sábado, 11 de setembro de 2021

O que é o brand sense?

Brand sense é uma estratégia que tem o objetivo de fortalecer a relação das marcas com os consumidores, aproveitando todos os momentos de contato e interação.

Com algumas técnicas, essa estratégia consegue despertar sensações e sentimentos, que fidelizam os clientes e aumentam sua satisfação.

Toda empresa precisa trabalhar a sua imagem para que seja mais relevante no mercado e conquiste sua identidade, em outras palavras, ela precisa executar o branding.

Nesse sentido, o brand sense ajuda a fortalecer a marca diante de seu público, visto que envolve a percepção do cliente em relação à empresa. 

No entanto, estamos falando de um esforço contínuo, executado em cada oportunidade de interação.

O consumidor moderno é mais exigente e valoriza a sua experiência com as companhias, desde o momento em que visitam uma loja ou quando acessam um site.

Tudo isso se configura em oportunidades de interação que ajudam a construir a percepção do consumidor e melhoram a imagem da marca.

Pelo fato de ele ajudar a chamar a atenção do público e gerar valor, neste artigo, vamos explicar o conceito de brand sense, como deve ser trabalhado e as suas vantagens. 

Entendendo o conceito de brand sense

Brand Sense ou Brand Experience é uma estratégia que tem o objetivo de gerar valor durante uma experiência de interação, contato e consumo, entre as empresas e os consumidores.

Diversas áreas de percepção são exploradas com o objetivo de garantir que o público estabeleça a sua ideia em relação a uma empresa, de acordo com a experiência que teve com ela.

Ele pode ser utilizado até mesmo em embalagens para tapioca, entre outros pontos, e vem sendo praticado há bastante tempo.

Seu foco está nos detalhes, que por mais marcantes que sejam, podem não ser percebidos pelo público como propositais.

Devido ao avanço nas estratégias de marketing digital, as empresas tiveram que desenvolver outras propostas de brand sense na internet.

Na relação de compra e venda existem os momentos de contato, que podem ser presenciais ou não, como no caso de um estabelecimento físico ou um atendimento prestado por e-mail.

Durante esses contatos ocorrem as interações, que se baseiam na troca de informações, diálogo, conversas e tratamento natural.

Durante os contatos utilizamos o brand experience para que as experiências dos consumidores sejam positivas e marcantes. 

Por exemplo, quando uma pessoa vai a uma loja, ela deve encontrar um estabelecimento com as seguintes características:

  • Atendimento eficaz;
  • Ambiente confortável;
  • Playlist agradável;
  • Boa abordagem dos vendedores;
  • Aroma que cause associação natural.

Assim como uma boa fachada de loja ACM logo na entrada do estabelecimento, todos esses detalhes, quando bem combinados, trazem uma experiência agradável para o cliente.

Com isso, ele sempre vai associar a marca a um momento positivo que viveu, enquanto estava em seu espaço ou ao interagir com ela de alguma forma.

Portanto, agora que já sabe qual é o conceito de brand sense, no próximo tópico, vamos mostrar como ele pode ser promovido pelo seu negócio.

Como trabalhar ou brand sense

A experiência do público com a sua marca faz uma enorme diferença para o desempenho dela no mercado. 

No entanto, você só consegue alcançar bons resultados se utilizar as seguintes estratégias.

Definir os objetivos

Qualquer estratégia de marketing só vai funcionar se você souber quais são os seus objetivos, pois eles vão guiar o trabalho e as decisões de médio e longo prazo.

Precisamos estabelecer algumas métricas que vão representar os resultados que queremos alcançar, e elas também são essenciais para acompanhar o sucesso.

Para definir os seus objetivos, você precisa ter em mente de que forma eles vão refletir na rentabilidade do seu negócio.

Adaptar as campanhas

É importante adaptar as campanhas ao público, porque cada negócio, como um fabricante de envelope personalizado para empresa, possui um público-alvo diferente.

Sendo assim, é necessário usar linguagens diferentes, acompanhar as demandas e saber de que maneira você deve se comunicar ao longo do tempo. 

No entanto, não devemos descartar as mudanças que podem acontecer.

Qualquer mudança relacionada ao público ou mercado exige que você adapte suas campanhas e mude o seu foco. É dessa forma que você vai garantir a máxima satisfação para os seus clientes.

Inspirar-se em casos exemplares de sucesso

Com certeza, ser criativo e inovador é fundamental para uma estratégia de brand sense de sucesso, e embora você não deva se prender a métodos já estabelecidos, pode aprender muito com outras empresas.

Ao fazer um estudo de mercado, uma gráfica especializada em convite de casamento tradicional pode inovar os seus produtos e estratégias, e com isso obter diferentes resultados.

Além de você poder se inspirar em cases de sucesso de outras marcas, pode avaliar erros que elas cometeram e que você deve evitar.

Investir em experiências inovadoras

Os consumidores estão mais informados, por isso, eles já conhecem alguns padrões das empresas e sabem o que esperar delas.

Para fugir do óbvio e fazer com que a experiência entre os consumidores e o seu negócio seja memorável, você precisa sair dos padrões e oferecer algo único.

Em qualquer segmento as experiências inovadoras são muito valorizadas pelo público em geral.

Visto que são capazes de trazer sensação de exclusividade e tornam a empresa um órgão singular.

Muitas vezes, as organizações, como fabricante de bloco de pedido personalizado, podem descobrir maneiras de inovar apenas prestando atenção no público e em suas demandas.

Aproveitar os diferentes sentidos

As experiências dos seres humanos envolvem muito mais do que a fala e a visão, por isso, aromas, toques, sabores e músicas complementam essas experiências, e eles são muito importantes para as estratégias de brand sense.

Inclua no seu planejamento todos os sentidos do corpo humano, pois eles vão enriquecer as suas campanhas. 

Entretanto, destaque aqueles que são condizentes com o seu produto e que contribuem com a satisfação do público.

Apostar em um atendimento personalizado

Um atendimento personalizado e humanizado esse é o boi inteiro tem uma para melhorar a percepção dos consumidores em relação à sua marca.

Você não precisa criar uma estrutura única para cada atendimento, mas ao mudar alguns pontos, seus clientes e potenciais clientes terão uma experiência muito melhor.

Vantagens do brand sense

Uma empresa de locação de iluminação para eventos pode se beneficiar com essa estratégia de muitas maneiras.

Uma delas é que há uma melhora no reconhecimento da marca, um dos principais objetivos de muitas estratégias de marketing.

Seu negócio será muito mais visível e reconhecido pelo público, tendo em vista que ele garante uma experiência positiva e consistente, que ajuda a promover a imagem e faz com que a empresa seja uma referência em seu mercado.

A organização consegue fidelizar os clientes com mais facilidade, pois investe em um trabalho que proporciona momentos inesquecíveis para os consumidores.

O mercado está abarrotado de oportunidades para as pessoas, ou seja, elas podem comprar exatamente o mesmo produto ou serviço com diferentes empresas.

Agora, se você trabalha bem o brand sense, vai fazer com que o consumidor prefira o seu negócio em detrimento de outro, toda vez que ele precisar de uma solução que você vende.

Um buffet para eventos empresariais também será capaz de gerar mais valor aos olhos do público. 

Isso acontece porque quando você promove uma experiência positiva, a reputação se espalha.

Os consumidores tendem a falar de uma experiência positiva com outras pessoas de seu círculo social, fazendo com que o valor do seu negócio alcance uma extensão maior.

O brand sense ajuda a construir marcas sólidas, que são mais próximas de seu público e promovem um relacionamento cheio de interações, satisfação e sentimentos positivos.

Isso é promovido de maneira estratégica, o que gera uma percepção positiva e experiências cada vez mais agradáveis para as pessoas.

Independentemente de o cliente ter ido até um estabelecimento especializado em controle de acesso catraca ou acessado o seu site, ele vai se deparar com uma experiência de proximidade entre ele e a companhia.

Mas, tudo isso só será possível se você souber trabalhar as estratégias de brand sense que mostramos ao longo do texto, promovendo um relacionamento positivo com os consumidores.

Conclusão

Portanto, o mercado está cada vez mais competitivo, o que leva as empresas a tentarem novas maneiras de posicionar a sua marca perante o público-alvo.

Além dessa competitividade, o consumidor está mais exigente e espera inovações por parte das organizações. 

Esta é exatamente a proposta do brand sense, pois, com ele, a empresa desperta sentimentos e sensações que geram valor.

Gerar valor é fundamental para atrair os consumidores e para fidelizar aqueles que já compram com você. 

A partir disso, sua empresa será reconhecida e sempre será lembrada por um bom momento proporcionado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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