domingo, 18 de outubro de 2020

Guia Rápido : Como Falar em Público

Para falar em público você deve se preparar previamente. Pensando no conteúdo que falará, recursos de acompanhamento, e como você vai falar o que vai falar.

 

Talvez o mais importante seja como falar, mas a maioria das pessoas se concentra apenas no que falar, ou algumas vezes nos recursos de acompanhamento, por exemplo, slides, vídeos.

 

A maneira como você fala influencia diretamente na maneira que as pessoas recebem a sua mensagem, então você deve avaliar muito bem o seu público e a sua mensagem a ser transmitida.

 

Se for uma mensagem séria você deve estar vestido seriamente e manter sempre um tom de seriedade, sem fazer piadas ou gracinhas.

 

Uma mensagem motivacional você deve colocar sentimento na sua fala para que a sua mensagem toque o coração e a mente das pessoas que estão te ouvindo.

 

Então vamos colocar em ordem de prioridade como você deve se organizar para falar em público pensando no que é mais importante em primeiro e no que é menos importante por último.

 

  • Como falar para o seu público
  • O que falar
  • Recursos de apoio

 

Como falar do jeito certo?

 

Para ter certeza de que realizará uma fala da maneira como imaginou, você deve se gravar no seu celular pessoal várias e várias vezes até que chegue a um resultado satisfatório.

 

Depois disso mostre o vídeo para alguém do seu círculo pessoal, para que essa pessoa de a opinião dela livremente, sem ser interrompida por você.

 

Escute a opinião dessas pessoas, e se necessário for regrav várias vezes o vídeo falando toda a apresentação, como se fosse já o grande dia, como se fosse o momento da apresentação final.

 

Não pare, ou faça interrupções imaginárias, continue toda a apresentação por mais que tenha errado, finja ser realmente a apresentação final, pois somente assim o seu cérebro vai se adaptar para falar da maneira como você imaginou, e saber improvisar caso erre na apresentação real.

 

O que falar para o seu público?

 

Cada vez mais apresentadores prolixos estão ficando de lado, as pessoas gostam de objetividade, de apresentações curtas e com conteúdo.

 

Compartilhar o que você sabe, aquilo que você imagina que é um segredo, vai trazer autoridade para você, e ao invés de te prejudicar vai te ajudar projetando a sua carreira para cima.

 

Então pense em coisas que vão realmente agregar valor na vida das pessoas que estão te ouvindo, informações úteis e práticas do início ao fim da sua apresentação.

 

Evite falar sobre você no começo da apresentação, as pessoas prestam atenção nos primeiros minutos da sua mensagem, então coloque o melhor conteúdo aquilo que vai chamar a atenção das pessoas logo no começo, fale de você no final se sobrar algum tempo, ou então divulgue o seu LinkedIn o seu site pessoal para que as pessoas depois pesquisem sobre você e te conheçam melhor.

 

O que são recursos de apoio para falar em público?

 

Os recursos de apoio servem para te ajudar a alcançar o seu objetivo, fixando a mensagem na cabeça das pessoas.

 

Então tudo é possível, deixe a sua imaginação fluir, não pense apenas em slides, pense que as pessoas se lembram muito mais daquilo que elas ensinam e daquilo que elas vivenciam comparado com aquilo que elas leem.

 

Muito mais importante do que slides são as perguntas que você vai fazer para as pessoas que estão te ouvindo, muito mais importante do que slides são as histórias que você vai contar que vai fazer com que a pessoa se sinta dentro da história que você está contando, que a pessoa sinta que você está falando dela.

 

Se você precisa demonstrar cálculos, ofereça caneta e papel e faça os cálculos junto com as pessoas, não apenas exibindo em um slide.

 

Caso precise ensinar um procedimento de segurança, peça voluntários e faça um pequeno teatro ali na frente para que todos vejam e entendam a situação, envolvendo os colegas de trabalho dos ouvintes, faz com que as pessoas não se esqueçam da situação ali vivida.

 

Curso para quem quer falar em público

 

Você pode procurar ajuda especializada para se preparar antes de falar em público. Um curso que você pode fazer e ganhar uma nova profissão, vivendo de falar em público para o resto da sua vida, é a o curso de celebrante de casamento.

 

Nesses cursos você aprende como falar, o que falar e como mudar de acordo com o público que recebe a sua mensagem.

 

Viver de falar em público, em casamentos, é um sonho realizado por muitas pessoas, já são milhares de celebrantes de casamentos espalhados por todo o Brasil e a procura não para de crescer.

O conteúdo Guia Rápido : Como Falar em Público aparece primeiro em Sabendo de Vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário