quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Como a área do Growth pode ajudar o desenvolvimento de um produto?

O profissional de growth tem sido muito procurado pelas empresas que buscam crescimento e melhores resultados.

O growth hacking é uma estratégia de marketing orientado a experimentos, por meio dele as empresas conseguem encontrar oportunidades, de modo a obter resultados rápidos para o seu próprio crescimento.

Toda e qualquer empresa tem um objetivo de crescer, principalmente, aquelas que estão começando agora no mercado, dentre todas as estratégias que prometem essa evolução, o growth hacking vem se mostrando a melhor de todas.

Ele nada mais é do que uma nova forma de pensar as estratégias de marketing digital, e suas práticas colocam às organizações no caminho de seus objetivos, de maneira rápida e utilizando menos recursos.

São ações que envolvem experimentos e as equipes verificam as hipóteses, realizam testes e descobrem oportunidades de crescimento para as companhias.

Os pontos críticos da empresa são identificados por meio dos KPIs, que medem o sucesso e o potencial que a organização tem para atrair mais clientes.

Se você também quer ver o seu negócio crescer, leia este artigo. Vamos explicar o que é profissional de growth, qual a sua importância e as vantagens de contar com esse setor.

O que é profissional de growth?

O profissional de growth, também conhecido como growth hacker atua com a criação, desenvolvimento e análise de testes, que têm como objetivo melhorar os processos de uma empresa.

O intuito é fazer com que a organização cresça, sempre otimizando os seus resultados e sem que para isso sejam necessários mais investimentos.

Dentro de uma empresa de assistencia tecnica TV, vemos o growth hacking aproximando e fortalecendo a permanência de seus serviços no mercado e perante o público-alvo, de maneira ágil.

O growth hacker lida com demandas que elaboram estratégias, desde a criação e desenvolvimento de um produto até a interação do cliente com a solução, e as ações que visam a fidelização.

Todo esse trabalho tem como base garantir a boa experiência dos consumidores, de modo que eles indiquem a marca para outras pessoas.

Para isso, esse profissional precisa ser multidisciplinar, capaz de combinar ações de marketing com outras tarefas de engenharia e tecnologia da informação. 

Dentre as estratégias de marketing que ele deve combinar estão:

  • SEO;
  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de performance;
  • Anúncios.

Agora que você sabe o que é growth hacker, no próximo tópico, vamos explicar a importância dele para as empresas.

Importância do profissional de growth para as empresas

Contar com o trabalho desse profissional é a melhor maneira de reter clientes.

Visto que todos os experimentos colocados em prática pela organização, farão com que a qualidade do produto ou serviço seja elevada.

Se uma empresa de aluguel impressora garantir a satisfação de seus clientes, naturalmente, eles voltarão a fazer negócio com ela.

Em outras palavras, os clientes serão fidelizados, sendo este um processo de grande importância para o crescimento de companhias de todos os portes e segmentos.

Mais do que fidelizar o cliente, o profissional de growth hacking faz com que essas pessoas falem das soluções da marca para outros consumidores.

O growth hacker é fundamental para o crescimento da corporação porque ele consegue gerar novas oportunidades de negócio. 

Durante os processos de experimento, a empresa conhece muito mais sobre a solução que comercializa.

Ela também consegue conhecer a fundo um pouco mais sobre os seus clientes. O profissional realiza experimentos que possibilitam encontrar diferentes formas de crescimento para o negócio.

É dessa forma que ele consegue acelerar o desenvolvimento da corporação, trazendo mais resultados em menos tempo.

Precisamos nos lembrar de que esse processo não é feito de uma vez e esquecido, pelo contrário, trata-se de um trabalho contínuo que nos mostra que sempre há outras formas de crescer.

Se uma gráfica é especializada na digitalização de livros criar um setor específico para o growth hacking, terá acesso a uma série de vantagens, que mostraremos no próximo tópico.

Vantagens do setor de growth hacking para os negócios

Para te convencer ainda mais acerca da importância desse trabalho para os negócios, a seguir, vamos mostrar todas as vantagens trazidas por ele. São elas:

Conhecer melhor o cliente

Uma das premissas deste trabalho é justamente entender os usuários, saber o que eles pensam e o que eles querem consumir de uma marca. 

É assim que construímos gatilhos que vão ajudar a conquistar os consumidores e a retê-los por mais tempo.

Um fabricante de chave canivete codificada pode monitorar os usuários e com isso promover mudanças que garantam uma melhor experiência para eles.

É possível criar um banco de informações sobre os clientes e entender os seus padrões de comportamento, algo fundamental para criar novos projetos e melhorar os seus canais de comunicação, como no caso do site institucional.

Transforma a empresa em referência no mercado

Um dos maiores cases de sucesso de growth hacking é a Microsoft, que quando adquiriu o Hotmail, ele já possuía uma base de usuários de 12 milhões de pessoas.

Ele começou a crescer mais por meio de uma estratégia que se baseava apenas na inserção de uma mensagem de texto no rodapé, com a seguinte frase: “P.S: I love you. Get your free e-mail at Hotmail.”

Em português “Obs.: Eu te amo. Adquira seu e-mail gratuito no Hotmail.” Apesar de ser uma estratégia em comum, essa ação conquistou mais de um milhão de usuários em 6 meses.

O que concluímos com isso é que, qualquer empresa, como uma prestadora de serviço de entrega motoboy pode investir em estratégias diferenciadas e pouco complexas, mas com capacidade de gerar resultados impactantes.

Mais conquistas e menos custos

As redes sociais são plataformas que se popularizaram rapidamente e hoje em dia fazem parte do cotidiano das pessoas. 

Por meio delas, qualquer empresa tem acesso ao seu público-alvo.

Ao invés de trabalhar com as mídias convencionais que, geralmente, são mais caras e com veiculações mais proibitivas, as redes sociais fazem com que consiga conversar diretamente com o público e os motivem a consumir.

Tudo isso com um custo consideravelmente mais baixo, em comparação com as mídias tradicionais. 

Por meio do apoio de uma equipe especializada em growth hacking, a marca vai muito além do SEO e dos recursos de Adwords.

Por exemplo, uma empresa especializada em serviço de encanador pode trabalhar com os influenciadores, fazer marketing de guerrilha, dentre outras práticas que trazem resultados mais impactantes.

Da assistência no crescimento dos negócios

Uma empresa que esteja em busca de crescimento e resultados deve enxergar além dos canais convencionais e pensar em ações diferentes.

Não se trata de um trabalho simples, mas se você analisar com cuidado, a solução pode estar em uma particularidade da sua empresa.

O LinkedIn, por exemplo, consegue posicionar uma marca entre os primeiros resultados, sem que você precise investir mais para isso.

Para tirar a prova disso, basta fazer uma rápida busca sobre determinada empresa ou por uma pessoa. 

Você verá que o primeiro ou os primeiros resultados serão exatamente referentes à empresa que você procurou.

Isso aconteceu porque a plataforma passou a permitir que os seus usuários criassem perfis públicos, o que hoje já contabiliza 200 milhões de usuários.

Mais retenção de clientes

Por meio do growth hacking, uma empresa de laudo AVCB consegue reter um número maior de clientes. 

Isso é tão importante quanto conquistar novos consumidores, isso porque quando você reduz a rotatividade, consegue desenvolver produtos e serviços melhores.

Não haverá mais aquela busca por clientes novos o tempo todo, além disso, os custos para aquisição de clientes (CAC) são muito maiores do que os investimentos necessários para fidelização.

O Twitter, por exemplo, é uma plataforma forte que conseguiu evitar mais perdas de usuários analisando o comportamento das pessoas e percebendo os pontos que faziam com que elas abandonassem a ferramenta.

A rede social identificou os aspectos que faziam com que as pessoas deixassem de interagir no curto prazo, e concluiu que isso acontecia, principalmente, por aqueles que possuíam poucos contatos.

Para evitar a perda contínua de usuários, o Twitter passou a indicar contas para que as pessoas pudessem começar a seguir assim que fizessem seu cadastro. 

Dessa forma, elas teriam acesso à conteúdos e já podiam começar a interagir.

Conclusão

Em uma sala privativa, os gestores costumam debater maneiras de fazer o negócio crescer, mas sem o apoio de um growth hacker, os esforços sempre vão se voltar para estratégias comuns e que não trazem os resultados esperados.

O growth hacking é um estudo aprofundado do mercado de atuação da empresa, incluindo o seu público-alvo, para desenvolver estratégias realmente eficazes e que superem as expectativas das companhias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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