segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Pesquisa de mercado: O que é e por que trabalhar?

A pesquisa de mercado é utilizada para planejar, coletar e analisar dados referentes à uma empresa. Com isso, é possível obter conhecimento sobre o mercado e seu público, melhorar a tomada de decisão e identificar oportunidades.

Aliás, hoje em dia, podemos contar com ferramentas que fomentam o marketing orientado por dados e que ajudam a prever resultados de maneira precisa. Ainda assim, as decisões relacionadas ao empreendimento nem sempre são totalmente certeiras.

Fazer pesquisas e análises previamente ajuda a entender o comportamento do mercado e reduzir erros em ações. Nesse contexto, a pesquisa de mercado funciona como uma ferramenta que diminui os riscos e identifica oportunidades.

Mesmo sendo uma prática muito importante, seus propósitos, potenciais e métodos podem ser um pouco confusos. No entanto, ela não deve ser descartada para orientar estratégias de marketing e outros processos do negócio.

Os gestores precisam se cercar de dados e informações para tomarem as melhores decisões para a empresa, mas, para isso, precisam saber como fazer uma boa pesquisa de mercado.

Pensando nisso, neste artigo, vamos abordar o conceito de pesquisa de mercado, falar sobre a sua importância e mostrar todas as vantagens que ela pode trazer para os negócios. Acompanhe!

Entenda o significado de pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um estudo que ajuda a entender a realidade de um mercado, com o intuito de aumentar a efetividade das ações e das tomadas de decisão.

É uma forma de coletar informações relevantes que ajudam a direcionar as estratégias adotadas pelas companhias.

Os dados coletados por uma escola de aula de ballet infantil incluem características comportamentais, benchmarking de empresas de diferentes setores e hábitos de consumo.

É possível obter essas informações por meio de uma pesquisa primária, realizada pela própria organização que fará uso dos dados, ou por meio de um profissional contratado.

Outra opção é fazer a pesquisa secundária, com dados coletados e analisados por terceiros, que são profissionais ou empresas que geram relatórios, artigos e guias.

Por que a pesquisa de mercado é essencial?

Mesmo em vista de sua importância, alguns empreendedores mais ligados à inovação ainda enxergam a pesquisa de mercado como desnecessária.

Eles acreditam que estudar as estratégias de outras empresas ou basear-se nos concorrentes pode fazer com que o negócio não consiga inovar em suas práticas.

Só que essa linha de pensamento é um equívoco, afinal, esta pesquisa não se limita a analisar empresas concorrentes. Na verdade, ela é um estudo mais abrangente que envolve outros tipos de dados e mostra como funciona o ecossistema da organização.

Se você conhece o ambiente em que está inserido, consegue entender os desafios de suas próprias ideias e estratégias, além de descobrir demandas que ainda não foram exploradas.

No que diz respeito à inovação, todas as informações apenas contribuem para gerar novas ideias e tornam as sugestões mais realistas e alcançáveis.

É por meio da pesquisa de mercado que uma empresa fabricante de controle de acesso catraca vai ser capaz de avaliar a viabilidade de sua própria existência, elaborar estratégias competitivas e otimizar seus processos internos.

Além disso, poderá explorar novos nichos de mercado, testar diferentes campanhas, produtos e serviços, descobrir informações estratégicas e criar segmentos novos.

Pesquisa de mercado e seus tipos

Essa pesquisa pode variar, dependendo de seu objetivo, do método empregado e do tipo de público. Os principais tipos são:

  • Satisfação dos colaboradores;
  • Satisfação dos clientes;
  • Hábitos de consumo;
  • Força de marca.

É fundamental realizar pesquisas internas, porque se o seu negócio tem colaboradores motivados, consegue melhorar os resultados e retém os talentos.

Se a equipe de trabalho não acompanha os valores e processos da organização, ou pior, caso se sintam desvalorizados e sobrecarregados, os resultados negativos vão impactar na satisfação do cliente.

Por falar nisso, é importante saber o quanto os clientes estão satisfeitos, visto que são eles que determinam as empresas que permanecem no mercado.

Ao fazer esse tipo de pesquisa, uma empresa de máquina de café para alugar coleta feedbacks dos consumidores.

Serão poucos os clientes que vão procurar os seus canais de atendimento para fazer críticas, muito menos elogios. Sendo assim, você deve procurá-los para saber sua opinião. Isso ajuda a reconquistar clientes e potencializa as estratégias de marketing.

Quanto à pesquisa de hábitos de consumo, seu foco é o público de uma marca e ajuda a conhecer melhor os clientes, com base em seus dados de consumo.

Suas informações podem ser usadas para criar estratégias de vendas e marketing que estejam mais alinhadas às expectativas dos consumidores.

Também é uma forma de descobrir em quais redes sociais seu negócio terá mais rigor resultado, a precificação que deve adotar, dentre outras informações essenciais para a gestão da empresa.

Por fim, saber a força da marca é medir a atenção que ela recebe em comparação aos concorrentes, e assim descobrir os pontos positivos e prejudiciais do branding.

Caso a marca não tenha um bom desempenho no mercado, precisa fazer algumas melhorias, baseada nos dados gerados por esse tipo de pesquisa.

Com base nas informações sobre os tipos de pesquisa de mercado, a seguir, vamos conferir quais são as suas vantagens.

Principais benefícios dessa pesquisa

Os fabricantes de faixas banners e muitas outras empresas podem obter muitos benefícios ao fazer uma pesquisa de mercado. 

Embora eles sejam evidentes, esse trabalho ainda não recebeu a devida importância no Brasil. Isso acontece porque alguns gestores acreditam que essa pesquisa é muito custosa e restrita apenas às grandes marcas.

Essa concepção é errada, uma vez que existem muitos recursos que podem ser utilizados na pesquisa de mercado, e por meio deles é possível ter acesso a vantagens como:

1 – Saber as estratégias adotadas pela concorrência

Quando você conhece outras empresas do mesmo segmento que a sua, pode conduzir suas estratégias de acordo com as ações delas.

Lembre-se de que seus concorrentes são uma fonte rica de informações e possuem experiências que não podem ser ignoradas.

2 – Entender a dimensão do mercado

Quando um fabricante de adesivo jateado para janela faz uma pesquisa de mercado, é como se passasse um pente fino no seu segmento e descobrisse mais sobre o perfil dos seus consumidores.

Com isso, ele identifica novas tendências, pode analisar a performance de seus produtos, se antecipa a segmentos mais lucrativos e pode estimar o limite de vendas para o seu público.

3 – Compreender melhor o público-alvo

A pesquisa de mercado é o método mais assertivo para coletar informações específicas em relação ao público-alvo de uma companhia. Tratam-se de dados valiosos que ajudam a construir a persona, que vai embasar as estratégias de marketing e vendas.

A persona de um fabricante de envelope personalizado para empresa é um personagem semifictício que reúne as principais características do cliente ideal do negócio.

Dentre essas características há dados mais específicos, como idade, profissão, nome, desafios, hobbies, desejos, problemas, dentre outros aspectos.

São informações ricas sobre a sua audiência que vão direcionar as tomadas de decisão, de modo que elas sejam mais precisas em todas as áreas da companhia, desde o desenvolvimento dos produtos até o atendimento ao cliente.

4 – Entender outros empreendimentos

Por meio da pesquisa de mercado, uma gráfica de impressão cartões de visita consegue analisar a disponibilidade e como está o desempenho de outras empresas do mesmo segmento que o seu.

Para existir, o mercado precisa da atuação de várias organizações diferentes, como no caso dos fornecedores, profissionais de comunicação, prestadores de serviços, distribuidores, entre outros.

Se um desses elementos tem algum problema, todos os outros serão afetados. Mas com as informações obtidas por meio da pesquisa de mercado, há a possibilidade de se antecipar.

Dessa forma, é possível realizar promoções ou colocar em prática planos que ajudam na expansão do negócio.

5 – Identificar oportunidades

Além de todas as vantagens que mostramos acima, um fabricante de porta batom em acrilico consegue identificar oportunidades com antecedência.

Você passa a conhecer os pontos positivos e negativos de sua área de atuação, e por isso, é capaz de identificar oportunidades e localizar novas demandas antes dos concorrentes.

Em outras palavras, você terá acesso a dados valiosos que podem mudar completamente os processos e os rumos do seu negócio.

Conclusão

A pesquisa de mercado é mais importante para a sua empresa do que muitos outros processos que você costuma utilizar.

Para que ela funcione e traga resultados precisos, primeiro é necessário olhar para dentro da sua organização. É dessa forma que você vai conhecer as suas características e assim desenvolver um bom estudo sobre o mercado dela.

Sabendo quais são os tipos de pesquisa que você pode fazer, com base nas características da sua empresa, você vai escolher aquele que se adequa às suas necessidades e ajudá-la a expandir sua atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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