terça-feira, 3 de novembro de 2020

Servidor VPS: Para que serve e como escolher um?

Foto com a Imagem de um Data Center.

Você sabe o que significa Servidor VPS? A origem da abreviação vem do inglês e significa Virtual Private Server, a tradução literal significa que VPS é um servidor virtual privado.

Você já ouviu falar sobre isso mas não sabe como funciona exatamente? Então calma, iremos te ajudar a entender um pouquinho mais sobre como esse servidor funciona, o que ele é, o que faz, etc.

Se você quer se inserir no mercado digital criando um site, essa ferramenta será bastante útil para você.
Isso porque os Servidores VPS conseguem entregar um desempenho de qualidade e de maneira mais acessível que os servidores dedicados. Há tempos atrás VPS era comumente conhecida como Semi Dedicado.

Servidor VPS O Que É?

Como dissemos, o Servidor VPS é um servidor virtual privado. O princípio básico de um site se manter online fica por conta do seu servidor.

O que acontece é que grande parte dos sites acabam tendo que dividir espaço com um tipo de hospedagem compartilhada.

É dentro do servidor que todos os processamentos de dados do seu site e o site de outras pessoas que estão hospedadas ali são feitos.

De maneira didática, podemos exemplificar um servidor como sendo um prédio. Esse prédio disponibiliza inúmeras salas para que você consiga usar sempre que necessário quando tem visitas, outras pessoas também podem fazer uso de outras salas.

Vamos imaginar que você tem uma quantidade de pessoas muito maior do que caberia dentro da sala desse prédio. Sendo assim, você precisa ou do andar inteiro ou do prédio inteiro. No entanto, o valor do edifício é alto demais apenas para você. Então, um servidor inteiro dedicado a você não valeria a pena.

O que você pode fazer então é conseguir um andar só para você e seus visitantes. Nele, em cada sala, você poderá criar um projeto diferente.

Com um andar só para você, você não terá preocupações de outras pessoas pegarem as outras salas.
Então, é dessa forma que o Servidor VPS funciona. Você adquire um espaço de hospedagem que não tem risco de outras pessoas usarem sem autorização.

Como Funciona Um VPS?

Na prática, um Servidor VPS Windows ou VPS Linux sofre um processo nomeado de virtualização no qual divide o servidor em vários para que o cliente fique com um recurso só dele.
Com um Servidor VPS , Segundo a DokeHost, você consegue:

  • Ter acesso total aos dados;
  • Customizar o que deseja;
  • Espaço em disco SSD;
  • Memória RAM;
  • Proteção DDoS;
  • Preço em reais;
  • Entre outros;

Tudo diretamente dedicado a cada VPS. Sendo assim, você não precisa comprar um edifício todo para ter certeza que seus dados terão um ótimo desempenho e customização quando quiser. Para isso, basta que você consiga apenas um andar exclusivo para você.

Para quem esse sistema é indicado?

Se você quer ampliar o seu site ou necessita ter mais controle e liberdade sobre as aplicações, um VPS é o que você precisa.

Esse tipo de servidor é ideal para um profissional de web , empreendedores digitais e desenvolvedores que querem uma hospedagem para aplicações, sites, negócios digitais , entre outros.

A DokeHost, por exemplo, oferece um VPS Barato ótimo para realizar testes, criar ambientes, ter servidores privados, instalar aplicações e automações, entre muitas outras opções.

O sistema também é ótimo no auxílio de administração de projetos que necessitam de um número alto de usuários, como por exemplo jogos online, como Minecraft, GTA/SAMP, Tíbia, MU Online, entre outros.
Então, caso você precise de:

  • Mais ferramentas para conseguir lidar com um tráfego crescente;
  • Um planejamento de eCommerce com várias páginas de produtos e formas de pagamentos rápidos e com segurança;
  • Um servidor que seja estável para jogos que precisa de melhor desempenho online;
  • Dentre outras opções, o VPS pode te ajudar.

Qual Servidor VPS devo usar?

Na hora de comprar VPS, deve-se analisar que existem dois tipos de servidores de acordo com a empresa DokeHost: VPS Windows e VPS Linux.

O Linux é mais aceito por ser um código aberto e por isso, ser um VPS Barato. No entanto, você precisa ter um conhecimento maior dos comandos que usa.

Já o VPS Windows possui como vantagem, justamente o ponto fraco do Linux. Sendo assim, ele é mais fácil de usar para quem não tem muito conhecimento, no entanto, é um pouco mais caro e é limitado às funções da Microsoft.

Agora, você deve estar se perguntando quais vantagens um VPS tem que seriam úteis para você.
A primeira é o custo. Diferente de uma hospedagem dedicada, uma VPS é barata. No entanto, o VPS se comporta perfeitamente com suas necessidades.

O custo é mais alto que uma hospedagem partilhada, no entanto existem vantagens maiores.
Outro ponto é a autonomia de personalização. Cada cliente tem um acesso para configurar o servidor da maneira que quiser.

Sendo assim, o usuário poderá fazer aplicações que não seriam possíveis de ser feitas em uma hospedagem que fosse compartilhada.

Com os recursos dedicados, você terá disponível o processamento, memória e armazenamento sem que outros usuários sejam prejudicados.

Sem contar que um Servidor VPS possui menos restrições e uma maior capacidade de desempenho se comparado com o método tradicional.

Conclusão

Um Servidor VPS acaba sendo muito mais vantajoso pois possui maior estabilidade, ter um VPS barato, atende suas necessidades, possui maior desempenho e segurança.

Se você deseja tudo isso para manter seu site no ar sem problemas, invista em um Servidor VPS e aproveite todas suas facilidades de acesso.

Conseguiu entender como um VPS funciona e para que ele serve? Nos conte nos comentários e compartilhe este artigo.

O conteúdo Servidor VPS: Para que serve e como escolher um? aparece primeiro em Sabendo de Vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário