segunda-feira, 14 de março de 2022

Como seu e-commerce vem sendo visto pelo público: saiba a importância em 2022

Para atrair o público para seu e-commerce, é preciso estar disposto a trabalhar de forma diferente, apostando no uso de ferramentas do marketing digital para fidelizar os clientes nesse meio tão concorrido.

Um e-commerce é um espaço digital para vender produtos e serviços na internet. Nesse tipo de loja, todo o atendimento é feito de forma digital, o que proporciona maior comodidade e facilidade para os compradores.

Justamente por conta dessa facilidade que as lojas onlines se tornaram tão populares, principalmente durante o início da pandemia do novo coronavírus, onde as pessoas tiveram que ficar isoladas e a opção mais viável eram as compras online.

Porém, para que um e-commerce tenha sucesso, é preciso fidelizar os clientes. Pensando em formas para que isso ocorra, é preciso saber utilizar as estratégias certas, como realizar um curso de empreendedorismo a distância para te ajudar nessa jornada.

Entre as vantagens de ter um e-commerce, podemos destacar:

  • Funciona em tempo integral;
  • Baixo custo de investimento;
  • Flexibilidade para as vendas;
  • Menor desistência de compra;
  • Melhor fluxo de consumidores;
  • Grande poder de alcance;
  • Possibilidade de acompanhar os resultados.

Por isso, seja para comercializar produtos de beleza ou para vender serviços educacionais de curso tecnico de gestão financeira, um espaço online para realizar as vendas tem um grande potencial para fazer do seu negócio um sucesso.

O poder e o crescimento do e-commerce no Brasil em 2022

As compras online representaram cerca de 35,2 milhões no primeiro semestre de 2021, ou seja, 72,2% das compras feitas nesse período foram através de e-commerces, de acordo com os dados levantados pelo portal E-Commerce Brasil.

Além disso, houve a migração dos compradores de lojas físicas para as online após a pandemia de COVID-19, seja para compra de itens de mercado ou para o sistema EAD (Ensino a Distância) para cursar mba em administração hospitalar e gestão em saúde

Dessa forma, podemos dizer que o empreendedorismo online foi um dos que mais cresceram no último ano, e será uma tendência que permanecerá forte para o ano de 2022, pois o setor continua crescendo em diversos segmentos.

Entre os segmentos que mais foram beneficiados com o aumento das vendas online, estão:

  1. Transporte

O setor de serviços de entrega, mobilidade e distribuição deve continuar crescendo em 2022 devido à necessidade de logística e entrega com agilidade dos produtos comprados nas lojas online e nos aplicativos de entrega de comida.

Ter uma logística eficiente faz parte da gestão estratégica de marketing e vendas, pois quando os compradores recebem seus pedidos dentro do prazo esperado, eles podem se tornar clientes fidelizados, que voltarão a comprar na sua loja.

  1. Pets

O mercado online para pets cresceu muito durante a pandemia, isso porque além da necessidade de comprar suprimentos para os seus bichinhos de estimação, muitas pessoas adotaram pets durante esse período de isolamento, para não se sentirem sozinhas.

Essa expansão de mercado fez com que as lojas especialistas em pets expandissem seus negócios para os aplicativos de delivery ou para aplicativos próprios da marca, fazendo com que alcançassem novos públicos.

  1. Casa e decoração

Ainda por conta da pandemia, as pessoas sentiram a necessidade de tornarem seus lares mais aconchegantes e bonitos por conta dos períodos de isolamento. Isso também aconteceu por conta da popularização do home office.

Ter que trabalhar e estudar um curso tecnico de gestão financeira de casa também gerou a necessidade de criar um espaço dentro para realizar essas tarefas. Por isso, o setor de casa e decoração cresceu muito durante esse período.

Para suprir essa demanda dos consumidores, muitas empresas desse setor passaram a comercializar os seus produtos em lojas online, para poder atender um público ainda maior.

  1. Comida e bebidas

Outro setor que cresceu muito durante a pandemia foi o de comida e bebidas, pois a quarentena fez com que as pessoas realizassem todas as refeições em casa, o que aumentou o número de pedidos nos serviços de delivery.

Atualmente, até mesmo as compras de supermercado, adegas e hortifruti são realizadas em plataformas online, pois a praticidade de realizar de adquirir produtos direto de casa caiu no gosto dos brasileiros.

Através desse tipo de serviço, as pessoas recebem apoio dos colaboradores do mercado ou dos aplicativos para fazerem as escolhas para ele, além de oferecerem alternativas no caso de não haver o produto escolhido, e podendo receber o pedido em casa com hora marcada.

  1. Farmácia e saúde

O setor de saúde e cuidados pessoais também cresceu muito durante a crise sanitária. 

Devido ao período maior que passaram em casa, as pessoas passaram a se cuidar melhor, seja tomando vitaminas ou fazendo uma rotina de skincare para cuidar da pele com produtos apropriados. 

O intuito de se cuidar melhor também acompanhou a vontade de voltar às atividades normais com mais disposição, como para as aulas de gestão de recursos humanos presencial

Com a popularização do delivery, muitas farmácias também aderiram aos aplicativos para poder atender as demandas das pessoas que estavam isoladas em casa, o que fez com que o setor crescesse ainda mais.

A importância de fidelizar clientes para um e-commerce

Atrair novos clientes é necessário para poder aumentar as vendas de uma loja online, mas além disso, também é preciso focar em estratégias para fidelizar esses consumidores.

Isso acontece porque um cliente fidelizado volta a comprar outras vezes em sua loja.

O famoso estudioso de marketing Philip Kotler afirmou que conquistar novos clientes pode custar até sete vezes mais do que manter os atuais, pois você não precisa mais fazer todos os esforços de marketing para justificar e firmar a confiança dos clientes.

Diante disso, seja para vender cosméticos ou um curso de gestão de recursos humanos, é preciso trabalhar técnicas de fidelização dos seus clientes para não perder vendas ou ter mais trabalho para atrair novos clientes.

Além de reduzir os custos com publicidade, a fidelização de clientes ainda pode gerar a indicação do seu negócio boca a boca, pois os seus próprios consumidores fidelizados podem se tornar promotores da sua marca e recomendá-la para amigos e parentes.

Assim, se o cliente faz o seu curso de gestão financeira grade curricular e gosta, provavelmente ele vai indicar a sua instituição para outras pessoas que ele conhece e que possuem o mesmo interesse no curso.

Entretanto, não adianta ficar apenas parado esperando que os clientes voltem a comprar. Para fidelizar um comprador em um e-commerce, é preciso se certificar de que ele fique satisfeito com todos os processos de compra.

Entre os processo que precisam ser realizados para fidelizar um cliente em um e-commerce, estão:

  • Criar um e-commerce com boa usabilidade;
  • Cumprir com os prazos de entrega;
  • Investir em um pós-compra eficiente;
  • Oferecer brindes e descontos;
  • Oferecer benefícios para recompra;
  • Criar um programa de vantagens;
  • Manter-se na lembrança do cliente.

Fidelizar os clientes em um e-commerce pode ser um desafio diante do tamanho da concorrência no mundo digital. Porém, você consegue manter seus clientes por perto se conseguir oferecer uma boa experiência de compra do início ao fim.

Diante disso, se você consegue explicar bem sobre faculdade de gestão de pessoas o que faz, o cliente pode escolher a sua instituição para realizar até mesmo um curso de pós-graduação após terminar a faculdade.

Porém, não é preciso deixar de investir na captação de novos leads, pois ela é importante para renovar a sua base. Ainda assim, a fidelização pode ser o caminho mais curto para aumentar as vendas e o faturamento do seu e-commerce.

E-commerces crescendo na internet

As projeções de crescimentos para os e-commerces em 2022 são ainda maiores. Por isso, se você está pensando em investir nessa área, saiba que é um ótimo momento, pois as vendas online são uma oportunidade dourada de geração de lucros.

Mesmo se você tem loja física, investir em uma plataforma online é uma ótima opção, pois exigirá investimentos bem menores do que os realizados na loja física. Portanto, analise todas as possibilidades com calma para investir na melhor estratégia.

Lembre-se que as redes sociais são fundamentais para esse processo e para as pessoas conhecerem a sua marca e sentirem-se seguras para realizar compras. Ademais, crie um perfil profissional com imagens convidativas e textos chamativos.

Essa ação fará com que os clientes se identifiquem com a sua marca, criando uma relação com o público-alvo e fazendo com eles se sintam mais próximos e seguros para realizar compras na sua plataforma.

Portanto, para começar a vender mais em 2022, inicie um planejamento que atenda às suas expectativas de lucro e as demandas dos seus clientes, e busque as melhores formas de atingir o sucesso do seu negócio online.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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