segunda-feira, 6 de setembro de 2021

O que é teste A/B?

O teste A/B é um experimento fundamental que precisa ser realizado para comparar diferentes modelos de estratégias de marketing digital.

Com esse teste, é possível definir as variáveis que geram bons resultados, o que possibilita que as marcas otimizem suas páginas para aumentar a conversão e acompanhamento de outras métricas essenciais.

Inclusive, é válido salientar que o marketing digital revolucionou a maneira como as empresas divulgam seus produtos e serviços, mas ele tem como uma de suas principais vantagens a possibilidade de medir os resultados de cada ação.

Dessa forma, a organização consegue entender o que funciona para continuar investindo e descobrir quais são os pontos de melhoria.

Para que as estratégias de marketing sejam mais assertivas, é fundamental ter como foco os objetivos do negócio e realizar os testes A/B.

É possível utilizá-los mudando apenas uma variável, para avaliar qual das opções de estratégias trouxe mais resultados. Isso evita que suas ações sejam baseadas em achismos e você terá mais respaldo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que são os testes A/B, por que é necessário utilizá-los e dar algumas dicas para elaborá-los. Então, se você tem qualquer dúvida sobre o assunto, leia até o final.

Entendendo o conceito dos testes A/B

Os testes A/B servem para fazer comparações entre variáveis de diferentes versões de uma mesma estratégia de marketing, assim, é possível definir qual delas traz os resultados esperados.

Por exemplo, um fabricante de adesivo para carreta pode testar dois tipos de landing page (página de aterrissagem) para saber qual delas gera um número maior de conversões.

É importante dizer que os testes A/B são diferentes dos testes multivariados, pois estes testam mais de uma variável de uma vez, enquanto o teste A/B vai avaliar apenas duas variações.

Logo, se você quiser saber qual cor é melhor para o seu botão de Call to Action, é necessário escolher duas variações para determinar qual delas atende aos seus objetivos.

Dessa forma, você não baseia suas estratégias em suposições, mas sim em dados concretos, diminuindo as chances de falhas.

Esse trabalho é necessário porque, mesmo que queira testar todas as variáveis que tem em mãos, alguns testes são mais relevantes do que outros. O segredo para o sucesso do teste A/B é ser criterioso na hora de escolher.

Tenha em mente que algumas opções não vão contribuir com o aumento das conversões ou taxa de cliques, assim sendo, escolha as variáveis mais importantes e que de fato vão otimizar suas estratégias de marketing.

Por exemplo, se você for testar pela primeira vez a sua landing page, comece pelos tipos de oferta. Veja quais são os formatos ou assuntos que atraem mais visitantes ou transformam leads em vendas.

Dentro da landing page, um fabricante de caixa maleta papelão pode testar diversos elementos, tais como:

  • Imagens;
  • Títulos;
  • Campos de formulário;
  • Cores.

Caso você esteja testando o seu e-mail, para aumentar o engajamento, é possível avaliar diferentes formatos. É possível ainda saber se os contatos se engajam mais com mensagens de um tópico só, como no caso das promoções.

Também podemos descobrir se eles preferem conteúdos como newsletters, que trazem um número maior de informações. Além disso, também existe a possibilidade de avaliar as imagens, as chamadas para ação (CTAs), o horário de envio, assuntos, dentre outros.

Esses testes são muito comuns para otimizar as taxas de conversão, principalmente quando falamos do CTA. Ele pode revelar dados interessantes que potencializam essa ação, aumentando o número de conversões.

Por que utilizar esses experimentos?

Utilizar esses testes é importante porque eles são ferramentas que trazem um feedback real do mercado, com informações precisas. Ou seja, ele traz fatos consolidados.

Diretamente se fez versões de estratégias que são distribuídas de maneira aleatória em um mesmo espaço de tempo, o que evita que fatores externos influenciem sua taxa de conversão, como no caso de um link em outro site.

A partir disso, os resultados dos experimentos feitos por uma gráfica de banner com ilhos serão mais confiáveis e certeiros.

Agora que você compreendeu a importância dos testes A/B, no próximo tópico, vamos mostrar como eles podem ser trabalhados.

Dicas para elaborar testes A/B

Elaborar esses testes pode ser um pouco mais trabalhoso, uma vez que alguns detalhes são indispensáveis para obter resultados precisos.

Então, para fazer um teste eficiente, é necessário contar com uma ferramenta de automação de marketing. Esses softwares ajudam a criar materiais que serão testados, colocam o teste em funcionamento e coletam as métricas necessárias.

Se você já possui uma ferramenta de automação de marketing digital, pode começar a praticar o seguinte passo a passo:

1 – Definir o canal de análise

Você precisa definir o que vai analisar, podendo ser seu e-mail marketing, seus anúncios, a cor do botão do CTA, a landing page, dentre outras possibilidades.

Uma gráfica de folder promocional pode começar identificando as plataformas que trazem baixo resultado. Pense em situações que estão ocorrendo, por exemplo, baixa abertura de e-mails, conversões abaixo do esperado, entre outras.

Além de identificar a melhor opção para as suas estratégias, o teste A/B também ajuda a entender o comportamento da sua persona, como os assuntos de e-mail que chamam a atenção dela.

2 – Escolher um elemento

Caso já tenha definido o e-mail como seu objeto de estudo, já pode identificar por que as taxas de conversão estão baixas. Uma das hipóteses pode ser que o assunto do e-mail seja muito comercial.

Em um primeiro momento, a hipótese pode ser inconclusiva, portanto, é necessário que você teste outros elementos. Se o e-mail está com a taxa de cliques muito baixa, talvez o tamanho do botão do CTA não esteja de acordo.

Outro problema pode estar relacionado com o texto do corpo do e-mail, ausência de imagens, a cor do CTA não é agradável ou a oferta não entrega valor para a persona.

Um fabricante de porta batom em acrilico vai definir algumas hipóteses e testar todas elas, uma de cada vez.

Se você testar tudo ao mesmo tempo, pode dificultar a identificação dos elementos que realmente influenciaram nos resultados da estratégia.

Em outras palavras, se estiver testando o botão do CTA, deve fazer uma análise exclusiva para a cor, outra para o tamanho e outra para o texto. Ademais, você nunca deve mudar mais de um dos elementos em um mesmo teste.

Também não tente testar dois elementos diferentes, por exemplo, o tamanho do botão do CTA e o texto no corpo do e-mail.

3 – Começar os testes

Crie duas versões da mesma estratégia e comece a fazer os testes. Caso queira saber sobre o clique no botão de chamada para ação, vai ser preciso coletar uma parte dos seus contatos para disparar o teste.

Por exemplo, uma empresa que aluga caixa de som para eventos vai selecionar 20% dos seus contatos, e destes, 10% vão receber a versão A e os outros 10% receberão a versão B.

Depois que você tiver os resultados, vai enviar para o restante dos seus contatos a melhor variável da estratégia.

Se você pretende testar páginas do seu site, anúncios e landing pages, mostre cada versão aleatoriamente para pessoas que acessam os seus canais e veja qual oferece os melhores resultados.

Após um determinado tempo, deve permanecer a versão que teve melhor desempenho e a outra será excluída.

Lembre-se de que o teste deve ser realizado durante um período mínimo de 2 a 4 semanas, ou você pode determinar o tamanho da amostra, como o número de visitantes em um período para que os resultados sejam expressivos.

4 – Monitorar os resultados

Por fim, um fabricante de carimbo para empresa precisa monitorar os resultados para que o teste seja conclusivo.

O ideal é que a variação seja de, pelo menos, 15% em relação à versão com menores números. No entanto, isso pode variar de uma empresa para outra, portanto, é essencial criar suas próprias metas e acompanhá-las.

Se mesmo assim o teste permanecer inconclusivo, colete algumas informações valiosas dele eu utilize-as em uma nova hipótese nos próximos testes.

Conclusão

O teste A/B é uma importante ferramenta, uma vez que ajuda as empresas a otimizar os resultados, aumentar suas conversões e a obter um bom retorno sobre seus investimentos.

Se a página de um fabricante de Catraca para academia oferece um bom número de conversões, ela pode melhorar ainda mais.

Por outro lado, se o seu canal não está convertendo visitantes em leads ou leads em clientes, ele pode ser melhorado e com isso você vai chegar ao seu objetivo.

Em linhas gerais, o que queremos dizer é que com os testes A/B uma companhia melhora seus resultados das estratégias de marketing digital.

Quando isso acontece, os investimentos são otimizados, independentemente da plataforma que utilize. Ou seja, ao investir do jeito certo nas estratégias ideais, é possível aumentar os lucros e fazer a empresa crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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