quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Big data para marketing

A Tecnologia da Informação está intrinsecamente relacionada à função do uso de Big Data dentro do marketing. As propostas das empresas vão de encontro ao que o público-alvo anseia e deseja consumir ao longo do tempo e a análise desse comportamento consegue ser acompanhada por meio da gestão desses bancos de dados.

Isso pode ser aplicado em diferentes setores, como de alimentos, habitação, segurança e saúde, sendo os principais pilares para uma sociedade mais justa e igualitária. 

Contudo, há outros pontos que precisam ser analisados, e nesse sentido, a análise proposta pela Big Data reúne um volume de dados em grande quantidade, utilizando principalmente a internet como fonte principal, para entender os comportamentos e informações de forma compilada e acompanhada em tempo real.

Assim, as empresas podem melhorar a forma como se comunicam com o público, elevando o nível da propaganda e do marketing de acordo com especificações percebidas e indicadas pela própria sociedade.

A análise desses dados parte de diferentes fatores empregados quando se trata de Big Data, que são abordados como os 7 Vs:

  • Variabilidade;
  • Variedade;
  • Velocidade;
  • Veracidade;
  • Vínculo;
  • Visualização;
  • Volume.

Cada um desses fatores possuem um aspecto de precisão que deve ser implementado em uma campanha de marketing, levando em consideração todas as possibilidades de aplicação sobre o Big Data especificado. 

  1. Dados de variabilidade em períodos sazonais

Todos os dados captados pelo Big Data precisam ter um propósito definido. Quando se trata de variabilidade, é preciso identificar se há eventos em destaque em escala regional, ou mesmo globalizada.

Isso significa que feriados nacionais podem ser computados em um momento que se estuda o número de consumidores que viajam. Ou um mês específico em que há muitos casamentos e a venda de cama casal unibox aumenta nas lojas. 

Portanto, é preciso identificar como a variabilidade dos dados se aplica, para que o orçamento proposto dentro de um planejamento de marketing não seja desperdiçado.

É o caso de eventos esportivos em escala global, que envolvem times de futebol ou diversos esportes competitivos ao mesmo tempo, em um único local. 

Esses eventos mexem com a programação de TV, o interesse por diferentes atletas, nacionais e internacionais, quando se busca informações na internet, entre outras curiosidades que podem ser apresentadas em uma análise de Big Data e usadas para amplificar esse interesse.

  1. Variedade de dados analisados

Os dados gerados pelo Big Data podem ser apresentados de três formas distintas. 

A primeira é estruturada, em que o gerenciamento das informações podem ser guardadas em segurança, com acesso restrito e separados em diferentes categorias, como:

  • Contato;
  • Localização;
  • Perfil de consumidor;
  • Histórico de vendas.

Já a semi-estruturada utiliza informações de terceiros, porém pode haver complementações que ajudam em uma campanha publicitária voltada a um público específico. 

Por fim, a variedade não estruturada lida com interações sociais, como comentários em posts de redes sociais, ou contexto sobre vídeos nas plataformas digitais, visto que mescla diversas fontes. 

Nesse caso, a intervenção humana é necessária, incluindo a interpretação de todo o contexto apresentado. 

Se uma pessoa trabalha na área de beleza, por exemplo, e precisa aprender como tirar volume do cabelo masculino a partir de uma aula online, o que o Big Data pode propor são diversos vídeos explicativos e apontar esse comportamento para o responsável pela análise e planejamentos de uma marca que atua nesse segmento.

Dessa forma, apenas com a escolha de uma pessoa real é possível fazer a escolha do vídeo. Cabe aos responsáveis pelo setor de marketing utilizar outras ferramentas para se destacar entre todas as aulas à disposição.

  1. Velocidade trata da captação e análise de dados

A inteligência artificial trata o Big Data de acordo com as necessidades de uso dos dados captados e dispostos em cada situação. 

Por isso, uma pesquisa rápida sobre pirômetro preço aparece em um site de busca, mas com análise precisa de algoritmos.

Essa velocidade concebível está associada a diversas estratégias de marketing aplicadas pelas empresas, como o SEO (Search Engine Optimization). 

A plataforma de busca faz uma análise dos dados em um grande campo e reduz a busca conforme o interesse do consumidor.

É uma maneira de proporcionar às pessoas que possuem interesse em determinados assuntos um centralizador de busca e, a partir de então, se aprofundar nas questões e tratativas. 

Conforme a estratégia de SEO é aplicada nos sites, nas redes sociais, dentre tantas outras plataformas digitais, fica possível encontrar o que se procura de maneira mais fácil.

  1. Veracidade de informações deve ser averiguada

O conceito de Big Data é reunir o máximo de informações e, conforme a análise dos dados, apresentar um sentido próprio. 

Vale reforçar a questão do bom senso por parte das pessoas que fazem o compartilhamento e o uso das informações de forma verídica.

Sendo assim, se um profissional que trabalha como cat sitter preço é cobrado por hora, todos os dados apresentados se tornam verídicos quando pesquisados e apresentados em um ambiente que reúne esse tipo de trabalhador. 

Entretanto, os dados incluídos podem ser repletos de incompatibilidade por questões específicas, como localização, moeda local, concorrência e outros pontos que podem diferenciar o resultado final.

Por isso é preciso verificar se as análises apresentadas pelo Big Data quando aplicadas no setor de marketing estão de acordo com a realidade. Sem isso torna-se apenas um amontoado de informações que podem impactar negativamente nas estratégias e tomadas de decisão.

  1. Vínculo de dados se soma a outras informações

A internet é um grande aglomerado de informações que foi se acertando com o passar do tempo. 

Muito se deve aos registros presentes em empresas que reúnem máquinas e equipamentos próprios do Big Data voltados para cada setor de interesse da sociedade.

Por vezes os assuntos de interesse de uma parte se complementam com outras informações publicadas em um outro local. 

O vínculo ao qual estão relacionados pode ser aplicado conforme a visitação a sites corporativos, ou mesmo às redes sociais de cada indivíduo que publica na internet.

As ofertas de produtos personalizados, ou então a disposição de serviços como a terceirização de portaria presencial só aparece para quem realmente interessa, como é o caso de prédios corporativos ou condomínios residenciais.

O vínculo é associado conforme os algoritmos propostos em cada publicação, e analisado por uma central de Big Data que pode ser compartilhada conforme o interesse entre as partes. 

  1. Visualização de publicidade acompanha demanda

As tendências apresentadas pelo mercado consumidor podem ser determinantes quanto à visualização de um banner digital, ou mesmo um link em uma página de pesquisa. 

Até mesmo as redes sociais, sempre presentes na vida de internautas, utilizam a visualização como uma forma de promover ou reduzir a aparição na linha do tempo dos usuários e seu comportamento pode ser colhido e mensurado pelas empresas.

Dentro dos períodos mais frios do ano, pode ser que a visualização de uma propaganda de chuveiro de emergência em ferro galvanizado esteja presente na vida de internautas continuamente. Muito mais que nos meses mais quentes, com primavera e verão. 

O interesse por um assunto específico, em muitos casos relacionados aos portais de notícia, podem ter uma relevância maior e surgir com mais insistência, ou a procura por tais produtos também é elevada. 

Assim, esse comportamento deve ser avaliado e compreendido para propor ações mais efetivas.

São os dados provocados pelos próprios usuários, e identificados pelo Big Data como algo relevante e que precisam ser visualizados, de alguma forma, por quem está presente na internet que contribuem para essa avaliação e tomada de decisão, auxiliando nas estratégias de marketing da marca.

  1. Volume de informação promove melhor análise

A coleta e a análise de dados pode se dar por um grande volume de informações presentes nos centros de Big Data usados por grandes marcas, ou informações colhidas por todo o mundo. 

Dentro de uma campanha de marketing, é imprescindível que os dados sejam analisados de acordo com a finalidade proposta. 

Para fazer o orçamento projeto paisagismo de um condomínio residencial, por exemplo, é preciso levar em consideração o número de fornecedores disponíveis, o preço cobrado por cada empresa e toda a estrutura necessária para a formalização de jardins e demais locais que envolvidos.

Mas antes mesmo dessas determinações, o volume de informação pode ser avaliado pela marca, verificando as possibilidades de investimento, o interesse do público e até mesmo os custos envolvidos.

Assim, esses dados se mostram determinantes para a escolha final, e isso é captado a partir da análise dos dados apresentados a partir da busca dos usuários e pelos posicionamentos anteriores da marca.

Conclusão

A aplicação de estudos provenientes de um setor de estudos de Big Data voltados para as estratégias de marketing de uma marca, um produto ou um serviço específico, pode levar a diversos benefícios, entre os quais:

  • Aumento de engajamento da marca;
  • Dados integrados e correlatos;
  • Identificação de concorrência;
  • Precificação de produtos;
  • Planejamentos mais efetivos;
  • Tomadas de decisão mais ágeis e precisas.

É possível ir além, identificando agentes internos e externos que estão relacionados ao inbound marketing e ao outbound marketing. 

Até mesmo o mercado consumidor pode ser analisado, prevendo o comportamento dos consumidores e propondo estratégias que causam impacto real.

Conforme a análise de dados e os resultados apresentados sob o escopo do ambiente em Big Data, é possível propor abordagens sobre os consumidores que personalizam a jornada de compra. 

Assim, a experiência final de quem busca, por exemplo, valor transferência de veículo pr despachante, se torna personalizada e, ao mesmo tempo, inesquecível.

Por fim, toda campanha publicitária pode ser testada em ambientes virtuais, e assim reduzir qualquer tipo de falha quando for aplicada para o público. 

A tecnologia é a grande aliada em todos os setores produtivos e, por isso, as empresas devem acompanhar toda a evolução crescente que está em franca ascendência. 

Assim, compreender que as análises propostas pelo conjunto de Big Data tem relevância no marketing e no gerenciamento de um negócio como um todo, trazendo decisões mais adequadas e qualitativas para o desenvolvimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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