quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Como direcionar uma estratégia de marketing?

O departamento de marketing das empresas vem se tornando cada vez mais importante para o seu desenvolvimento interno, sendo suas funções imprescindíveis para permitir o alcance de bons resultados, e uma delas a criação de uma estratégia de marketing

Esse reconhecimento se deve ao fato de que, com o crescimento da internet, os consumidores ficaram inseridos em meio de constantes campanhas, exigindo que a empresa encontre formas de se destacar e aumentar suas vendas e desempenho. 

 

Basicamente, uma estratégia de marketing trata-se das metas e objetivos de marketing de determinada organização, com o objetivo de permitir que ela ganhe destaque frente à concorrência. 

 

Ela tem relação direta com o plano de marketing, mas ambos possuem conceitos diferentes, uma vez que o plano funciona como um recurso para garantir a eficiência do cumprimento da estratégia de marketing.

 

De maneira mais clara, ela se refere aos objetivos e metas que uma marca deseja alcançar, enquanto ele é o meio com os quais a empresa conseguirá atingir esses objetivos.

Mas, por que adotar esse método?

Uma estratégia de marketing se torna muito importante para uma empresa, visto que possibilita que ela crie um direcionamento para as suas metas, permitindo um trabalho mais focado e com redução de gastos em ações.

 

Ademais, ela assegura a companhia de que seus funcionários fiquem mais engajados com os projetos realizados, proporcionando um aumento da produtividade, uma vez que estarão mais satisfeitos.

 

Outro ponto muito favorável é que ela consegue garantir que a taxa de erros e necessidade de refazer os trabalhos sejam menores, pois todos conhecem as etapas e o que devem fazer, sem que algo sem necessidade seja realizado e o tempo seja perdido.

 

Isso porque, se uma empresa que realiza fachada de loja tem os colaboradores cientes de cada função, sabendo que a publicidade já foi criada, não perderá seu tempo criando um design que não será útil, pois a etapa foi concluída. 

 

Por fim, ela permite que a empresa entenda o mercado em que está inserida, suas condições e mudanças, conseguindo se preparar para possíveis problemas, diminuindo as consequências e empecilhos decorrentes de crises. 

Elaborando uma estratégia de marketing de qualidade

Para que uma estratégia de marketing consiga auxiliar a empresa na qual será implementada, ela precisa ser feita corretamente. 

 

Portanto, para te ajudar nessa empreitada, separamos algumas dicas para que seu negócio possa dar os primeiros passos de direcionamento de estratégias:

1 – Tenha os objetivos claramente definidos

Antes de qualquer passo, a empresa precisa definir quais são os seus objetivos, ou seja, onde deseja chegar. Assim, ela permite que suas estratégias tenham uma base e um sentido, garantindo um foco do trabalho realizado, além da compreensão da sua evolução.

 

Esse ponto é fundamental, uma vez que simplesmente realizar qualquer campanha sem um sentido por trás não transmite eficácia nenhuma. 

 

Contudo, é imprescindível entender que as metas definidas precisam ser claras e objetivas para garantir a compreensão do que será feito e de que a empresa está no caminho para alcançá-los.

 

Acima de tudo, eles precisam ser alcançáveis, caso contrário, de nada adiantará. Afinal, os colaboradores entenderão que não estão perto, diminuindo a motivação e produtividade, além de nunca conseguir se desenvolver, pois seguirão um caminho sem rumo. 

 

Por exemplo, uma empresa de conserto de apple watch que definiu o objetivo de aumentar o seu número de clientes consegue investir diretamente nos anúncios em redes sociais, garantindo o alcance ideal de público.

2 – Faça uma análise do mercado

O meio no qual uma empresa está inserida é um ponto muito influenciável ao seu desempenho. Por isso, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado, entendendo suas movimentações, influências, crescimento e tendências. 

 

Dessa forma, uma gráfica que faz adesivo vinil preto consegue antecipar suas mudanças e garantir que suas estratégias definidas continuarão sendo relevantes e influenciando no desenvolvimento dela como um todo, além de prevenir problemas futuros.

3 – Defina as personas do negócio

Um conceito muito usado na área de marketing é o de persona. Ele nada mais é que o cliente ideal de uma empresa, contendo todas as informações sobre um consumidor como hábitos de consumo, interesses e problemas.

 

Com isso, é possível criar campanhas com um direcionamento mais eficaz e que conseguirão apresentar o produto ou serviço oferecido como uma solução aos seus problemas, e não apenas como uma venda. 

 

Além disso, consegue-se entender a localização desses clientes, facilitando a escolha do canal de comunicação e sua experiência, garantindo que eles terão acesso às campanhas da empresa, além de que as oportunidades sejam bem aproveitadas. 

 

Veja na prática: se um grupo que realiza locação de máquina de café sabe que seus consumidores são homens, de 30 anos, que precisam de uma solução para o sono durante o trabalho, ela pode investir no e-mail marketing e mostrar seu produto como solucionador. 

 

De forma geral, esse tópico permite que as instituições alcancem suas metas mais facilmente e com menos gasto de seus recursos. 

4 – Analise a concorrência

Entender as características da concorrência, como seus pontos fortes e fracos, também é uma ótima forma de auxílio para a identificação do diferencial da empresa, ou seja, de seu passe para o destaque no mercado. 

 

É necessário entender quais são os seus produtos, preços e estratégias utilizadas, possibilitando o investimento na própria empresa em pontos que são fracos nas outras e, consequentemente, aumentar o seu público consumidor e resultados.

 

Por exemplo, uma empresa que vende itens de festa, como balão personalizado, poderá investir na publicidade deste seu produto para promover seu destaque em um nicho tão competitivo.  

5 – Estipule um orçamento a ser gasto

O orçamento é parte essencial de qualquer estratégia a ser aplicada, uma vez que ele definirá os limites de cada campanha, de acordo com as necessidades da empresa como um todo. 

 

É imprescindível ter atenção nesse passo para ter certeza de que ela não tenha que enfrentar problemas no momento de pagar contas e se mantenha estável, sem imprevistos financeiros e endividamento. 

 

Deve-se compreender também que as estratégias de marketing são uma forma de investimento, como em um computador usado, então os recursos serão aplicados no presente e o seu desenvolvimento ficará claro no futuro, com a observação dos resultados.

6 – Acompanhe os resultados

A melhor e mais eficiente forma de entender se uma estratégia está sendo de fato eficaz é por meio da análise dos resultados dos trabalhos feitos. Afinal, ela permite que a empresa saiba onde se encontra em relação à sua busca por metas. 

 

No setor de marketing, esse acompanhamento é feito por meio do uso de métricas chamadas KPIs (ou Key Performance Indicators), que são diversas categorias de dados relevantes e específicos de cada situação, permitindo uma visão clara. 

 

Na prática, uma empresa que faz recarga para extintores e investiu em determinada campanha de publicidade, ao analisar esses dados, é capaz de analisar quantos clientes foram atraídos e consumiram o produto, observando se a estratégia foi vantajosa ou não.

 

Com isso, é possível adaptar suas estratégias, garantindo sempre que as ações que foram eficazes permaneçam, e as sem resultado sejam adaptadas para serem mais assertivas. 

Por dentro das ferramentas de marketing mais usadas

Para todo esse processo de direcionamento de estratégia ser realizado da melhor maneira, as empresas podem usar determinadas ferramentas de marketing, como as listadas a seguir:

 

  • Plano de marketing;
  • Benchmarking;
  • Escala servqual;
  • Segmentação de mercado;
  • Disparo de e-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Inbound marketing;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • Marketing de conteúdo;
  • Links patrocinados. 

 

Esses são apenas alguns modelos de recursos principais e que podem garantir que as estratégias de marketing definidas atinjam de fato os seus resultados, sendo necessário fazer um estudo aprofundado para saber qual melhor se adequa a seus objetivos. 

 

Um exemplo prático deles é que, com um SEO de qualidade, uma fábrica pode criar um blog e se destacar devido a sua relevância, atraindo mais clientes para sua página e aumentando os acessos a seu artigo com dicas de decoração com caixa maleta papelão

 

Ou, ainda, a partir da criação de um calendário de publicação nas redes sociais, essa mesma fábrica pode criar estratégias para ganhar visibilidade e engajamento nessas plataformas.

Conclusão 

As estratégias de marketing são ferramentas muito usadas pelas empresas nos dias de hoje, sendo essenciais para o seu desenvolvimento no mercado e para criar uma base sólida para as demais campanhas da companhia. 

 

No entanto, é importante que ela seja aplicada seguindo algumas etapas, cumprindo todo o planejamento e objetivo inicial do negócio, para assim alcançar os resultados desejados a médio e longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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