientes, já que não poderá ser trocada com tanta frequência.

4 – Os gastos não são altos

Em relação aos gastos da produção de uma fachada, o custo é baixo, afinal, é um investimento único que, se realizado corretamente, não precisará ser refeito durante um bom tempo e a manutenção não será tão constante, mas isso dependerá do material. 

 

Contudo, é fato que a quantidade de recursos aplicada a essa estratégia é feita apenas uma vez, não constantemente como com a realização de publicidade na internet ou para a distribuição de flyers impressos, sendo um valor mais acessível.

5 – Dá destaque ao estabelecimento

A fachada é a estrutura que garantirá que a empresa tenha destaque em meio a tantas outras empresas e estabelecimentos na rua, além de garantir uma relevância maior em relação aos concorrentes. 

 

Isso acontece porque, hoje em dia, as ruas estão cheias de lojas e, muitas vezes, ficam localizadas próximas a comércios do mesmo nicho de atuação, como em uma área reservada para a compra de apenas aquele tipo de mercadoria. 

 

Quando uma empresa tem a sua fachada chamando a atenção das pessoas que transitam pela região, ela se torna um negócio de destaque frente às suas concorrentes, pois será a escolhida pelo público devido ao fato de se sentirem tentados a entrar e consumir.

 

Na prática, uma rua que possui diversas gráficas localizadas próximas, para que a que vende adesivo para logotipo seja escolhida por quem está em volta, ela precisa chamar a atenção deles de cara antes das outras conseguirem, sendo pela fachada.

6 – Geração de valor

A fachada é uma maneira clara de demonstrar e transmitir a personalidade de um negócio através de seu design. Dessa maneira, ela cria um valor na visão dos clientes, uma vez que será a primeira opinião criada na mente deles. 

 

Portanto, é essencial que ela seja única, conseguindo passar uma mensagem desejada, fazendo com que o cliente entenda quais são os benefícios que ela pode oferecer e o porquê ela deve ser a escolhida em meio à concorrência. 

 

Como exemplo, uma empresa que vende caixa de papelão personalizada para presente precisa mostrar através de sua fachada como os seus produtos podem ser vistos como uma solução para as necessidades do cliente transeunte. 

 

Assim, ele verá o valor por trás de uma vendedora, aumentando as chances de consumir desse estabelecimento ao invés de optar pelas outras marcas. 

Como montar uma fachada de qualidade

Existem algumas maneiras de se criar uma fachada de qualidade e que consiga proporcionar todos os benefícios acima mencionados para uma empresa. Algumas dicas para a sua criação são:

 

  1. Identifique as características do público-alvo;
  2. Deixe a logomarca bem visível e iluminada;
  3. Mantenha um estilo atual; 
  4. Transmita facilidade ao cliente;
  5. Evite a poluição visual;
  6. Use as cores próprias da marca;
  7. Peça ajuda a um profissional especializado;
  8. Preze pela criatividade;
  9. Acompanhe as tendências;
  10. Faça um planejamento, rascunho e testes. 

 

Portanto, seguindo essas dicas e aplicando características únicas à fachada, as chances de se destacar perante a concorrência e ainda aumentar o desenvolvimento de seu negócio são altas. 

Conclusão

A fachada de uma loja é uma ferramenta de primeiro contato com os clientes e com as pessoas que podem se interessar por ela e por seus produtos, então, é essencial que haja um bom investimento por parte de qualquer negócio.

 

Além disso, essa ferramenta é capaz de trazer diversos benefícios para todo tipo de marca, seja uma gráfica que vende adesivo vinil preto ou uma loja de roupas que acabou de abrir, sempre levando em conta algumas dicas e suas aplicações para obter destaque. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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