quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Por que trabalhar o marketing sensorial?

Em busca de resultados que vão além das soluções que um produto ou serviço apresenta, empresas estão desenvolvendo estratégias baseadas em marketing sensorial, que envolve pontos de conexão entre a marca e os sentidos de seus consumidores.

Para entender melhor essa estratégia, é preciso considerar que, na maioria das vezes em que conhecemos e nos tornamos fiéis a uma marca, isso acontece por meio de estímulos.

 

Esses sentidos, então, são quase sempre evocados por experiências previamente pensadas por esses negócios, que fornecem uma série de vivências, trazendo à tona algum sentimento ou até mesmo predisposição para gostar do que o negócio oferece.

 

Ou seja, a partir da ideia do marketing sensorial, é possível entender que tudo aquilo que envolve o relacionamento com o cliente vale a pena para que a marca fique em evidência.

 

Neste texto, vamos entrar mais profundamente no conceito de marketing sensorial, realçando seus pontos de vantagem para os negócios, como uma escola de aula de ballet para iniciantes, além de dar dicas para começar a trabalhar esses pontos. Acompanhe!

Mas, o que é o marketing sensorial?

O marketing sensorial tem como prioridade a criação de um relacionamento saudável entre empresa e cliente, além de uma viabilização da escolha do consumidor pela compra, sobretudo pela fidelização à marca, baseando-se em ações que evocam sensações.

 

Essas sensações são provocadas por estratégias que se firmam dentro dos cinco sentidos humanos, sendo estes:

 

  1. O tato;
  2. O paladar;
  3. O olfato;
  4. A visão;
  5. A audição.

 

Por exemplo, por meio do tato, uma loja de colar comprido feminino pode estimular o cliente a tocar nas peças, sentir melhor um produto que deseja comprar, mas que também tenha essa experiência de toque em outros pontos, como no conceito de recepção.

 

A sensação que é tida com o contato em peças de arte, cadeiras e, principalmente, com a percepção corpórea dessas opções, como consequência traz uma identificação da marca.

 

Com o paladar nem sempre é fácil, caso a empresa não atue especificamente dentro de uma área de alimentação, que é o caso de uma escola particular 1 ano, onde é possível trabalhar diretamente com um prato ou um menu especial para as crianças.

 

No entanto, a partir de um ambiente onde haja alimentos, algo que possa trazer uma experiência agradável, ainda que durante o atendimento, certamente vai deixar uma boa impressão para os consumidores ou ainda para as pessoas que a conheceram há pouco.

 

O olfato é, de longe, um dos principais nas estratégias de marketing sensorial, e um bom exemplo disso são empresas que deixam em lojas e produtos aromas específicos.

 

Muitas das vezes, algumas marcas, como uma loja de encadernação de livros, trabalham com perfumes próprios, ou ainda raros, de modo que possam trazer uma diferenciação e exclusividade às pessoas que ali estão, fazendo com que haja sempre um reconhecimento.

 

A visão certamente é outro dos pontos mais fáceis de trabalhar, tendo em vista que tanto em meios presenciais quanto por formato digital existe a possibilidade de contato com o cliente.

 

Porém, quando falamos em marketing sensorial, é importante que a prioridade seja com a identidade visual da empresa, que marca tudo o que ela traz de diferente, em especial aquilo que ela representa inserida no mercado de aluguel de impressora.

 

Por fim, a audição faz parte de uma experiência interessante e fortemente utilizada por lojas e organizações onde existe um contato presencial para compra.

 

Um bom exemplo de como esse sentido é utilizado é dentro de um espaço de produtos artesanais, onde tocam playlists de músicas de artistas independentes, o que se assemelha ao que a marca tem como propósito, promovendo uma diferenciação.

 

Assim, vemos que, a partir do uso desses sentidos, empresas como as de contratar motoboy têm como prioridade a inserção de pontos de experiência, onde o cliente veja a sua importância.

 

Mais do que isso, em alguns casos o consumidor acaba lembrando daquela marca sempre que entra em contato, em outras ocasiões, com lembranças dos sentidos que teve em meio à interação com ela. Essa, de fato, é a prioridade do marketing sensorial.

Quais suas principais vantagens?

Agora que você já conhece mais sobre o marketing sensorial, em especial seus modos de atuação e qual o principal ponto de interesse de empresas que o utilizam, como o caso de uma consultoria de laudo avcb, é importante entender suas vantagens.

 

Em primeiro lugar, sempre que uma companhia ou qualquer pessoa trabalha com os sentidos, o reconhecimento e a marca que fica em uma experiência é muito mais intensa.

 

O que as empresas desejam hoje em dia é que seu público entre em contato com ela e que o negócio jamais seja esquecido. Para isso, utilizar meios sensoriais é, sem dúvida, uma das melhores escolhas, pois consegue firmar com qualidade esse ponto de lembrança.

 

Outro benefício é de fato a própria experiência. Para providenciar uma vivência, cria-se uma conexão a partir de sentimentos com o consumidor, o que o leva a ter um vínculo.

 

Um bom caso de marketing sensorial se dá a partir de uma música comovente em um espaço de comidas. Os clientes que vão criar algum ponto de sensibilidade com a experiência certamente vão estar mais propensos a comprarem algo para comer.

 

Assim, os negócios de marido de aluguel sp que trabalham marketing sensorial podem desenvolver uma venda de produtos e serviços sem ter que oferecer diretamente este ponto para os consumidores, fazendo então o que chama-se de venda orgânica.

 

Se pararmos para observar, as estratégias de marketing sensorial não colocam resultados de forma instantânea. Pelo contrário, elas desenvolvem uma construção, onde existe uma marca fixada em meio a sensações e sentimentos, evocados por uma ação.

 

Logo, o desejo de compra geralmente surge mais tarde, inserido em uma situação específica, onde o cliente se lembra da empresa a partir daquilo que ela deixou como identificação.

 

Por fim, a identidade da marca é criada. Essa é uma das formas do negócio ser reconhecido, mesmo em meio a uma multidão de concorrentes.

 

Um ótimo caso de utilização de marketing sensorial, e que até hoje traz resultados positivos à empresa, é uma marca de roupas nacionalmente conhecida que possui um cheiro característico em sua loja. Ao falar do negócio, esse é seu primeiro ponto de diferenciação.

Como colocar esse recurso em prática?

Nos exemplos de sentidos aplicados dentro desse tipo de marketing, conseguimos entender algumas formas e ideias para as mais diferentes empresas em um mercado.

 

A principal preocupação, neste sentido, é fazer com que alguns pontos de reconhecimento da marca sejam evocados por meio de sensações próprias, escolhidas para cada ocasião e aplicação, como dentro de uma recepção.

 

Porém, antes mesmo de começarmos a escolher todos os sentidos como foco, é preciso pensar no contexto do que a empresa oferece e trabalha de fato.

 

Afinal, ainda que as sensações apresentem potencialidades, seu uso em conjunto pode não ser a melhor opção. Como o caso de um restaurante, cujos pratos são a parte de experiência, e não um cheiro ou perfume, ainda que a comida seja perceptível pelo olfato.

 

Por isso, a primeira dica é saber focar em uma ação própria para a sua empresa, que em um cenário de atendimento ao cliente funcione melhor e traga melhores resultados.

 

Outra grande dica é tentar buscar aspectos de diferenciação ou até mesmo de exclusividades. Nos exemplos acima, falamos como uma loja de roupas escolheu um cheiro próprio e passou a ser reconhecida por ele em todos os lugares onde possui filiais.

 

Em outro caso fictício, um salão de beleza pode focar em móveis de alta qualidade, além de uma decoração que só pode ser vista em suas unidades, trazendo essa identificação.

 

Um cuidado deve prevalecer quando se trata de sensações: uma ideia errada em um contexto errado. Muitas vezes, a ideia da empresa de trazer uma lembrança boa ou gerar identificação pode sair pela culatra se um princípio sair do lugar.

 

Por isso, certifique-se de que o marketing sensorial que for ser feito como estratégia da sua empresa levará em consideração o seu cliente, mas, sobretudo, uma opinião generalizada de todos os envolvidos.

 

Em aromas ou até mesmo na escolha por uma identidade visual, procure entender o que seu público assume gostar, bem como se os membros da equipe acham que é a melhor opção.

Considerações finais 

O marketing sensorial trabalha os cinco sentidos na identificação de uma marca pelo cliente. Por meio de pontos que possam trazer uma experiência interessante, é possível viabilizar um desejo de compra e um reconhecimento próprio do negócio.

 

Ainda que pareça fácil, trabalhar esses pontos devem receber o máximo cuidado, visto que em grande parte dos casos, existe a problemática do subjetivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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