domingo, 12 de setembro de 2021

O que é cultura de consumo?

É importante ter conhecimento do conceito de cultura de consumo para entender como essas relações se estabeleceram e evoluíram na sociedade. Com isso, conseguimos ampliar a análise em relação aos fenômenos que formam o mercado atual.

Dessa forma, é possível ainda nos antever aos possíveis desdobramentos no futuro sobre a maneira como as pessoas consomem.

As mudanças no comportamento social são constantes e influenciam em muitos aspectos, dentre eles, a maneira como consumimos produtos e serviços.

Essa evolução muda a necessidade das pessoas, principalmente no que diz respeito aos recursos tecnológicos. Seria estranho se chegássemos em uma loja e encontrássemos um televisor fabricado nos anos 1980.

Esse produto, assim como muitos outros, passou por diversas mudanças, e elas mudaram as necessidades de consumo das pessoas.

No entanto, não é apenas a evolução tecnológica que impõe uma nova cultura de consumo, mas também as mudanças no estilo de vida. Uma sociedade moderna não comporta as necessidades de décadas passadas em muitos sentidos.

É com base nessa premissa que, neste artigo, vamos explicar o conceito de cultura de consumo, mostrar a importância de estudá-la e comentar a relação existente entre a cultura e o consumo. Acompanhe!

Entendendo o significado de cultura de consumo

Para o sociólogo Don Slater, a cultura de consumo surgiu no século XVIII com a proposta de afirmar a diferenciação social em meio à uma cultura progressista, racional, moderna e livre.

O consumo de qualquer produto ou serviço, como aqueles oferecidos por uma autorizada philips, é considerado um processo cultural. Entretanto, a cultura de consumo é algo único porque se trata da reprodução cultural desenvolvida na modernidade do Ocidente.

Além disso, a antropóloga Lívia Barbosa vai dizer que o consumo não é utilizado como formas de diferenciação a reprodução social, uma vez que para a sociedade de mercado, o que deve ser usado e consumido é representado por:

  • Grupo étnico;
  • Sexo;
  • Idade;
  • Status.

Um bom exemplo de distinção entre sociedade e cultura de consumo é a Índia, visto que sua religião determina os alimentos que devem ser consumidos, como devem ser ingeridos e os modos de preparo.

A escolha dos cônjuges feita pelos pais também leva em conta a religião, e tudo isso interfere no direito de escolha individual, algo indispensável para formarmos a cultura de consumo das sociedades ocidentais.

No que diz respeito ao significado de cultura de consumo, ela nada mais é do que o modo como o ocidente, durante a modernidade, identifica a maneira dominante de reprodução cultural.

Algo que acreditam ter influenciado muito a maneira como as pessoas consomem foi o início da produção industrial, que estabeleceu novas relações de consumo por meio do aumento da oferta e ampliação do acesso às mercadorias

Hoje em dia, podemos comprar diferentes soluções, como aluguel impressora, mas a cultura de consumo surgiu antes mesmo do início da produção industrial.

Ou seja, ela não pode ser dada como um efeito da modernização da indústria e da cultura, mas deve ser vista como parte da construção do mundo moderno.

Em outras palavras, o modo como as pessoas consomem teve mudanças antes da revolução industrial e foi importante para o início da era moderna ocidental.

Seria difícil para a industrialização crescer em uma base capitalista se não houvesse uma demanda para a sua produção.

Assim sendo, a cultura de consumo revolucionou as relações de consumo e não foi uma consequência do crescimento industrial, mas sim, a base para o seu surgimento.

Durante o século XVIII, a expropriação de mercadorias provenientes da exploração colonial introduziu diferentes insumos no mundo ocidental que antes eram desconhecidos.

Produtos de diferentes tipos, como frutas, café, brinquedos, tabaco, entre outros, despertaram novas necessidades e estimularam diferentes costumes, o que aumentou a demanda de produção de novos bens.

Inclusive, muitos produtos e serviços que conhecemos hoje, como encadernação tcc, surgiram por conta dessas necessidades.

Hoje em dia, até mesmo o lazer é tratado como mercadoria, temos como exemplo os ingressos, que dão acesso a shows, eventos esportivos, peças teatrais, etc.

Agora que você já entendeu o conceito de cultura de consumo, vamos mostrar por que é importante estudá-la.

Importância de estudar a cultura de consumo

O consumo é algo intrínseco do ser humano, pois todos os dias, mesmo sem se dar conta, estamos consumindo. Seja energia elétrica, equipamentos e ferramentas de trabalho, dentre outros itens indispensáveis no dia a dia.

É fundamental estudar a cultura de consumo porque o ato de consumir não está relacionado apenas ao luxo, ostentação ou carência de bens.

Em todas as sociedades, o consumo relaciona as práticas e as relações sociais, portanto, até mesmo nossas experiências podem ser consideradas um tipo de consumo.

Em outras palavras, reproduzir é uma atividade básica e, além disso, é válido ressaltar que é possível viver sem produzir, mas não sem consumir.

Quando você procura por um chaveiro de automóveis, mais do que resolver um problema, está atendendo a uma necessidade, que media as relações sociais e constrói identidades, expressões pessoais, fronteiras sociais e status, por exemplo.

É por meio do consumo que o ser humano se identifica com algo, arquiteta seus próprios gostos, cria um estilo de vida e marca sua posição política na sociedade.

O processo produtivo não atende a outras dimensões relacionadas ao gosto, à reafirmação de identidades ou ao estilo de vida.

Quando os pais de uma criança preferem matriculá-la em uma escola particular fundamental, estão consumindo um serviço que atende às suas expectativas e necessidades.

Quando entendemos e estudamos a cultura de consumo, passamos a compreender as razões pelas quais a sociedade atual faz suas escolhas e preferências nesse sentido.

Quanto aos aspectos simbólicos e culturais do consumo, podemos discutir outras questões, que nos permitem entender o mundo de bens e serviços, mesmo que ele não produza nada palpável.

Ademais, aprendemos a observar as relações sociais que se associam a um bem de consumo, entendemos como signos, experiências e tudo o que é intangível e imaterial é consumido.

É com base nesse conhecimento que descobrimos se o consumo é parte apenas de uma sociedade capitalista, logo, nos tornamos capazes de entender outros tipos de satisfações e obrigações que se satisfazem quando consumimos algo.

Também é uma forma de entender os anseios que nos levam a optar por produtos e serviços, como a compra de uma comida que recebemos em casa por um motoboy entrega, apesar da consciência de consumo e de seu papel em nossas escolhas.

No entanto, além de estudar a cultura de consumo, precisamos acompanhar o processo pelo qual ela acontece, de que forma é construída, além de entender outros significados que se relacionam às atitudes decisórias.

Este estudo ainda nos leva a compreender a usabilidade e os rituais de consumo que podem ou não ser conscientes.

Tal conhecimento pode ser obtido por meio da antropologia aplicada, que liga os significados e valores que se encontram dentro das relações sociais.

Por fim, esse estudo também é crucial para uma empresa de recarga de extintores, uma vez que ela pode prever o comportamento das pessoas e se antecipar a ele para acompanhar as mudanças dentro da sociedade em relação ao consumo.

Sobre a relação entre cultura e consumo

Por conta do surgimento de novas tecnologias e do modo como as pessoas interagem hoje, juntamente às estratégias de publicidade, a cultura e o consumo passaram a se relacionar de maneira diferenciada.

O comportamento do consumidor sempre mudou, mas devido ao estilo de vida atual, desenvolvemos novos hábitos de consumo.

O sistema capitalista é o primeiro influenciador nesse aspecto, visto que nós precisamos consumir e adquirir produtos e serviços para nos sentirmos integrados à sociedade.

As pessoas se tornaram aquilo que elas compram, por exemplo: se você procura por conserto tela apple watch 3 é visto de uma maneira diferente de uma pessoa que procurou por conserto de um relógio comum.

A cultura e o consumo também se relacionam por conta das propagandas publicitárias, pois as pessoas estão constantemente associando a compra de determinados produtos com seu caráter social.

Além disso, o subconsciente também exerce um papel importante nessa relação, sofrendo influências de simbolismos de ordem cultural, e eles chegam aos consumidores por meio dos anúncios na internet, propagandas na TV, vitrines, dentre outros canais.

Conclusão

Ao estudarmos a cultura de consumo, é possível entender muito a respeito da sociedade, pois tudo o que consumimos é moldado pelas características sociais.

É importante que as empresas entendam esse conceito para que possam antever mudanças e se preparar melhor para elas.

Ademais, esse entendimento também se faz necessário para os consumidores, pois ao mesmo tempo em que se trata de um processo natural, ele pode levar ao consumo exacerbado, que desencadeia outros problemas sociais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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