segunda-feira, 25 de maio de 2020

O QUE É OTIMIZAÇÃO DE SITES? SAIBA TUDO NESTE GUIA PRÁTICO

A otimização de site (também conhecida como otimização da taxa de conversão ) é uma abordagem científica para melhorar o desempenho do seu site.
Idealmente, qualquer cliente em potencial que visite seu site gostará do que vê e faz alguma coisa (ligue para você, envie um formulário de lead, inscreva-se em um boletim informativo etc.). Essas ações são chamadas de “conversões” e sua “taxa de conversão” é a porcentagem de visitantes que realmente fazem o que você deseja que eles façam .
Como você provavelmente pode imaginar, quanto melhor o seu site atender às necessidades das pessoas, maior a probabilidade de elas se converterem. Portanto, se você pode otimizar seu site, pode obter mais valor do tráfego que já está direcionando ao seu site!
Neste artigo, falaremos sobre o que é a otimização de sites, o que pode fazer pelos seus negócios e como começar.

O que é otimização de sites?

Simplificando, a otimização de sites tem como objetivo melhorar a experiência do usuário, para que as pessoas tenham mais chances de converter em seu site. Muitas empresas  tentam otimizar sua experiência do usuário redesenhando completamente seu site de tempos em tempos, mas vamos ser sinceros, não importa quão bem você conheça seu público-alvo, as pessoas são imprevisíveis.
Em outras palavras, se você tentar otimizar seu site sem bons dados, poderá diminuir a taxa de conversão em vez de aumentá-la.
Como resultado, a verdadeira otimização de sites é um processo científico. Você apresenta uma hipótese para uma mudança que, na sua opinião, melhorará sua taxa de conversão e testará essa hipótese. Se você estiver certo, mude para o novo e aprimorado design do site. Se você estiver errado, fique com o design original.
A melhor parte deste processo de otimização de sites é que ele ensina sobre seu público-alvo. Você aprende o que eles gostam e o que não gostam, o que permite criar hipóteses e testes ainda melhores no futuro. Com o tempo, você pode acabar criando um site que nunca criaria por conta própria – mas é um site perfeito para o seu tráfego.

Você realmente precisa otimizar seu site?

Se você está se perguntando se vale a pena a otimização do site, deixe-me perguntar: se eu lhe dissesse que você poderia obter o dobro de conversões do tráfego existente, você ficaria animado?
Se a resposta for sim, você definitivamente deve otimizar seu site.
O fato é que aumentar o tráfego em um site que não funciona para seus clientes em potencial é um desperdício de dinheiro. O trânsito está bom. O tráfego que converte é melhor.
Esteja você pagando a alguém para fazer SEO no seu site ou pagando por cada clique em uma plataforma de publicidade on-line como o AdWords, você paga para atrair pessoas para o seu site. Uma vez que eles estejam lá, você decide que eles serão convertidos.
Portanto, se você pode aumentar a porcentagem de pessoas que visitam seu site e convertem, está aumentando efetivamente as conversões  sem aumentar os custos . Quem não quer isso?

O que devo otimizar?

As probabilidades são de que, se você nunca fez uma otimização de site antes,  tudo no seu site provavelmente poderia usar um ajuste. No entanto, a maioria das empresas não tem tempo ou tráfego para otimizar todos os aspectos do site.
Para descobrir quais áreas do seu site devem ser testadas primeiro, faça as seguintes perguntas:
  • Por que a maioria das pessoas vem ao meu site? Que problema eles precisam ter resolvido? (isso pode ser tão simples quanto “eles querem mais informações” ou tão complexo quanto “eles precisam de uma solução abrangente de TI que resolva problemas de X, Y e Z”).
  • O que eu quero que as pessoas façam no meu site? (você pode querer que as pessoas façam coisas diferentes em diferentes páginas ou seções do seu site).
Depois de saber por que as pessoas estão no seu site e o que você quer que elas façam, veja como o visitante passa do “porquê” para o “o quê”. É um processo simples e direto? Quais são as formas alternativas de abordar as coisas? Como você pode tornar o processo de conversão mais fácil e mais amigável?
Para ajudá-lo a refletir, aqui estão algumas áreas específicas em que muitos sites de negócios enfrentam dificuldades:

Páginas de destino

As páginas de destino são as primeiras páginas que as pessoas encontram no seu site. Eles clicam em um link e terminam em uma página de destino. Como sua página de destino é a primeira experiência do novo visitante com seu site, otimizar sua página de destino pode ter um efeito enorme na sua taxa de conversão.

Pagina inicial

Como suas páginas de destino, sua página inicial pode aumentar ou diminuir sua taxa de conversão. No entanto, em muitos casos, sua página inicial precisa fazer muito mais do que a maioria das páginas de destino ; portanto, o que funciona bem em uma página de destino pode não ser o ideal para sua página inicial.

Processo de pagamento

Se você é um negócio de comércio eletrônico , um processo de checkout tranquilo é vital para o sucesso do seu negócio. Afinal, quando um cliente em potencial que inicia o processo de checkout e depois perde dinheiro, é como ter dinheiro arrancado do seu bolso. Uma pequena otimização do processo de pagamento pode ter grandes implicações financeiras.

Pontos de Conversão

Assim como no processo de checkout, qualquer ponto de conversão – de um formulário a um botão clique para ligar – é uma parte crítica do seu site. O objetivo do seu site é levar as pessoas a se converterem; portanto, se o processo de conversão não for otimizado, você estará dificultando as coisas para si mesmo.
Felizmente, percorrer esse processo já deu a você algumas idéias de otimização de sites, mas se você quiser refinar ainda mais as coisas, leia esta postagem no blog sobre os usos disruptivos da “Análise de Lançamento” para identificar as principais oportunidades de teste.

Ferramentas quantitativas de otimização de sites

Outra maneira de abordar a otimização de sites é usar uma ferramenta de software para rastrear o comportamento do usuário no site e usar esses dados para identificar oportunidades de teste. Essa abordagem direta e mensurável é chamada de “otimização quantitativa do site” porque usa dados de quantidade (95% dos visitantes desta página retornam) para ajudá-lo a tomar decisões.
Aqui estão algumas ferramentas quantitativas de otimização de sites a serem consideradas:
  • Google Analytics . É gratuito e você provavelmente já o configurou em seu site. Se você não estiver incluindo os dados do Google Analytics em seu processo de tomada de decisão de teste, deverá fazê-lo.
  • Kissmetrics . Kissmetrics é ótimo para entender quem está fazendo o que no seu site. Com o Kissmetrics, você pode analisar dados específicos de usuários ou coortes para ver como as pessoas se movem pelo site na jornada de conversão.
  • CrazyEgg . Deseja ver como as pessoas estão interagindo com uma página específica? Um software de mapeamento de calor como o CrazyEgg fornece uma representação visual do que as pessoas fazem em suas páginas. Você pode ver até que ponto as pessoas estão rolando a página e até onde estão clicando, o que pode ser informações incrivelmente úteis para páginas importantes, como sua home page ou landing pages.
Dados quantificáveis ​​ajudam a eliminar muitas das suposições da otimização de sites. Com uma ferramenta quantitativa de otimização de sites, você pode ver onde estão muitos dos problemas em seu site e encontrar maneiras possíveis de corrigir as coisas.

Ferramentas qualitativas de otimização de sites

Obviamente, saber que uma página em particular tem uma taxa de rejeição de 95% não indica necessariamente  por que as pessoas estão rejeitando. Ninguém envia uma mensagem dizendo “Seu título era muito caro para mim” antes que eles apertassem o botão Voltar; portanto, você precisa adivinhar quais alterações você precisa fazer para corrigir uma experiência ruim do usuário.
É aqui que as ferramentas qualitativas de otimização de sites podem ser úteis. As ferramentas qualitativas de otimização de sites tentam “qualificar” o comportamento do usuário e entender o  porquê de suas decisões.
Aqui estão alguns exemplos de ferramentas qualitativas:
  • Qualaroo . A maneira mais fácil de aprender o que as pessoas gostaram e o que não gostaram na experiência no site é perguntar. O Qualaroo automatiza esse processo, fornecendo pesquisas no local que os usuários podem concluir antes de deixar o site. Obviamente, nem todo mundo preencherá uma pesquisa no local, portanto, você deve levar esses tipos de resultados com um pouco de sal, mas as pesquisas no local podem fornecer informações incrivelmente úteis sobre a experiência do usuário.
  • UserTesting.com. Outra ótima maneira de aprender sobre a experiência no site é assistir alguém tentar navegar no site. O UserTesting.com enviará a você vídeos gravados de pessoas tentando fazer coisas específicas em seu site. Nesses vídeos, os usuários conversam sobre seu processo de pensamento, para que você possa ter uma ideia do que eles estão pensando enquanto tentam interagir com seu site. No entanto, esses usuários não farão necessariamente parte do seu público-alvo, portanto, as informações deles podem não ser particularmente úteis se você estiver comercializando para um nicho muito específico.
  • Feng-GUI . Em vez de usar dados de pessoas reais, o Feng-GUI tenta prever como as pessoas responderão ao seu site usando um algoritmo baseado em dados de milhares de estudos sobre rastreamento ocular. Obviamente, existem limitações para essa abordagem, mas o Feng-GUI é muito mais barato do que pagar por um estudo real de rastreamento ocular e pode oferecer muitas das mesmas idéias.
As ferramentas quantitativas e qualitativas têm seus pontos fortes e fracos. Os dados quantitativos informam o  quê , enquanto as informações quantitativas tentam entender o  porquê . Nenhum deles fornece a imagem completa por si próprio, e é por isso que geralmente é uma boa ideia tentar usá-los juntos.

Ferramentas de teste de otimização de sites

Para realizar um teste científico significativo em seu site, você provavelmente desejará usar uma ferramenta de otimização de site. A maioria das ferramentas de otimização de sites são serviços de software on-line que dividem seu tráfego entre diferentes designs de página ou site e medem como as pessoas respondem a cada variante.
Aqui estão algumas das suas opções:
  • Experiências de conteúdo do Google. O Google Content Experiments é na verdade uma ferramenta gratuita dentro do Google Analytics, então você realmente não tem desculpa para não testar. Uma coisa a ter em mente, no entanto, é que o GCE não fornece resultados em tempo real, portanto, pode não ser uma ótima opção para todos.
  • Unbounce. Se você só precisa testar uma página de destino, o Unbounce é o caminho a seguir. É um sistema poderoso e fácil de usar que permite criar e testar rapidamente uma variedade de páginas de destino.
  • Optimizely. Otimizamente é uma opção mais cara que as Experiências de conteúdo do Google, mas também possui alguns recursos extras que fornecem informações adicionais sobre os resultados de seus testes.
  • Visual Website Optimizer. O Visual Website Optimizer (VWO) é um pouco mais barato que o Optimizely e possui uma interface muito intuitiva, por isso é uma das ferramentas de tessing de otimização de site favoritas da Disruptive Advertising.
Se você está apenas começando com a otimização de sites, recomendamos primeiro experimentar o Google Content Experiments ou Unbounce. Embora eles não tenham todos os detalhes do Optimizely ou do VWO, eles são baratos e fáceis de implementar, por isso são uma boa maneira de testar os sites.

Iniciando seu primeiro teste

Depois de saber quais áreas do site você deseja otimizar e escolher uma ferramenta de teste de otimização de site, você estará pronto para montar sua estratégia de teste. Uma boa estratégia de otimização de site exige planejamento e documentação, mas se você colocar o trabalho de antemão, seus testes serão muito mais eficazes e úteis.
Existem quatro partes básicas para uma estratégia eficaz de otimização de sites:

1. Persona do comprador

Todo bom esforço de marketing começa com uma sólida compreensão do seu público-alvo. Uma das melhores maneiras de conhecer seu público-alvo é criar uma persona detalhada do  comprador . Quanto melhor você conhecer seu público, mais fácil será criar novos designs e conteúdos que atendam às necessidades do seu mercado-alvo.
Aqui estão algumas coisas básicas que você deve saber sobre seu público:
  • Idade (em média, quantos anos eles têm?)
  • Sexo (eles são principalmente homens ou mulheres? Divididos igualmente entre ambos?)
  • Necessidades (quais são suas responsabilidades relevantes? Pelo que são responsáveis?)
  • Orçamento (quanto eles estão dispostos a gastar? Existem sensibilidades de preço que você precisa conhecer?)
  • Objetivos (o que eles estão tentando realizar? Como seu produto ou serviço ajuda?)
  • Pontos de venda (o que deixa seus clientes – não você – empolgados com seu produto ou serviço?)
  • Pontos problemáticos (que problema (s) seu produto ou serviço resolve para um cliente em potencial?)
A chave para um teste bem-sucedido é descobrir o que seu público-alvo deseja e precisa. Depois de saber isso, você só precisa descobrir como dar a eles.

2. Defina seus objetivos

Lembre-se de que o objetivo da otimização de sites é levar mais pessoas a fazer o que você deseja que elas façam no seu site. Se você não tiver objetivos claros e mensuráveis, não saberá realmente se os resultados dos testes são significativos.
Antes de montar sua estratégia de teste, considere o seguinte:
  • Qual é o meu objetivo final de marketing? (se você respondeu “para aumentar as vendas”, dê a si mesmo uma estrela dourada).
  • Como meu teste o ajudará a alcançar seu objetivo geral? (aumentar envios de formulários? compras? inscrições por email? telefonemas?).
  • Como é o meu cliente ideal? (é uma grande compra única? várias compras ao longo do tempo? outra coisa?)
  • Estou tentando aumentar o  volume ou a qualidade da conversão  ?
Se você realmente deseja aumentar as vendas, pode não fazer sentido executar um teste focado em levar as pessoas a assistirem ao seu vídeo “sobre nós” (a menos que essa seja uma parte essencial do seu funil de marketing). Uma boa estratégia de teste foi projetada para ajudá-lo a atingir seus objetivos reais; portanto, é importante esclarecer seus objetivos antes de começar a executar os testes.

3. Crie suas hipóteses

Depois de saber quem é o seu público e o que você deseja que ele faça, você precisa apresentar algumas hipóteses para testar . Já falamos sobre como encontrar oportunidades de teste específicas. Agora, vamos dar uma olhada em como criar designs e conteúdo alternativos para testar:
Aqui estão alguns possíveis motivos pelos quais seu público-alvo pode não estar convertendo:
  • A oferta está errada (seu público-alvo está procurando por algo específico e você não está dando a eles).
  • O próximo passo não é claro ( pode ser difícil encontrar sua frase de chamariz , ambígua ou desinteressante).
  • Você tem uma incompatibilidade de oferta de cópia (se seu público-alvo estiver procurando uma solução simples e acabar em uma página complexa, isso criará atrito e confusão – ou, se sua oferta for complicada e você não abordar um ponto importante, isso pode criar dúvidas desnecessárias).
  • Você não está evocando a emoção certa (se você não despertar a emoção certa em seu público, eles não sentirão que você é um bom ajuste para as necessidades deles).
  • Seu conteúdo é confuso ( conteúdo mal escrito, difícil de ler ou páginas desajeitadas podem tornar sua página muito difícil de se preocupar).
  • Sua página não parece confiável (as pessoas têm muito cuidado com o marketing, portanto, além das principais reivindicações, design inadequado, falta de sinais sociais ou selos de confiança, podem prejudicar seriamente sua taxa de conversão.
  • Você tem o tráfego errado (mesmo o site mais eficaz não converte tráfego desinteressado – esse não é exatamente um problema de otimização de site, mas a melhoria da qualidade do tráfego aumentará drasticamente a eficácia de seus testes).
Esta não é uma lista abrangente de forma alguma, mas deve ajudá-lo a apresentar hipóteses para testar no seu plano de otimização de website.

4. Documentar e aprender

O último passo é realmente executar seus testes, documentar seus resultados e usar o que aprendeu para criar novas hipóteses e testes. Sua documentação pode ser tão simples ou complexa quanto você desejar, mas é fundamental documentar o que você estava testando e o que seus resultados lhe ensinaram.
Como documentar sua estratégia de teste da página de destino.  Publicidade disruptiva
Exemplo simples de como você pode documentar uma série de testes de apelo à ação (CTA):
Se você não documenta e aprende, por que se preocupar com a otimização de sites? No entanto, se você  estiver documentando seus resultados, poderá usar o que aprender para melhorar bastante sua taxa de conversão ao longo do tempo.

Conclusão

Quando você vai direto ao ponto, a otimização do site se resume a um princípio simples: quando seus clientes em potencial conseguem o que querem, você consegue o que deseja. O truque é descobrir como fazer com que você tenha o que deseja mais fácil para seus clientes em potencial.
Felizmente, se você souber dar uma olhada no seu site, é bastante fácil criar e testar variações no design e no conteúdo do site . Esses testes podem ajudar a corrigir áreas problemáticas e proporcionar aos visitantes do seu site a experiência ideal.
Aliás, se você quiser ajudar a identificar oportunidades de teste ou desejar que alguém o ajude a otimizar seu site, entre em contato aqui ou nos comentários. Eu adoraria ajudar!
Como você se sente com a otimização de sites? Tentaste? Como foi sua experiência? Alguma dica que você gostaria de compartilhar? Deixe seus pensamentos nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário