quinta-feira, 9 de setembro de 2021

O que é experiência de marca?

Hoje em dia, um dos principais pontos de interesse das empresas é a viabilização da experiência de marca para seus clientes, o que consegue fazer a companhia fixar suas escolhas de compra e preferências a partir de estratégias voltadas à ações profundas.

Mas, o que são essas ações profundas? De modo geral, a experiência de um cliente com uma marca já é algo a ser considerado essencial e impactante, tendo em vista a imagem e a sensação daquela marca inserida em um comportamento ou estilo de vida.

 

Este é o caso de empresas que trazem para um ponto de venda itens de cenografia para eventos, fazendo com que o cliente se sinta em meio a um filme que gosta, por exemplo.

 

Isso tudo faz com que a marca se atreva a uma imagem interessante, mas sobretudo impactante, transformando totalmente o consumidor, que passa a ser muito mais fiel, e carrega dentro de si praticamente uma história com uma determinada companhia.

 

A experiência pode ser viabilizada de diversas maneiras, indo desde eventos presenciais até mesmo envio de brindes, mas apesar de tudo, é importante saber como começar.

 

Neste artigo, vamos comentar mais sobre o que é uma experiência de marca, destacando sua importância e as melhores formas de começar a colocar essas ações em prática dentro da sua empresa de comunicação visual para carros.

Afinal, o que é a experiência de marca?

A experiência de marca (ou branding experience) nada mais é do que uma estratégia, projetada por uma empresa, que permite uma conexão entre a marca e o cliente de uma maneira interessante.

 

Isso de forma que chame a atenção do consumidor e se fixe dentro de seu entendimento como algo surpreendente.

 

Se pararmos para pensar, quase todas as marcas têm como foco ser surpreendentes e, principalmente, ser lembradas por seus consumidores, onde quer que ele esteja.

 

Porém, apenas com ações voltadas à experiência de marca é possível formatar de maneira eficaz algumas intervenções estratégicas nesse sentido, fazendo com que a empresa seja reconhecida pelo seu público-alvo e pelo mercado como única, algo totalmente exclusivo.

 

É possível exemplificar a experiência de marca a partir da análise de um grande festival de música, que tem como principal patrocinador uma loja de adesivos para geladeira.

 

Durante esse evento, é certo que o público tem como vantagem brindes e ingressos em aventuras diversas, como brinquedos e até mesmo um vôo livre acima de um palco. O patrocinador de tudo isso é a empresa de adesivos, que acaba se tornando visível.

 

Porém, além dessa visibilidade, começa-se uma conexão entre a experiência que a marca providenciou aos presentes e sua atuação, algo que conta dentro de uma ação de compra.

 

Além disso, os presentes passam a conhecer a marca (caso ela não seja conhecida) e passam a entender que ela é uma das que colaboram para um evento divertido e descontraído, se conectando então com pessoas que prezam por essa identidade.

 

Assim, a experiência de marca passa a fazer com que o negócio se torne visível em letra caixa de acm, mas, para além disso, forma a cabeça dos clientes para o que ela significa.

 

Outro ponto de análise é observado em uma famosa loja de roupas, que tem como exclusividade, além de suas peças, um aroma próprio. Qualquer pessoa que entrar na loja, seja cliente ou não, poderá sentir o cheiro e passará a reconhecê-lo em qualquer lugar.

 

Essa experiência sensorial faz com que exista uma exclusividade, mas, sobretudo um reconhecimento generalizado e único do que a empresa é ou do que ela traz.

 

A experiência, porém, não se volta apenas ao usual ou à partes sensoriais e de sentimentos. É bem comum que a experiência também envolve as compras, principalmente o atendimento, algo que vale muito para que o cliente retorne ao lugar e fale bem dele.

 

Por isso é tão importante que empresas, como um buffet para evento corporativo, trabalhem pontos de atendimento, que podem melhorar, levando ao consumidor o melhor tratamento e condições exclusivas para cada caso e cada característica de público.

Qual a sua importância?

Para entendermos a relevância da experiência de marca, um ponto deve ser prioridade: sempre que um cliente está feliz com a empresa, ele passa a consumir com ela, a falar dela para outras pessoas, e o público em geral começa a crescer muito mais.

 

Essa é uma grande prioridade no contexto empresarial, visto que qualquer empreendimento deseja entregar o que o cliente deseja e fazer com que ele volte mais vezes.

 

No entanto, essa fidelização pode demorar para acontecer ou até mesmo nunca acontece nas companhias, fazendo com que a retenção e a constante busca por clientes atrapalhe outras prioridades estratégicas dentro de um negócio.

 

Outro ponto de importância na experiência de marca é a evidente diferenciação de concorrentes. Afinal, o que uma empresa entrega, acaba sendo exclusivo e diferente.

 

Para uma loja especializada em conserto tela apple watch 3, essa pode ser uma ótima maneira de focar em uma diferenciação, tendo em vista a grande quantidade de concorrentes.

 

Em meio à fidelização e diferenciação, surge então a vantagem de valor de mercado, que transmite o que a empresa vale e impacta tanto o financeiro quanto o reconhecimento.

 

Negócios que trabalham a construção de valor acabam sendo altamente importantes dentro do ramo onde atuam, mas sobretudo em um mercado geral. Isso porque se tornam um exemplo, além de uma referência de empreendedorismo para todos.

 

Logo passam a significar muito mais do que seus produtos oferecem, fazendo com que o cliente entenda que qualquer compra com essa gráfica de convites personalizados valerá mais, visto que ela tem múltiplos pontos de diferenciação de outras.

 

As chances de uma empresa crescer de forma saudável, investindo em pontos de preocupação e conseguindo de fato alcançar o lucro desejado, se tornam reais.

 

Afinal, muitos negócios precisam passar por todo esse processo, trabalhando em ações cabíveis, para que realmente sejam sustentáveis, produzindo e recebendo de volta tudo o que é necessário para que perdurem dentro de um mercado sem grandes dificuldades.

De que forma começar a trabalhar essa estratégia?

Dentro da concepção das principais estratégias que envolvem a experiência de marca, existem alguns passos específicos que conseguem mostrar de maneira simples e prática tudo aquilo que as empresas devem fazer para conquistar os seus clientes.

 

São os pontos de essencialidade nesse contexto:

 

  • Propósitos;
  • Sensações;
  • Emoções
  • Soluções;
  • Conexões.

 

Os propósitos são definidos por tudo aquilo que a marca vê como importante e essencial, tanto em relação ao lugar onde quer chegar, quanto eventuais problemas que deve resolver.

 

Tudo isso e qualquer tipo de objetivo da empresa deve sempre ficar claro para o cliente, fazendo com que este tanto se conecte com as mesmas ideias, quanto tenha a noção daquilo que o negócio de impressão apostila vê como um diferencial e prioridade.

 

A sensação discorre sobre o que o consumidor precisa sentir para entender mais sobre a marca. Qualquer sensação é voltada para fazer entender algum tipo de ideia ou ainda para transmitir o papel de importância da marca, algo que deve ser atrelado às emoções.

 

As emoções são, então, um ponto de prioridade dentro do trabalho da experiência de marca, pois essas de fato são questões que fazem os clientes se aterem à marca.

 

Tudo isso começa a ser transmitido a partir de um sentimento ou de uma emoção, seja de alegria ou saudade, que passa a tomar conta da mente da audiência ao ver alguma ação da empresa e se transformar em uma conexão própria desse consumidor.

 

As soluções, como dito ao longo do texto, são a base de uma boa experiência, tendo em vista que o diferencial de um produto ou serviço e o atendimento que a empresa concede a seus clientes é a base de uma ideia interessante que será deixada para o público.

 

Esses dois pontos são tão essenciais que não basta uma empresa trazer a máxima experiência e inovação se ela não conseguir atender bem o consumidor.

 

Por fim, algo que se vê como importante é a conexão. Na experiência de marca é fundamental que a empresa encontre um elo de ligação com seu cliente, o que vai ditar todas as ações dele diante de uma compra, fidelização ou até mesmo propaganda.

Considerações finais

A experiência de marca nada mais é do que uma forma de conectar empresas e clientes a partir de uma percepção da marca produzida por experiências. 

 

Estas quase sempre são sentimentos e sensações em meio a interações, sejam digitais ou físicas, além de muitas vezes serem construídas acima de uma característica do público consumidor, bem como na diferenciação da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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