terça-feira, 9 de novembro de 2021

Como Aparecer no Google: 05 Passos Fundamentais para o Sucesso do SEO

As empresas que trabalham com marketing digital tem como um dos seus principais desafios se destacar na primeira página dos principais mecanismos de buscas. Aprenda no nosso artigo 05 passos essenciais sobre como aparecer no Google.

Além de importante para alavancagem dos negócios online, estar bem posicionado nas pesquisas do Google fortalece o branding da marca de sua empresa.

Por isso enumeramos como passos necessários:

  1. Geração de Conteúdo de Qualidade;
  2. Planejamento adequado de palavras-chaves;
  3. Link Building de excelente qualidade;
  4. SEO on-page;
  5. Sinais Sociais.

Como Aparecer no Google: Geração de Conteúdo de Qualidade é Fundamental

Não existe a menor possibilidade de uma empresa estar na primeira página do google para determinada palavra-chave se não estiver associada a um conteúdo de qualidade.

Quando falamos de qualidade sob o olhar do Google, destacamos os seguintes elementos:

  1. O conteúdo precisa responder às principais dúvidas dos usuários da internet;
  2. Além de responder às dúvidas, os conteúdos precisam ter a profundidade necessária para se destacar;
  3. Estar sintonizado com a proposta do site que hospeda o conteúdo (não adianta falar de bolo de pote num site que tem como principal mensagem como ganhar dinheiro na internet);
  4. A formatação do texto precisa de uma linguagem acessível e parágrafos bem divididos;
  5. Sempre que possível, enriqueça seu conteúdo com vídeos e imagens relacionados à ideia central do post.

Os pontos apresentados acima precisam da compreensão e colocação em prática por todas as empresas.

Mesmo que seu negócio tenha uma matriz física, para que ele consiga sobreviver sua presença no mundo digital é primordial.

Por isso, o Google tem como alvo, para destacar determinado conteúdo, sobretudo, soluções para seus usuários.

Nesse sentido, o seu conteúdo precisa de qualidade, robustez, facilidade de interpretação e sincronia com os elementos de sua estrutura online.

Além disso, é importante que você tenha uma geração de conteúdo permanente, de nada adianta publicar um post hoje, e o próximo após três meses do anterior.

Planejamento adequado de palavras-chaves

Planejar adequadamente as palavras-chaves significa buscar termos com menor concorrência, além de gerar textos que tenham intersecção com sua pauta de conteúdo.

Como aparecer no google é uma dúvida muito presente no cotidiano dos prestadores de serviços de SEO. Mas poucos profissionais procuram planejar corretamente as palavras-chaves dos seus artigos.

Nesse sentido, é importante que você utilize ferramentas que te auxiliam para identificar os termos mais pesquisados nas plataformas de buscas, tais como:

  • Keyword Explorer do Ahrefs;
  • Keyword Magic Tools da Semrush;
  • KW Finder;
  • KeywordTool.

Link Building de excelente qualidade

Talvez esse seja um tema dos mais controversos entre os profissionais de SEO do mercado. Qual a melhor estratégia de link building para aparecer no google de forma destacada?

Isso porque existem algumas táticas que sabidamente são ineficazes, como:

  • geração backlinks tóxicos;
  • apontamentos no-follow;
  • exageros de backlinks de um site para sua página;
  • backlinks de comentários em páginas de referência.

Apesar dos pontos elencados acima, sabemos que sem a execução de ações de SEO off-page é praticamente impossível aparecer na primeira página do Google, especialmente se estamos tratando de palavras-chave de grande concorrência.

Por isso recomendamos fortemente que você, que tem um negócio online, dedique uma boa parte de seu tempo para realizar link building. E dentre as possíveis estratégias, recomendamos:

  1. Publicação como convidado em sites parceiros;
  2. Backlinks em sites de alta relevância, de alta reputação e com alto domain rate.

Como aparecer no Google com SEO on-page

Após as últimas atualizações do algoritmo do Google, você precisa de uma excelente formatação de sua página para que ela esteja entre as primeiras na busca desta ferramenta poderosa.

Além disso, quando questionamos como aparecer no Google, precisa surgir como elementos centrais no planejamento de SEO de sua empresa:

  • velocidade de carregamento da página;
  • estruturação do texto com as tags H1, H2, H3 etc, hierarquizada;
  • imagens com textos alternativos e mimificadas;
  • uma boa densidade da palavra-chave principais dentro do conteúdo;
  • meta description presente e bem elaborada.

Óbvio que SEO on-page não é apenas o que foi dito acima, mas uma grande mensagem é que você, para disputar as primeiras posições, precisa desenvolver ações on-page diariamente.

Sinais Sociais ajudam a aparecer nas primeiras posições do Google?

Essa é uma pergunta que inclusive já foi motivo de um posicionamento oficial do Google, no sentido de que os sinais sociais não contribuem para o ranqueamento de uma página na plataforma.

Contudo, quem está no dia a dia do SEO sabe que, após a implementação de ações de sinais sociais robustas, sempre ganhamos algumas posições no page ranking.

Apesar de sabermos que somente ações de sinais sociais não vão contribuir isoladamente para que seu conteúdo apareça no topo da SERP, não podemos deixar de valorizá-la.

Além disso, quando divulgamos nosso conteúdo nas redes sociais, especialmente no Facebook, Instagram, Pinterest, Linkedin e Twitter, estamos fortalecendo o branding da nossa marca.

Sinais sociais geram fidelização e retorno do usuário à sua estrutura, desde que ele tenha uma boa experiência ao interagir com seu conteúdo.

Ou seja, voltamos à necessidade de geração de conteúdo de qualidade como elemento motriz e essencial para a sobrevivência e competitividade de qualquer empresa.

Conclusão

Não tivemos a pretensão de esgotar o tema no presente artigo, mas sim instigar e chamar a atenção para um tema bastante negligenciado pelas empresas de negócios online no Brasil, planejamento de SEO.

Diante desse contexto de elevado potencial de crescimento, procure avaliar e executar os pontos apresentados, que, no mínimo, ganhará mais visitas para sua estrutura, e, por conseguinte, mais clientes em potencial.

Desde que você saiba aproveitar a experiência do usuário, oferecendo soluções para suas dúvidas, e apresentando valor à vida das pessoas que estão navegando na sua estrutura.

Ademais, não deixe de estudar e de se atualizar sobre marketing digital, pois o segredo para o sucesso de qualquer negócio é inovação.

Muito sucesso e excelentes negócios.

O conteúdo Como Aparecer no Google: 05 Passos Fundamentais para o Sucesso do SEO aparece primeiro em Agência de SEO e Marketing Digital | SDV.



por Agência de SEO e Marketing Digital | SDV https://ift.tt/2YvcbgH
via SDV Agência de SEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário