segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Marketing de Relacionamento: saiba como implementar em seu negócio

O marketing de relacionamento, assim como todas as ações publicitárias que visam promover a marca ou o produto comercializado, é essencial para o crescimento e a consolidação de um novo negócio, perante o mercado.

E isso se dá especialmente porque, apenas em 2020, aproximadamente quatro milhões de novas empresas foram abertas no país, sendo que esse crescimento tem se mantido em 2021. 

Assim, conquistar novos clientes e aumentar o número de vendas tem exigido cada vez mais das organizações.

Por isso, a criação de estratégias que foquem na aproximação e fidelização dos clientes tem assumido uma centralidade importante nos planejamentos e elaborações de projetos de desenvolvimento organizacionais.

O que é o Marketing de Relacionamento?

O Marketing de Relacionamento é essencialmente um conjunto de ações que visa criar e manter um contato mais íntimo entre as empresas e seus consumidores. 

Assim, essa aproximação facilita a fidelização dos clientes e garante a conquista da lealdade daquele público.

Mas para que isso seja possível, é preciso realizar uma série de mudanças no processo operacional e na cultura interna da instituição. 

Isso porque, todos os tipos de interações que os clientes tenham com a organização – direto ou indireto – são capazes de interferir em sua jornada de compra.

Por isso, desde a apresentação da marca, o atendimento, o esclarecimento de dúvidas, até o desenvolvimento do design das mercadorias e a qualidade do serviço de entrega, precisam ser adaptados para a satisfação e cativação dessas pessoas.

Pois através dessas mudanças, além de aumentar o número de vendas, reduzir os gastos e ainda impedir que esses compradores migrem para outras instituições concorrentes, é possível ainda criar uma legião de fãs e divulgadores orgânicos do seu serviço.

Isso auxilia no aumento da credibilidade da empresa e na construção da reputação da marca, mas também ajuda a atrair novos compradores e promove um aumento importante no ticket médio da organização.

Como melhorar o relacionamento com o seu cliente e promover a fidelização?

O avanço da tecnologia e o crescente número de brasileiros nas redes sociais, tem propiciado um barateamento das ações de marketing, ao mesmo tempo em que essas plataformas digitais permitem uma análise mais precisa de cada uma das ações realizadas.

Assim, a efetuação de estratégias que permitam o aperfeiçoamento das relações comerciais com os clientes, podem ser acessadas por negócios de todos os tamanhos e setores. E entre as ações mais essenciais, temos:

  1. Conheça o perfil dos seus consumidores

Conhecer o perfil do cliente ideal é fundamental para facilitar a segmentação do público e o direcionamento das campanhas publicitárias. Deste modo, é possível ter um retorno ainda mais satisfatório e vantajoso.

Além disso, as informações acerca das características dos clientes ajudam na:

  •  Adaptação dos produtos e do atendimento;
  • Viabilização da divulgação de ofertas exclusivas;
  • Oferecimento de brindes e incentivos;
  • Recebimento de feedbacks importantes;
  • Facilitação do contato em datas importantes.
  1. Crie uma política de fidelização

Com o auxílio da melhor maquininha de cartão que se adapta ao seu negócio, a empresa pode utilizar as informações coletadas para construir um programa de pontuações e benefícios que incentivam novas compras e premie os clientes mais fiéis.

Assim é possível mostrar ao público todas as vantagens de continuar o relacionamento com a organização por meio de novas compras de produtos ou serviços.

  1. Esteja presente nas redes sociais

A maior parte dos brasileiros utilizam as redes sociais diariamente para fins de entretenimento e comunicação, mas também como forma de conhecer novas marcas e como fonte de pesquisa sobre a credibilidade e a qualidade de um serviço ou produto.

Por isso, a utilização dessas redes sociais pode ser a melhor maneira de alcançar novos clientes, estimular um feedback positivo e incentivar o engajamento. Além disso, a empresa pode construir uma imagem de autoridade sobre o mercado inserido.

  1. Utilize o e-mail marketing

O e-mail é um dos meios de comunicação mais pessoais que uma empresa pode ter com o cliente. Por isso, o investimento em campanhas de e-mail marketing costuma ter um retorno muito positivo para as instituições.

Aqui é possível enviar propagandas exclusivas, mensagens de parabenizações em datas como o aniversário, oferecer descontos especiais ou personalizar os conteúdos que mais sejam atraentes para aquele tipo de consumidor.

  1. Monitore os resultados e as informações obtidas

Tanto as redes sociais, os blogs ou alguns tipos de maquininha de cartão, permitem o acesso instantâneo às informações obtidas em cada campanha realizada. 

Assim, é possível monitorar esses resultados, adaptando as futuras ações de acordo com as taxas de cliques e de aberturas.

Esse acompanhamento constante de informações permite a adaptação das estratégias de Marketing de Relacionamento, fazendo com que os seus clientes se sintam mais satisfeitos e propensos a divulgação espontânea da marca, para familiares e amigos. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

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