sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Como medir a popularidade de uma empresa?

Saber como está a popularidade de uma empresa é fundamental para entender o seu desempenho e de que forma os consumidores a enxergam.

Para medir o quanto uma marca é popular, é possível basear-se nas métricas de marketing digital, pois com elas sabemos sobre questões financeiras do negócio, como está o Retorno Sobre os Investimentos, o branding e o relacionamento da marca com o público.

No entanto, antes de começar a analisar essas métricas de qualquer maneira, as organizações precisam definir os seus objetivos. Isso é importante porque é dessa forma que as respostas para algumas perguntas são encontradas.

Enquanto um negócio quer aumentar o tráfego de seu site, o outro pode ter como propósito fazer crescer o alcance da marca. E, claro, há ainda as empresas que querem aumentar as vendas.

A verdade é que existem inúmeros objetivos e para cada um deles podemos usar uma métrica. Se o seu negócio está em busca de mais tráfego para o site institucional, você pode avaliar, por exemplo, a quantidade de cliques em um link.

Pensando nisso, vamos explicar como medir a popularidade de um negócio, mostrar a importância disso, bem como apresentar algumas dicas para aumentar a popularidade da empresa. Acompanhe!

Mensurando o desempenho de um negócio

Para saber como está a popularidade de uma organização, é necessário avaliar algumas métricas. São elas:

CAC – Custo de Aquisição de Cliente

O Custo de Aquisição de Clientes diz respeito ao valor que você precisa investir para conquistar clientes em um determinado período.

Quando você conhece esses números, sabe quais são suas possibilidades de investir em marketing e o quanto suas campanhas estão dando resultados.

Assim, uma gráfica especializada em banner com ilhos vai somar todos os seus gastos com ações de marketing e dividir pela quantidade de clientes. Então, se ela investiu R$ 1.000,00 e conquistou 20 clientes, seu CAC é de R$ 50,00, por exemplo.

Taxa de conversão

Essa métrica é importante para saber a efetividade das ações em relação aos objetivos do negócio. Por exemplo, o objetivo de um supermercado é aumentar suas vendas.

Ele pretende lançar uma campanha no futuro e, para isso, precisa apenas do e-mail das pessoas interessadas em seus produtos. Nesse caso, a taxa de conversão diz respeito à captura de e-mails.

Por outro lado, uma loja de games quer aumentar as visitas em seu blog. Assim sendo, sua taxa de conversão será o número de sessões.

Em outras palavras, a taxa de conversão que você precisa analisar vai depender diretamente do objetivo da empresa.

Número de sessões

Para mensurar essa métrica, é importante utilizar o Google Analytics, uma ferramenta simples e completa que pode ser personalizada e ainda gera relatórios gratuitos.

Logo, o número de seções diz respeito à quantas pessoas acessaram o site da organização, sendo este qualquer tipo de acesso, inclusive de uma mesma pessoa.

Com base nessa informação, um fabricante de embalagem de papelão para salgados saberá quais são suas reais chances de conversão e o quanto sua marca é popular.

ROI – Retorno Sobre o Investimento

O Retorno Sobre Investimentos diz respeito aos lucros da empresa em relação aos investimentos que ela faz em marketing. É por essa razão que o ROI é uma das principais métricas a serem analisadas.

O cálculo é feito com base na subtração da receita de todo o valor investido, dividindo o resultado pelo investimento novamente.

Ou seja, se uma companhia investiu R$ 2.000,00 em uma estratégia de marketing e obteve um retorno de R$ 5.000,00, basta subtrair 2.000 de 5.000 .

Os R$ 3.000 obtidos como resultado devem ser divididos por 2.000, o que representa um ROI de 1,5.

Quantidade de comentários

O número de comentários é uma métrica importante quando você quer trabalhar melhor o branding do seu negócio e o relacionamento com o público.

Supondo que você tenha criado um artigo essencial para atrair novos clientes e ele obteve comentários positivos, você identifica que tipo de conteúdo traz mais credibilidade para o seu negócio.

Toda empresa, como um fabricante de adesivo jateado impresso precisa manter um bom relacionamento com os clientes para incentivar o engajamento, que gera comentários e interações.

A importância de estudar a popularidade da empresa

Ter conhecimentos a respeito da popularidade de uma organização é importante porque todas as marcas estão inseridas em um cenário mercadológico muito competitivo.

Isso se deve à democratização do uso da internet e à velocidade com que as pessoas podem obter informações.

Com a chegada do marketing digital, empresas de todos os portes e segmentos podem competir pela sua audiência.

Tendo em vista que os potenciais clientes têm acesso à informação de maneira facilitada, se um deles divulgar uma experiência ruim com a sua empresa, vai acabar influenciando as decisões de compra de outros indivíduos.

Não importa se o consumidor comprou um móbile pdv ou uma peça de roupa, ele vai compartilhar as suas experiências em diferentes canais, principalmente nas redes sociais.

Esta é uma das principais características do consumidor 4.0 que, diferentemente do que acontecia antes, possui um papel mais ativo na relação de consumo.

As opiniões de um indivíduo influenciam muito mais as outras pessoas do que as ações publicitárias. Então, a partir do momento em que a satisfação dos clientes entra em cena, melhora a percepção geral do público e ainda aprimora suas atividades.

Dicas para melhorar o crescimento do seu negócio

Mesmo que a velocidade da informação na internet seja muito rápida, a popularidade de uma empresa não acontece do dia para a noite.

É necessário investir em diferentes estratégias de marketing digital para impulsionar sua presença na web e conquistar um público maior. Dentre as melhores ações para isso estão:

1 – Aprimorar o seu site

Mesmo que você invista em outras ações, como folder para imprimir para divulgar o seu negócio na loja física, você não pode deixar o seu site de lado.

A maioria das pessoas que vai te encontrar na internet chegará por meio do Google, e se você não estiver entre os primeiros resultados, não vai chegar ao conhecimento dos usuários.

Para estar bem posicionado nos resultados de pesquisa, é necessário investir em SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias que melhoram suas páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados dos buscadores.

2 – Produzir conteúdos de qualidade

O consumidor moderno deseja obter informações sobre os produtos e serviços que pretende adquirir, é por isso que o marketing de conteúdo se tornou uma das estratégias mais importantes de marketing digital.

Por meio dele, uma empresa de cenografia para eventos consegue atrair as pessoas e aumentar sua autoridade de mercado, e quando falamos em conteúdos, nos referimos a diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Imagens;
  • Infográficos.

Independentemente do formato que você produza, é necessário trabalhar na qualidade e na relevância, sempre abordando temas que sejam de interesse do seu público-alvo.

3 – Estar presente nas redes sociais

As redes sociais são fundamentais para promover a interação entre a marca e os clientes. São espaços que ajudam esses dois lados da relação de consumo a socializar, além de melhorarem o atendimento ao cliente.

Uma loja de computador novo, em plataformas como o Facebook, o Instagram e o Twitter, pode interagir com os usuários e atrair a atenção deles para a marca, por meio da divulgação de publicações gratuitas e informativas.

4 – Usar marketing de influência

Atualmente, uma das melhores estratégias é fazer parcerias com os influenciadores digitais. São pessoas que utilizam as redes sociais para compartilhar o seu dia a dia, sendo poderosos formadores de opinião.

Ao trabalhar com esses influencers, a organização consegue aumentar sua popularidade. Logo, um chaveiro chave codificada deve entrar em contato com o influenciador que esteja relacionado ao seu mercado para negociar a parceria.

5 – Contar com a ajuda de uma agência de marketing

As agências de marketing digital são especialistas em melhorar a popularidade das empresas. Elas contam com profissionais que vão avaliar os objetivos do seu negócio e definir quais são as melhores práticas para alcançá-los.

Ademais, essas agências especializadas trabalham com ferramentas apropriadas que vão garantir o sucesso das estratégias e o aumento da popularidade da marca.

Você pode contar com agências que trabalham com diferentes segmentos ou aquelas que são especializadas em um nicho, como no caso de uma que trabalhe exclusivamente para empresas especializadas em algo.

Conclusão

Como podemos ver ao longo deste conteúdo, a popularidade de uma marca é fundamental para que ela conquiste a confiança dos consumidores e, consequentemente, aumente suas vendas.

Existem vários recursos que ajudam a mensurar a popularidade da organização e ferramentas adequadas para melhorá-la continuamente.

Assim, seu negócio vai conquistar um espaço maior no mercado em que atua e estará marcado na lembrança do consumidor, toda vez que ele precisar comprar um produto ou serviço que você vende.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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