segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Como funciona o mercado de ações?

Mesmo com grande aumento no número de investidores, muitos brasileiros têm dúvidas de como funciona o setor financeiro.

Comprar a ação de uma empresa e vender quando seu valor estiver maior: pode parecer um pensamento simples, mas o mercado de ações é muito mais amplo que um jogo de sorte ou azar.

O investidor profissional não compra parte de determinada companhia apenas por gostar da marca ou supor que a empresa ganhará um maior valor de mercado. Antes de qualquer aplicação, são feitas diversas análises, buscando informações sobre mercado financeiro que resultarão em um aporte determinado, que possibilita maior chance de lucro.

Se você é um investidor iniciante, certamente conta com muitas dúvidas sobre o mercado, indo desde o que impulsiona o valor de uma empresa até o que realmente está comprando quando adquire uma ação. Com a intenção de te ajudar nessa jornada, separamos respostas para as dúvidas mais frequentes.

O que são ações?

Ações são uma fração do capital social de determinada empresa. A sociedade anônima de capital aberto, registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pode vender essas pequenas partes da companhia.

Quem compra um desses títulos, se torna acionista, ganhando então direitos e deveres de um sócio. Quanto maior o número de ações que essa pessoa possuir, maior participação nos lucros e resultados ela tem.

Além da participação nos lucros e resultados, conforme essa empresa aumenta seu valor de mercado, mais vale cada ação, sendo um título que pode ser vendido a qualquer momento.

Como é determinado o valor de cada ação?

A valorização e desvalorização do mercado econômico é um dos assuntos que mais assustam os novos investidores e isso acontece por não ter apenas um motivador para uma empresa começar valer mais ou menos do que antes.

Não existe uma regra exata para definir se determinada companhia terá um aumento ou diminuição no seu valor de mercado, mas existem fatores que podem ajudar com essa questão:

1.   Participação no mercado:

Uma empresa pode ganhar ou perder valor de mercado, conforme seja o ramo de sua atuação – Por exemplo, se uma empresa é atuante no nicho pet e ocorre um aumento na busca de seus serviços, ela se tornará mais valiosa.

2.   Concorrência

Em um setor específico, dificilmente existe apenas uma companhia atuante, logo quanto mais destaque a empresa X estiver tendo, a concorrente estará perdendo mercado e juntamente parte do seu valor.

3.   Quadro de executivos

É levado em consideração quem são os responsáveis por comandar a empresa, dessa forma, quando ocorre a mudança de uma pessoa que ocupava um grande cargo, dentro da corporação, pode ocorrer uma mudança em seu valor.

4.   Mercado externo

Diferentemente do ponto citado anteriormente, outra questão que pode valorizar uma empresa, são pontos externos ao seu ramo de atuação. Um aumento em determinada moeda ou até mesmo questões internas de cada país podem ser responsáveis pela valorização ou desvalorização do mercado.

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