sábado, 4 de setembro de 2021

Estratégia de mídia social: Conheça 4 dicas

Saber trabalhar com mídia digital é uma necessidade para qualquer tipo de empresa, mas, ainda assim, muitos empreendedores têm dúvidas em como elaborar um bom plano de marketing digital.

Mesmo tendo isso em vista, a maioria das organizações que investe nas estratégias de marketing pela internet é formada pelos pequenos negócios. O problema é que algumas podem fazer isso sem um planejamento e não alcançam nenhum resultado.

Além de não colher nenhum fruto, acabam perdendo tempo e dinheiro com práticas que não correspondem aos seus objetivos.

Talvez isso aconteça porque muitos empreendedores se sentem ansiosos na hora de investir em marketing, ou ainda, porque essa etapa é vista como um processo tedioso e acaba sendo ignorada.

Com certeza, a prática é mais interessante, mas é o planejamento que vai guiar as ações, de modo que elas sejam mais assertivas e frutíferas.

Não ter um bom planejamento de marketing é a mesma coisa que dirigir sem mapa ou GPS em um lugar que você não conhece.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar como elaborar uma estratégia de mídias digitais, quais são as principais mídias, bem como mostrar os passos para elaborar esse tipo de estratégia. Acompanhe!

Como construir uma estratégia de mídias digitais

Para elaborar um bom plano de mídias digitais, é necessário seguir um passo a passo que envolve as seguintes práticas:

1.    Determinar os objetivos

Para quem não sabe para onde ir, qualquer lugar serve. Você já deve ter lido ou ouvido essa frase em algum lugar, e ela se aplica muito bem ao marketing digital.

Primeiro, é preciso saber qual é o seu objetivo para depois saber quais são as ações necessárias. Então, antes de montar um planejamento em seu computador novo, pense se os objetivos da companhia são:

  • O atendimento ao cliente aprimorado;
  • Aumentar o reconhecimento da marca;
  • Fazer as vendas diretas crescerem;
  • Gerar mais leads.

Esses são alguns exemplos de resultados que as marcas podem perseguir, mas além de defini-los, você precisa determinar as metas para saber quais serão as métricas indicadores-chave apontados.

2.    Saber com quem está lidando

Todas as suas estratégias de marketing serão direcionadas ao público-alvo, portanto, você precisa saber quem são essas pessoas para investir em boas estratégias.

É possível contar com ferramentas que ajudam a descobrir essas características e, a partir disso, vamos saber a linguagem da marca e o tipo de conteúdo que será produzido.

É dessa forma que vamos direcionar a campanha para os consumidores que realmente estão interessados em seus produtos e serviços. Aliás, saber quem são eles também é importante para criar anúncios no Facebook e no Google.

3.    Escolher as estratégias ideias

Se você sabe quem é o seu público, então tem condições de escolher suas estratégias de mídias digitais. Também é necessário levar em conta o seu segmento para ter conhecimento de quais práticas funcionam melhor.

Por exemplo, uma autorizada philips pode se dar bem em anúncios pelo Google e pelo Facebook. Por outro lado, uma loja de roupas precisa focar no Instagram.

4.    Selecionar um tipo de conteúdo

A criação de conteúdo é uma das etapas mais importantes para o marketing digital, assim, ela deve estar presente no seu planejamento.

Os materiais devem ser criados tendo como base os interesses do seu público-alvo. É desse modo que será possível criar pontos de contato entre a marca e o cliente para melhorar a interação entre ambos.

É sabido que consumidor 4.0 está em busca de informações constantemente antes de comprar qualquer tipo de produto ou serviço. Mas todas as informações transmitidas precisam ser de qualidade e acessíveis.

Um dos melhores canais para fazer isso é o blog, e tudo o que for publicado nele deve ser compartilhado nas redes sociais.

Se você não tiver conteúdo de qualidade, tanto em seu site quanto no blog nas redes sociais, pode colocar em risco o relacionamento com os clientes e potenciais clientes.

Os consumidores podem procurar por aluguel de impressoras preço no Google e serem direcionados para diferentes mídias. Por isso, você precisa saber quais são elas, e para te ajudar nessa empreitada, vamos falar sobre isso no próximo tópico.

As mídias sociais que você precisa trabalhar

As mídias digitais são canais que vão ajudar o produto ou serviço a vender mais, e elas podem ser classificadas entre mídia paga, mídia ganha e mídia própria.

Para começar, a mídia paga, como o próprio nome sugere, consiste em estratégias pagas pelos profissionais para promover seus anúncios e seus canais em sites e plataformas de maior alcance.

Temos como exemplo o Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, e com todos eles é possível obter um resultado rápido, que garante mais visibilidade para a marca.

A mídia ganha, por sua vez, é aquela em que uma confecção de carimbos não faz nenhum tipo de pagamento para distribuir, exibir ou promover um conteúdo.

Embora seja um tipo de mídia gratuita, é necessário fazer alguns investimentos para impactar o público certo e engajá-lo.

Uma das estratégias mais famosas nesse sentido é o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias que tem como objetivo melhorar o posicionamento de uma página nos resultados de busca.

Dentro dele, trabalhamos com outras ações, como o inbound marketing, que busca atrair o público e conduzi-lo pelo funil de vendas, desde o momento em que o cliente conhece a marca até a concretização da venda.

Quando uma empresa especializada em contratar motoboy investe em mídia ganha, ela melhora o seu relacionamento com os clientes e aumenta seu poder de segmentação.

Por fim, a mídia própria é aquela que é totalmente controlada pela marca em canais como site, plataformas e-commerce, blogs e aplicativos.

Esse tipo de mídia se relaciona com outros formatos, como no caso das redes sociais e, nesse caso, ela diz respeito ao material que será produzido.

Uma vez que você investe em canais próprios, garante a longevidade e o controle de todos os conteúdos produzidos pelo negócio.

Ferramentas auxiliares para as estratégias digitais

Para elaborar boas estratégias de mídias digitais, uma empresa de conserto tela iphone 6 precisa utilizar as ferramentas corretas de marketing digital.

Um exemplo disso são as ferramentas de SEO, que já citamos. Elas ajudam na pesquisa de palavras-chave, para que você encontre termos que gerem oportunidades durante as pesquisas nos buscadores.

É essencial saber trabalhar com as ferramentas de análise, pois por meio delas, é possível dimensionar o sucesso de suas ações e os resultados obtidos.

Algumas ferramentas são especialistas em análise de métricas, como no caso do Google Analytics, que ajuda a entender diferentes pontos de sua estratégia para compreender todo o planejamento.

Por meio dela, podemos acompanhar o tráfego, a origem desse tráfego, as páginas que os visitantes acessaram, dentre outras informações.

É importante que você conte com ferramentas de design, visto que o conteúdo visual é cada vez mais vital em diferentes canais.

As ferramentas de imagens, por exemplo, ajudam a gerar mídias para seu site e blog que formam uma conexão com o usuário. Ela constrói a identidade visual do negócio e aos poucos formam os bancos de imagem.

Se uma empresa de controle de acesso catraca quer fazer investimento em vídeos, então ela deve investir em ferramentas voltadas para esse formato de mídia.

Por meio delas é possível fazer a edição desses materiais, adicionar efeitos, criar vinhetas, entre outras possibilidades.

Além de investir em ferramentas, é muito importante que você entenda alguns conceitos das estratégias de mídias digitais.

Uma delas é a persona, um personagem semifictício que representa o perfil ideal de cliente de uma empresa. Com base nas características desse personagem, a organização cria ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas.

Se você sabe quem é a sua persona, então tem mais chances de gerar leads, que são oportunidades reais de negócios.

O lead de uma empresa de locação de máquina de café, por exemplo, é uma pessoa que, em algum momento, demonstrou interesse genuíno nas soluções trazidas por essa organização.

São os leads que vão passar pelo funil de vendas, que nada mais é do que todo o processo de compra e as etapas pelas quais o consumidor passa, desde o momento em que ele conhece uma marca até a decisão de compra.

Conclusão

O marketing digital se tornou o principal meio de divulgação de marcas, produtos e serviços. Afinal, atualmente a internet é o principal meio de comunicação utilizado pelos consumidores.

Se o público está presente nas plataformas da web, as empresas também precisam estar para se comunicar com essas pessoas e se fazerem conhecidas.

Para isso, é possível trabalhar diferentes estratégias, utilizar ferramentas inteligentes e se basear em informações precisas sobre os consumidores, otimizando os resultados e fazendo com que o seu negócio alcance seus objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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