quarta-feira, 25 de agosto de 2021

6 Dicas para você abrir o seu negócio

O cenário econômico conturbado tem incentivado muitas pessoas a optar por abrir negócio próprio, como forma principal de renda. 

Em consequência, apenas em fevereiro deste ano, foram registradas mais de 300 mil novas empresas no país, o que representa um aumento de 27%, em comparação com o mesmo período de 2020.

Mais do que apenas criar um CNPJ e produzir mercadorias, esses novos empreendedores precisam estar aptos para realizar um bom gerenciamento de recursos e um planejamento de negócio que garantam a prosperidade e a consolidação da marca no mercado.

Assim, visando a obtenção do retorno almejado, é fundamental que essas pessoas conheçam mais a fundo o universo empreendedor e estejam familiarizados com os mais diversos aspectos do processo de abertura de uma empresa.

Por que abrir um negócio próprio?

A instabilidade do mercado de trabalho, os altos níveis de desemprego e a vontade de se tornar o próprio chefe, têm sido uma das principais motivações para a abertura de novas empresas nos últimos tempos.

No entanto, empreender requer uma tomada de decisões mais complexa, pois primeiro é necessário avaliar as necessidades dos consumidores, o nível de concorrência do mercado, a qualidade dos produtos entre outros aspectos que podem interferir na empresa.

Mas quando esse trabalho e planejamento são bem estruturados, o empreendedorismo pode ser uma maneira ideal de:

  • Construir uma carreira profissional mais consolidada;
  • Aperfeiçoar as finanças;
  • Desenvolver habilidades de solução de problemas;
  • Ter mais autonomia na tomada de decisões;
  • Controlar e administrar o próprio tempo;
  • Trabalhar com uma equipe mais próxima e síncrona.

Além disso, ao tornar uma atividade que normalmente era desempenhada exclusivamente por predileção em um negócio rentável, você tem mais chances de se sentir satisfeito com a função profissional, podendo investir mais do seu tempo realizando tarefas que gosta.

Materiais de estudo necessários para desenvolver uma empresa

Além dos conhecimentos já adquiridos sobre a área de atuação, o desenvolvedor de uma empresa precisa dominar técnicas de administração, gerenciamento de negócios, gestão de pessoas, estudo de mercado, entre outras.

Por isso, o investimento em um curso gestão de startups pode ser essencial para cultivar uma vantagem competitiva frente às demais concorrências, gerando valor e conhecimento para aprimorar as estratégias e cultura da sua empresa.  

Esse tipo de habilidade técnica não é somente necessária para a sobrevivência do negócio, como uma ótima forma de te tornar um profissional mais qualificado. Hoje, é extremamente importante estudar e estar apto para adentrar o mercado e gerir toda uma empresa.

Sem contar que, o investimento no aprendizado relativo à administração de uma equipe e a motivação dos funcionários, pode ser determinante para a produtividade de toda a empresa e para a construção da imagem corporativa.

Assim, procurar conhecer mais sobre o curso gestão de pessoas, o que é, como funciona e onde realizá-lo, é capaz de trazer benefícios imediatos, a médio e a longo prazo para toda a construção da marca.

O fato é que desenvolver um negócio requer a pesquisa e o aprendizado constante sobre o mercado e sobre a administração de uma empresa, pois só assim o seu produto ou serviço conseguirão se manter relevantes e competitivos diante o desenvolvimento do setor.

6 coisas que você precisa saber antes de empreender

O mesmo ritmo que tem movido a abertura de novos negócios, aparentemente, é também o que tem ocasionado o fechamento temporário ou permanente de muitas empresas. 

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, a taxa de sobrevivência das empresas não passa de 81% do total no país.

Isso significa que, aproximadamente, um em cada cinco empreendimentos tende a encerrar o funcionamento após um ano de operação. 

Muitos fatores podem colaborar para que isso aconteça, entre eles a falta de crédito e os problemas com a administração e planejamento prévio.

Por isso, aqui vão algumas dicas que podem auxiliar os novos empreendimentos a fugir dessa estatística negativa.

  • Faça um plano de negócios 

A montagem de um plano de negócios é determinante para o sucesso de uma empresa e para a superação dos desafios que podem surgir ao longo do caminho. Tornando todos os processos ainda mais claros e objetivos. 

Além disso, esse projeto é fundamental para evitar a perda de dinheiro ou a realização de investimentos inadequados. O que protege a marca e a estrutura do negócio de possíveis golpes ou até mesmo a falência. 

Contudo, esse conceito pode ser bastante trabalhoso e complexo, por isso o investimento em um curso de empreendedorismo a distância, as leituras e as pesquisas sobre o assunto, são capazes de auxiliar na criação desse plano.

  • Invista em marketing 

Ultimamente, com o avanço tecnológico e a enorme presença online de pessoas de todas as idades, investir no marketing digital – e no convencional – é uma das melhores formas de alcançar um público ideal para a sua empresa.

Por meio de um curso de gestão de marketing e comunicação, você pode aprender a utilizar ferramentas que auxiliam na construção de um funil de vendas, no monitoramento das preferências dos clientes e na aquisição de novos leads.

  • Cuide de toda a burocracia 

Ao abrir uma empresa, fugir das questões burocráticas é praticamente impossível. Mas, conhecer os aspectos legais que regem a sua empresa é essencial para conseguir compreender melhor o setor em que se está inserido.

Essas questões incluem a:

  • Elaboração de contrato social;
  • Cadastro na Junta comercial;
  • Obtenção de um CNPJ;
  • Inscrição Estadual ou Municipal;
  • Licenças de funcionamento.

Além disso, as questões financeiras – que podem exigir a efetuação de um curso de gestão financeira a distância – exigem o controle das tarifas tributárias, os preços das mercadorias produzidas, os salários dos colaboradores, entre muitos outros.

Sem a realização de um bom planejamento financeiro, a empresa fica muito suscetível à falência ou à dependência de empréstimos, para a manutenção do capital de giro.

Deste modo, o investimento em um contador, que tenha a formação em algumas das melhor faculdade de gestão financeira, pode fazer toda a diferença nesse início de projeto e na prosperidade do empreendimento.

  • Conheça o seu público alvo

Compreender quais são as características do público ideal para o seu negócio é fundamental, tanto para a produção da mercadoria ou do serviço prestado, como para a construção da marca e para o desenvolvimento de todo o planejamento estratégico.

Para isso é necessário ter uma definição estruturada quanto a idade, gênero, localidade, o valor médio que costuma ser gasto nas compras, renda, nível de escolaridade, entre outros. Todas essas informações são essenciais para a efetividade das estratégias da marca.  

Essas informações permitem a segmentação do mercado e o direcionamento mais assertivo de campanhas publicitárias.

  • Defina um diferencial para o seu negócio

A competitividade do mercado exige que as empresas saibam inovar, trazendo desde a sua fundação, alguma característica que a diferencie das demais organizações, proporcionando um valor extra ao produto e a própria companhia em si.

É esse valor subjetivo que faz com que um investimento em uma mercadoria mais cara, seja visto como uma aquisição mais proveitosa do que as demais opções – ainda que estas sejam mais baratas.

Portanto, esse diferencial competitivo pode estar relacionado ao produto em si – seja na qualidade, no design ou na usabilidade e também pelo canal disponibilizado ou pelo preço estipulado para contato.

A política e as estratégias de relacionamento pós-venda e fidelização dos clientes também podem contar muito no valor da empresa e da marca como um todo. A construção de um relacionamento com os clientes aumenta ainda mais a qualidade do seu negócio. 

  • Estabeleça objetivos para a empresa

Um dos principais tópicos que precisam ser discutidos, logo com o planejamento de negócios, são os objetivos da companhia e a determinação das metas. Pois serão eles os responsáveis por mostrar aonde a marca pretende chegar. 

Isso pode afetar todos os setores do negócio, desde a gestão de recursos humanos até a construção visual da marca. Pois, sem objetivos e metas, nenhuma empresa consegue obter sucesso. 

É claro que ganhar dinheiro é um bom motivador, mas a intenção aqui é a construção de metas que agreguem na vida e nas experiências dos clientes, bem como sejam fonte de motivação da equipe e sirvam como guia para as ações da companhia.

Esses objetivos também são muito úteis para a gestão de pessoas em startups, pois permitem a organização das atividades e garantem que nenhum dos funcionários esteja agindo alheio ao interesse organizacional.

Para isso, é preciso manter a concisão dos intentos, criar um sistema de objetivos e metas, saber perceber quais são os pontos fortes e os pontos a serem melhorados e ser capaz de determinar os momentos ideais de ação.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

O conteúdo 6 Dicas para você abrir o seu negócio aparece primeiro em SDV | Agência de SEO e Marketing Digital.



por SDV | Agência de SEO e Marketing Digital https://ift.tt/3gwJJRr
via SDV Agência de SEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário