segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Quais os cuidados necessários ao comprar um novo imóvel?

Antes de dar um passo tão importante, é preciso avaliar sua situação financeira, seu estilo de vida e as condições do imóvel.

Sair do aluguel é o sonho da maioria dos brasileiros. No entanto, é preciso ter alguns cuidados, pois comprar uma casa é provavelmente a aquisição mais importante e cara que a maioria das pessoas fará na vida, além de ser um processo bastante burocrático.

Se você está passando por essa fase ou planeja comprar um imóvel no futuro, veja abaixo o que deve ser avaliado antes de dar este passo tão significativo e emblemático.

Defina quais são suas necessidades

O primeiro ponto a ser pensado é o que você e os membros da sua família precisam em uma casa, pois há várias questões a serem consideradas ao escolher um determinado imóvel no mercado imobiliário. Entre elas, estão:

  • número de moradores;
  • quantidade de carros;
  • número de vagas na garagem;
  • tamanho dos cômodos;
  • quantidade de quartos e banheiros.

Além disso, caso o imóvel em questão seja um apartamento, também é importante avaliar o que o condomínio oferece e quanto ele custa.

Há desde condomínios mais simples, apenas com uma ou duas vagas de estacionamento, que têm um custo mensal menor, até condomínios mais completos, com salões de festa, salões de jogos, piscina, churrasqueira, academia, etc., que tendem a ser mais caros.

Portanto, só assine o contrato de compra e venda ou de financiamento de um imóvel após definir suas necessidades e prioridades. Afinal, se arrepender de adquirir uma propriedade é infinitamente mais complicado do que comprar uma roupa, por exemplo, e não gostar.

Tenha um planejamento financeiro

Antes de concluir a compra de um imóvel, é fundamental ter um planejamento financeiro bem estruturado. Isso significa ter uma reserva para entrada, estabelecer um valor máximo para as prestações (caso a casa seja financiada), saber se reformas serão necessárias, entre outros fatores.

Tenha em mente que um equívoco, por menor que pareça, pode impactar negativamente sua vida financeira e, consequentemente, trazer prejuízos para você e sua família.

Confira algumas dicas de como se planejar para pagar o imóvel com tranquilidade e ainda conseguir fazer as reformas que desejar em sua nova casa ou apartamento.

Organize suas finanças e crie metas de poupança

Comprar uma casa ou apartamento é um investimento alto e, para obter essa conquista, ser organizado é fundamental. Uma boa sugestão é criar uma planilha, lançar todos os seus ganhos e gastos e guardar o que sobrar por mês para investir posteriormente na compra e em possíveis reformas no imóvel.

Avalie a melhor forma de pagamento para você

Basicamente, há três formas de comprar sua casa ou apartamento: à vista, através de financiamento ou consórcio imobiliário. Pagar à vista é uma forma de evitar dívidas, no entanto, como nem sempre isso é possível, avaliar as demais modalidades de pagamento é necessário.

Caso opte pelo financiamento, pague o valor de entrada mais alto que puder. Normalmente, o valor solicitado é de ao menos 30% do preço total do imóvel. Abaixo dessa porcentagem, a depender da sua necessidade, talvez seja mais viável economizar um pouco mais. Isso porque, quanto menor for o valor a ser financiado, menores serão os juros e os valores das parcelas. Além disso, o imóvel será quitado mais rápido.

Vale ressaltar que o ideal é que a prestação não ultrapasse 20% da sua renda, visto que esse tipo de financiamento tende a ser muito longo, o que pode impactar seu orçamento por um bom tempo.

Observe a localização do imóvel

Conhecer a região da casa em que você irá residir é muito importante. Avalie se é um local barulhento, analise a infraestrutura do bairro, veja se há mercados, escolas ou farmácias nas proximidades e saiba quais transportes estão disponíveis nos arredores.

Além dessas sugestões, outra é ir até o local em turnos distintos, pois embora de manhã tudo seja aparentemente calmo, talvez à noite a vizinhança seja mais agitada.

Analise a documentação necessária

Normalmente, a documentação é um dos principais empecilhos da negociação de um imóvel. Não ter todos os documentos requeridos em mãos, muitas vezes, inviabiliza a transação.

Por esse motivo, confira quais são os documentos necessários de acordo com o tipo de imóvel a forma de pagamento escolhida para garantir que a compra seja possível.

O conteúdo Quais os cuidados necessários ao comprar um novo imóvel? aparece primeiro em Agência de SEO e Marketing Digital | SDV.



por Agência de SEO e Marketing Digital | SDV https://ift.tt/2ZeHT1D
via SDV Agência de SEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário