terça-feira, 7 de setembro de 2021

O que é DNA da marca?

DNA de marca é um conceito que vai muito além da aparência de um negócio, ao contrário do que imagina a maioria das pessoas.

Trata-se do conjunto de características que se originam na essência da empresa, ou seja, representa exatamente aquilo que a organização é.

É importante definir esse conceito porque ele ajuda a posicionar e transmite uma imagem forte para o público. 

Só que para funcionar, é necessário identificar o DNA da marca e utilizar ele de maneira estratégica.

Muitas marcas famosas, em diferentes segmentos, chegaram a patamares muito altos, justamente porque souberam trabalhar a sua própria essência.

Por ocuparem as melhores posições no mercado, elas se tornam preferência dos consumidores, conquistam mais oportunidades do que seus concorrentes e são lembradas como referência no que fazem.

Portanto, se você parar para pensar, vai perceber que existem muitas empresas que alcançaram essa posição. 

Lembrando que elas oferecem algo de qualidade, mas este não é o único fator que faz com que as pessoas comprem.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de DNA de marca, o que fazer para criar essa identidade e mostrar a sua importância para as organizações. Portanto, se você tem dúvidas, leia este conteúdo até o final.

Entendendo o conceito de DNA de marca

O DNA carrega os genes de um ser vivo e é responsável por todas as suas características. 

Quando nos referimos às marcas, essas informações dizem respeito à essência do negócio, que forma uma base para diferentes aspectos.

O DNA de um fabricante de letras caixa em aço inox se refere à sua imagem e às estratégias utilizadas. 

Existem muitas razões que levam os consumidores a pagarem mais caro por um produto por causa da marca.

Quando isso acontece, essas pessoas não estão comprando apenas objetos, mas também no que ele representa. 

Pense em marcas famosas de diversos segmentos, como fabricantes de automóveis, de refrigerantes, fast foods, entre outros.

Todas essas empresas comercializam muito mais do que apenas produtos e serviços. 

O que elas têm a oferecer está relacionado à sua história e às sensações que trazem para as pessoas, que é exatamente o que faz com que elas sejam reconhecidas.

Se você reconhece seu DNA, consegue entregar mais do que produtos e serviços, pois passa a promover um símbolo que fortalece o negócio em seu mercado de atuação.

Agora que você já entende o conceito de DNA da marca, no próximo tópico, vamos mostrar como você pode identificar as características do seu negócio.

De forma identificar o DNA do seu negócio

Para identificar o DNA do seu negócio, você precisa investigar alguns fatores que compõem a empresa e entendê-los. 

Esses fatores são:

  • Clientes;
  • Diferenciais;
  • Valores;
  • História.

O seu perfil de cliente ideal, ou seja, aquela persona que você utiliza para direcionar suas estratégias de marketing, tem muito a dizer sobre o seu negócio.

Além de potencializar suas ações de marketing, saber quem é o seu público e o que leva essas pessoas a escolherem a sua marca ajuda a identificar a identidade da sua empresa.

Se um fabricante de caixa de papelão personalizada com logo analisa o perfil do seu público-alvo e entende as particularidades dele, consegue levantar informações sobre o seu próprio DNA.

No que diz respeito aos diferenciais, precisamos ter em mente que todas as empresas possuem suas particularidades, e são elas que fazem com que determinado grupo de consumidores se identifiquem.

Quando uma pessoa se identifica com a sua empresa ela passa a preferi-la em detrimento de outras. 

Por exemplo, quando você chega na gôndola do mercado para comprar sabão em pó, você já sabe que uma marca é melhor do que a outra.

Existe aquela empresa que você confia mais e que você sabe que vai limpar as suas roupas como você espera. 

Além da confiança, muitos consumidores preferem comprar com uma empresa com a qual se identificam.

Um exemplo disso são os produtos veganos que estão conquistando cada vez mais adeptos, que são consumidores que compartilham o interesse pela preservação ambiental e por produtos que não são testados em animais.

Se um fabricante de adesivos para sala utiliza outros recursos para testar o seu produto, então uma parte dos consumidores vai se identificar com ele por conta disso.

Essa característica pode ser considerada o diferencial da marca, ou seja, uma qualidade que só ela pode oferecer aos seus clientes.

As pessoas, de modo geral, possuem seus valores e as marcas também têm seus princípios básicos que embasam suas ações.

Podemos citar como exemplo a credibilidade, a integridade e a criatividade, mas lembre-se de que cada empresa é uma instituição individual.

Nesse sentido, você precisa pensar em valores que sejam imprescindíveis para o seu negócio e que vão direcionar suas ações e sua conduta.

Por fim, a história de uma organização é parte fundamental de seu DNA. O que motivou a criação da empresa, toda a sua trajetória e os desafios que ela enfrentou e vem enfrentando também estão relacionados à sua essência.

Isso é tão importante que, hoje em dia, no marketing, podemos contar com uma estratégia conhecida como storytelling.

Trata-se de uma campanha, que pode ser veiculado em diferentes canais, inclusive em um banner para eventos, que conta uma história que desperta sensações positivas no público.

Dentro dessa estratégia, uma empresa pode contar sua própria história, e assim criar uma identificação com seu público-alvo. É uma maneira inteligente de expor o DNA da marca, ou seja, de mostrar a identidade dela.

Agora que você já sabe como identificar o DNA do seu negócio, no próximo tópico, vamos mostrar a importância dessa identificação.

Importância do DNA da marca

Uma empresa se diferencia dentro do seu segmento por conta de um conjunto de informações que ela carrega, e nele estão inclusas sua identidade e sua personalidade.

Essas informações constroem um significado único para cada organização, e eles conversam com os consumidores e criam vínculos entre eles e as companhias

A identidade e a personalidade da marca devem estar presentes em todos os canais de comunicação, como em um flyer festa. Com isso, a organização cria uma conexão emocional forte e prevalecente.

A construção do DNA de uma marca deve estar presente em um guia, que será consultado em todas as decisões relacionadas à empresa.

Ele precisa conter cerca de 20 características que formam esse código genético, para que a companhia seja identificada e se diferencie dos concorrentes.

Durante o processo de criação do DNA, outros elementos podem ser adicionados, para cumprir de maneira fiel o perfil da empresa e de seus gestores.

É importante dizer que a identidade deve ser um trabalho de criação colaborativa, envolvendo as figuras importantes do negócio e um profissional que ajude a conduzir o processo.

Quando uma empresa de locação de iluminação está trabalhando na construção de sua identidade, pode vir a descobrir muitas coisas sobre ela e com isso criar os alicerces para se posicionar como uma marca de valor.

Consequentemente, a organização consegue clarear e alinhar suas perspectivas de negócios e consegue tomar decisões de curto e longo prazo.

Assim sendo, se você deseja que o seu negócio ofereça produtos e serviços que entregam valor para a sociedade, precisa trabalhar em cima dessa metodologia.

Ela quem vai guiar a sua empresa em direção àquilo que você quer, melhorando o posicionamento da companhia, entregando uma proposta de valor, estabelecendo a sua essência e criando o propósito da marca.

Dentro de uma empresa de controle de acesso catraca, o DNA também ajuda a direcionar as campanhas de marketing e melhorar as decisões estratégicas.

O branding da companhia é mais efetivo e os investimentos em diferentes práticas trazem retornos melhores.

Só que além de criar essa identidade para o seu negócio, é necessário manter sua constância e coerência, principalmente, no que diz respeito às atividades e ao contato com o público-alvo.

É dessa forma que você vai construir valor na mente e no coração do consumidor, e conquistar resultados que chegam de maneira natural, equilibrada e duradoura.

Conclusão

Portanto, o DNA de qualquer negócio, como no caso de uma empresa de cenografia para eventos, reúne as características que fazem com que as pessoas se identifiquem com a organização.

Os consumidores saberão o que esperar da companhia e por isso não deixarão de optar por ela ao invés de outras. 

É no longo prazo que você sente os efeitos positivos de trabalhar em cima do DNA do seu negócio.

Ele vai agir de maneira positiva em cima do branding da marca e criar uma diferenciação vigorosa dentro do mercado em que ela atua.

Se os clientes têm certeza de quem é a sua empresa e o que ela tem a oferecer, eles não terão dúvidas na hora da compra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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