As vendas são a parte mais importante de qualquer negócio, mas para que essas metas e objetivos sejam de fato alcançados é fundamental que os empresários e gestores construam um bom relacionamento com o cliente.
E, para isso, a construção da confiança, o oferecimento de um serviço mais aprimorado, a identificação imediata de problemas – bem como a resolução competente – ou a construção da reputação, podem ser capazes de definir a qualidade dessa interação com o público.
Por isso a gestão de relacionamento é tão importante, independentemente do segmento de atuação da instituição comercial.
Afinal, esse tipo de atividade administrativa conta com um conjunto de estratégias que visam o gerenciamento e análise dos dados coletados sobre os clientes.
Essas informações, obtidas durante o processo de compra, são úteis para o planejamento das ações operacionais, indicando os pontos de melhora, as forças da instituição e viabilizando a construção de uma organização mais eficiente.
Desta forma, todos os setores que envolvam o contato com os clientes devem ser incluídos neste tipo de gerenciamento. E isso compreende as áreas de:
- Desenvolvimento de produto;
- Publicidade e marketing;
- Vendas e atendimento;
- Depósito e transporte;
- Suporte técnico;
- Acompanhamento pós-venda, entre outros.
Assim, as empresas são capazes de garantir um serviço cada vez mais qualificado e satisfatório para os compradores, oferecendo sempre um atendimento personalizado e atraente para todos que se interessarem pela sua marca.
O que torna tão importante um bom relacionamento com o cliente?
Este tipo de ação já foi um diferencial para as instituições mais renomadas, graças ao aumento da competitividade do mercado, o investimento em um app funil de vendas se tornou indispensável para a sobrevivência de qualquer negócio.
Isso porque, com o aumento do acesso à internet, os clientes têm se tornado o centro de qualquer estratégia comercial. Ao mesmo tempo, esse público está se tornando cada vez mais exigente e criterioso em relação às trocas comerciais.
O uso da tecnologia como forma de aprimorar a gestão do relacionamento com o cliente, ajuda os negócios a compreender mais facilmente as principais características dos compradores e a identificar indivíduos qualificados a consumir o seu produto ou serviço.
A gestão de relacionamento auxilia no entendimento quanto às preferências do público, quais ações publicitárias são mais eficientes, quais as melhores maneiras de inovar as mercadorias ou o atendimento e como conquistar o encantamento dos clientes.
Vantagens de investir em uma boa gestão
Junto às ações de gestão de relacionamento, a captação de novos leads é conectada à efetivação de novas vendas – o que viabiliza um aumento da lucratividade –, o investimento neste tipo de atividade também proporciona diversas vantagens para as empresas.
Entre os principais benefícios desfrutados pelos empreendedores, os mais relevantes são:
- Fidelização dos compradores
O uso de sistemas de crm gratuitos ou planos pagos personalizados, auxilia muito no projeto de retenção de clientes e na expansão dos negócios. Isso porque, um consumidor fidelizado tende a gastar 67% a mais do que os novos compradores.
Por sua vez, os softwares de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) permitem a construção e manutenção de um funil de vendas eficiente, proporcionando uma visão mais ampla do comportamento dos leads e das necessidades desses clientes.
Assim, as instituições são capazes de viabilizar mais satisfação e a garantia de um processo de compra convincente.
- Redução de custos
Mesmo com os gastos necessários na contratação de um sistema de crm plano, o investimento tende a propiciar uma redução considerável dos custos em ações estratégicas de marketing e publicidade, evitando o retrabalho, erros humanos, entre outros.
Pois, além de tornar as ações de atração de público mais precisas e focadas nos indivíduos mais suscetíveis à conversão, o esforço exigido para a fidelização dos clientes é muito menos custoso do que para a atração de nova clientela.
Além disso, as plataformas de crm permitem a automatização de funções, integram o trabalho desempenhado por setores diferentes, viabilizam o acesso mais facilitado a informações dos clientes e produz relatórios automáticos.
Tudo isso melhora a qualidade das atividades internas e reduz os custos desnecessários.
- Maior conhecimento sobre o perfil dos consumidores
Como dito anteriormente, as técnicas de gestão de relacionamento e o uso de softwares de crm grátis permitem a coleta de informações sobre os leads, possibilitando um conhecimento mais aprofundado sobre os padrões de consumo e sobre o perfil dos clientes.
Assim, as instituições podem desfrutar de vantagens competitivas importantes sobre as estratégias de marketing que são mais aceitas pelos consumidores e para quais pessoas direcionar cada uma das ações publicitárias.
Isso torna o retorno dos investimentos mais precisos e ainda evita que alguns clientes recebam anúncios que os desagradam, o que automaticamente melhora a relação das pessoas com a marca e a reputação da empresa perante o mercado como um todo.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.
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