quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Por que humanizar marcas?

Humanizar marcas significa trazer sua marca para perto do consumidor, e isso nunca esteve tão em alta. Ainda que possa parecer óbvio, a realidade de muitas empresas e em meio às suas estratégias mostra outra situação.

Embora pareça simples de colocar a humanização em prática, já que grande parte das atividades dentro de um negócio são feitas por humanos, existe uma grande dificuldade que muitas das vezes compromete a progressão de ações estratégicas.

 

Isso porque, primeiramente, o público de uma empresa de embalagens para tapioca consegue entender quando ela está sendo humana, fazendo algo prático ou não e, principalmente, quando é capaz de se conectar com este sem que seja algo forçado.

 

Então, a base para o sucesso vem a partir da prioridade da empatia, e da escuta ativa por parte da empresa e de seus profissionais para a realidade e desejos do consumidor.

 

Só a partir desse contexto, e em meio a uma série de ações específicas, é possível que haja um entendimento sobre como humanizar a marca, aproximando-a dos seus clientes. Para saber mais a respeito deste tema, além de dicas de estratégias, confira este artigo.

O que é a humanização de marcas?

A humanização de marcas pode ser compreendida como uma ação que busca colocar o cliente como prioridade, mas não em vestes de um consumidor, e sim como um ser humano, que tem necessidades, desafios e vivências totalmente únicas.

 

Para começar, podemos entender que as empresas, desde sempre, têm um histórico de venda baseado no serviço, naquilo que entregam e na necessidade do cliente em tê-lo.

 

A título de exemplo, imagine que, antigamente, em uma pequena cidade, atuavam ali dois supermercados. Por conta da escassez de outras condições de venda e também de opções para compra, era praticamente obrigatório ser consumidor de ambos os lugares.

 

Porém, com o crescimento econômico do local e com o passar dos anos, outros negócios do ramo abriram ali, ampliando a concorrência, que impactou nas ações das empresas.

 

Para conseguir a atenção do consumidor, e sobretudo a sua escolha de compra, era preciso fazer com que ele pudesse se conectar com a companhia, não apenas com aquilo que ela oferece, como convites de casamento rústico, mas com o que ela transmite.

 

Essa situação não é a única motivação de impacto na humanização das marcas, já que foi a partir da evolução da sociedade que prioridades para os consumidores passaram a existir. 

 

No entanto, é possível dizer que a principal forma de humanização hoje em dia está na maneira como os produtos e serviços de uma empresa se tornam secundários diante daquilo que ela oferece e faz o cliente sentir, atuando em sua rotina e comportamento.

 

Se ver dentro de um anúncio publicitário, nos dias de hoje, é mais do que uma essencialidade, o que faz com que todo o meio comunicacional, especialmente comercial, tivesse que começar a olhar para a variedade de seus públicos, deixando os estereótipos.

 

Atualmente, humanizar uma marca é uma obrigação, tanto para que consiga atuar de maneira exemplar no mercado, mas para que também possa aplicar uma diferenciação.

 

No mais, é possível afirmar que a base da humanização é o olhar para problemas reais, situações concretas, pessoas de verdade, que além de comprar vivem, possuem seus problemas e, principalmente, são diferentes entre si e desejam ser valorizadas.

Quais seus impactos dentro da empresa?

O primeiro ponto de impacto em um buffet para evento corporativo ou qualquer negócio a partir do trabalho de humanização da marca é a conexão com o cliente, que passa a ser muito maior, tendo em vista a forma como ele estará bem representado pela marca.

 

Um bom exemplo disso é uma empresa de entretenimento infantil, que passa a mostrar algumas crianças e pais em diferentes contextos familiares, sempre prezando pela satisfação de toda a família e pela comemoração em conjunto.

 

No momento em que a realidade do público, assim como as experiências reais de pessoas que compram com a empresa aparecem, outras pessoas acabam sendo igualmente impactadas.

 

Afinal, quando algum tipo de ação de humanização é veiculada, principalmente em veículos de imprensa ou de comunicação com banner com ilhos, e grande parte do público vê essas ações, estes acabam tendo contato com outros exemplos similares aos seus.

 

Uma segunda esfera de importância para as empresas a partir da humanização é a maneira como os clientes conseguem observar que a companhia de fato traz algo para suas vidas.

 

Logo, uma marca de cosméticos veganos passa a desenvolver uma publicidade para humanizar seus canais, voltando seus comerciais e contatos com o público não para vender, mas para falar de ações sociais que interessam a empresa e seus clientes.

 

Neste caso, vemos que grande parte dos resultados trazidos a partir da utilização da empatia em meio às estratégias passa a agregar valor ao que a empresa trabalha.

 

Outro ponto, que acaba tendo grandes vantagens a longo prazo é a construção e muitas vezes fortalecimento do que a marca entrega ao mercado, o que pode ser observado como branding, ou gestão de marca, que conhecemos como a grande diferenciação da empresa.

 

Ou seja, em maio a uma ação de humanização, uma empresa de motoboy entrega pode conseguir destacar seu diferencial em meio ao mercado e ressaltar suas principais vantagens para clientes e também parceiros.

Como começar a trabalhar a humanização da sua marca?

A seguir, entenda alguns dos principais pontos de atenção ao começar a trabalhar a humanização da sua organização, seja qual for o ramo de atuação.

 

É fundamental saber que, neste processo, todo o cuidado e a verdade diante de suas ações serão essenciais e com certeza serão notadas pelo público que vai entrar em contato com a comunicação da sua empresa, independente do canal onde for veiculado.

1 – Foque na sua própria identidade

A identidade da empresa, bem como aquilo que ela carrega como objetivo em sua atuação, deve ser uma prioridade nos processos de humanização do negócio. Afinal, o cliente ou qualquer pessoa que tenha conexão com a marca deve entender o que ela deseja.

 

Ter isso em mente também ajuda uma gráfica plotagem a produzir maneiras de conexão com o público que sejam verdadeiras e possam de fato perpetuar.

 

Caso a marca se identifique com algo mas não mostre isso no processo de humanização, ou até mesmo escolha outro ponto de análise ou de foco, certamente o cliente vai entender e passará a depositar menos confiança nela.

2 – Entenda o perfil do seu cliente

A humanização viabiliza a transposição de situações e histórias verdadeiras como modo de conexão entre marca e público. Mas, para isso, a prioridade é realmente entender quem é aquela pessoa para quem sua marca vende e o que ela realmente deseja de seu negócio.

 

Para isso, procure saber mais sobre o público-alvo, como algumas informações:

 

  • Gênero;
  • Profissão;
  • Localidade;
  • Idade.

 

Esses são alguns dos pontos de interesse para que sua equipe possa de fato encontrar a pessoa certa, a história que simbolize o que a marca de faixas banners quer integrar, além de algo que possa se conectar com outras pessoas que passam pelo mesmo.

3 – Foque na contação de histórias

Contar histórias é a base de um trabalho de humanização. No entanto, as situações reais devem ser colocadas em uma linha concreta e altamente estratégica, onde o foco seja a naturalidade e o repasse dos sentimentos de uma pessoa para outra.

 

Nesse aspecto, é interessante focar em estratégias que envolvem o storytelling, uma forma de contação baseada em histórias que mostram desafios, percalços e conquistas.

4 – Adeque suas ações comerciais

De nada serve a humanização de uma empresa se ela só acontece em alguns setores ou pontos estratégicos, como em um comercial na televisão ou em uma campanha na rede social. É mais do que necessário que a mudança e adequação chegue em vários lugares.

 

Um deles diz respeito à parte comercial de uma empresa de carimbo para empresa, onde existe um atendimento e uma relação mais próxima com o público.

 

Nesse sentido, é importante providenciar treinamentos para os funcionários, mas, sobretudo, uma humanização inserida na própria equipe, onde o lado dos funcionários será ouvido.

Considerações finais

A humanização de uma marca pode ser entendida como uma maneira de trazer muito mais identificação do público, ao mesmo tempo em que se conecta de forma real com estes.

 

Ainda que pareça simples, prover uma humanização dentro de uma empresa pode ser trabalhoso. No entanto, tudo fica mais fácil quando as equipes trabalham com a máxima empatia e conhecendo de fato os seus consumidores.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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